Exclusivo: Royal reforça liderança em 2012
As gelatinas em pó registaram um “forte crescimento” de 15% no ano passado, revela em entrevista ao Hipersuper Filipa Ceppas, Brand Manager Grocery da Royal
Rita Gonçalves
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Filipa Ceppas, Brand Manager Grocery da Royal
As gelatinas em pó registaram um “forte crescimento” de 15% no ano passado, revela em entrevista ao Hipersuper Filipa Ceppas, Brand Manager Grocery da Royal
Qual a estratégia da Royal para dinamizar o negócio em Portugal este ano?
A Royal é a marca líder do mercado das sobremesas e, como tal, tem a responsabilidade de dinamizar o mercado. Por isso, vai continuar a apostar na inovação e na resposta às necessidades do consumidor, com produtos de qualidade e sabor delicioso.
Desta forma, o principal objectivo da marca será reforçar a liderança no mercado das sobremesas [42% quota, Nielsen Marketrack INA+LIDL, ano 2012, dados em valor], inovando em sabores e formatos que sejam relevantes para o consumidor, com um claro valor acrescentado, e que nos permitam diferenciarmo-nos dos principais concorrentes. Acima de tudo, queremos oferecer produtos que consigam colocar sorrisos na cara dos portugueses.
Como se adaptaram ou estão a adaptar à recessão no consumo e crise económica que se vive em Portugal?
O portefólio da Royal distribui-se por vários segmentos, desde as gelatinas – com várias gamas -, ao fermento, pudins e preparados para sobremesas. São segmentos do mercado que estão a ter evoluções positivas, apesar do contexto de crise. Com a transferência de consumo para dentro de casa, acreditamos que os consumidores estão a optar por fazer mais as suas próprias sobremesas, já que acabam por ser soluções mais económicas e que criam momentos agradáveis em família. Por esta razão, sentimos ainda maior motivação para continuar a trazer novidades a este mercado.
A que objectivos se propõe a marca este ano?
A Royal é uma marca tradicional no mercado português, estando presente desde os anos 60. Esta tradição, aliada à qualidade dos produtos, faz da Royal uma das marcas de sobremesas preferidas dos consumidores portugueses. Este ano, queremos reforçar esta posição de liderança e vamos continuar a trabalhar para ter a preferência portugueses, nomeadamente com inovações relevantes e de claro valor acrescentado para os consumidores.
Qual a evolução da categoria de sobremesas no ano passado? Qual a estimativa para este ano?
A categoria de sobremesas em pó no mercado português teve um crescimento de +10% (Nielsen Marketrack INA+LIDL, dados em valor) no ano de 2012. Esta evolução foi impulsionada pelo forte crescimento de gelatinas em pó (+15%, Nielsen Marketrack INA+LIDL, dados em valor), que representam mais de metade do valor deste mercado. Neste segmento, a Royal teve um papel essencial – lançámos no Verão de 2012 a gelatina sabor a melancia que trouxe “o sabor mais fresco do Verão” aos lineares e que um desempenho muito bom.
Em relação à evolução da categoria para 2013 não podemos fazer uma estimativa mas esperamos continuar a reforçar a dinâmica do mercado como aconteceu em 2012.
Quais as grandes tendências de consumo da categoria?
Na categoria de sobremesas, onde se insere a Royal, observamos algumas tendências interessantes. Por um lado, o regresso do consumo aos lares devido à situação económica que vivemos. Tem um efeito claro na categoria de sobremesas em pó, que são produtos de consumo predominantemente no lar. Por outro lado, observamos uma crescente procura por produtos com baixo aporte energético, que se reflecte tanto nas Gelatinas em pó Linea sem Açúcares como nas Gelatinas prontas a comer 10kcal.