João Carlos Barbot, responsável pela filial de Moçambique
Barbot ergue fábrica em Moçambique
A estratégia do grupo nacional Barbot em Moçambique, depois do “sucesso” da filial angolana
Rita Gonçalves
Opentext e Stratesys assinam acordo para implementação de soluções na gestão de qualidade nas empresas
Vale da Rosa lança formato pick & go
Vinhos exclusivos da Garrafeira Continente conquistam 18 medalhas no Concours Mondial de Bruxelles
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
A Barbot, marca portuguesa de tintas e vernizes, inaugurou instalações em Maputo, Moçambique, onde conta com uma unidade de produção e uma loja própria.
Após o sucesso da Barbot Angola, que em 2012 registou um crescimento de 25% face ao ano anterior, Moçambique é o país que se segue na estratégia de internacionalização do grupo.
A unidade de produção em território moçambicano arranca com uma capacidade de produção de 7.500 toneladas por ano.
A loja própria está localizada numa das principais artérias de Maputo, a Avenida 24 de Julho, sendo que conta ainda com uma rede de revendedores por todo o país. O investimento inicial foi de cerca de 1 milhão de dólares.
João Carlos Barbot, administrador-delegado em Angola e Moçambique, justifica a aposta no novo mercado com “as perspectivas de crescimento económico do país, que se apresenta como a próxima potência dos PALOP” – Países Africanos de Língua Oficial portuguesa.
O Grupo, que em 2012 facturou 48 milhões de euros, está presente em Angola, Cabo Verde, França, Bélgica, Luxemburgo e agora Moçambique. O volume de exportação representa actualmente cerca de 40% do total do negócio.
Em Angola, a unidade de produção tem capacidade para produzir 17.500 toneladas por ano, e opera seis lojas próprias, além de contar com uma rede de revendedores em todo o país.