MobiPag impulsiona dinheiro digital
A nova solução é 100% nacional e visa substituir as notas e moedas e facilitar as transacções electrónicas
Rita Gonçalves
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O projecto MobiPag – Iniciativa Nacional para Pagamentos Móveis, 100% nacional, nasce do esforço de um consórcio de empresas da área tecnológica, com o apoio das principais instituições bancárias e operadores móveis, para reduzir a utilização de dinheiro.
A nova solução que visa impulsionar o dinheiro digital envolve um investimento de 2.121.502 euros.
Trata-se de “uma solução de desmaterialização de pagamentos com utilização dos dispositivos móveis pessoais como terminal de pagamento automático, passível de ser adoptada universalmente pelos ‘acquirers’, ‘merchants’ e lojistas, lê-se no site do MobiPag.
Substituir as notas e moedas e facilitar as transacções electrónicas, é o objectivo deste projecto pensado para criar uma solução tecnológica para pagamentos móveis, “aberta e dinamizadora de novos serviços e soluções para o mercado”.
O consórcio que lidera este projecto estima que, “em pontos de venda atendidos, cerca de 60% do número de pagamentos em comerciantes são feitos com notas e moedas, particularmente em transacções de elevada frequência e menor valor (tipicamente até 15 e 20 euros)”.
A plataforma aberta “suporta a criação de um ecossistema de soluções e de serviços de valor acrescentado sobre a transacção de pagamento. Recorrendo a tecnologia de ponta, pioneira em Portugal, a ferramenta está ainda preparada para ser exportada para outros mercados, integrando as diversas tipologias de dispositivos móveis adoptados nesses países”.
Do consórcio fazem parte a CardMobili, líder do projecto, Creativesystems, Multicert, PT Inovação e Wintouch, assim como a Universidade do Minho, Instituto Superior Técnico e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
A coordenação da Iniciativa Nacional para Pagamentos Móveis está a cargo do Centro de Excelência em Desmaterialização de Transacções (CEDT) e conta com um “Advisory Board”, constituído por entidades da área financeira (SIBS, Caixa Geral de Depósitos, BES, Millennium BCP, BPI, Visa Europa e MasterCard Europa), operadores de telecomunicações móveis (TMN, Vodafone e Optimus) e empresas da área tecnológica (CTT).
O MobiPag foi testado e avaliado em ambiente real, em quatro situações – pagamento de bens e serviços nos bares, compra e validação de senhas de refeição, compra e validação de títulos de transporte e obtenção e utilização de cupões de oferta.
“A desmaterialização do dinheiro traz múltiplas vantagens, como uma maior comodidade no transporte e uma gestão mais fácil das transacções”.