DIA avança 5,6% no trimestre
O grupo de distribuição DIA registou, entre Janeiro e Março, vendas brutas de 2.730 milhões de euros
Rita Gonçalves
Gama de bolachas Nacional ganha nova imagem
Opentext e Stratesys assinam acordo para implementação de soluções na gestão de qualidade nas empresas
Vale da Rosa lança formato pick & go
Vinhos exclusivos da Garrafeira Continente conquistam 18 medalhas no Concours Mondial de Bruxelles
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
O grupo de distribuição DIA registou, entre Janeiro e Março, vendas brutas de 2.730 milhões de euros, mais 5,6% em relação a igual período do ano passado.
O resultado foi sobretudo impulsionado pelo desempenho da retalhista nos países emergentes, onde as vendas da dona do Minipreço cresceram 28,2%.
Em Espanha, as vendas brutas obtiveram um crescimento de 3% ascendendo a 1.205 milhões de euros, revela um comunicado da DIA, que não revela o resultado em Portugal.
Em Fevereiro deste ano, a DIA integrou a Schlecker, uma cadeia de lojas de produtos para o lar, beleza e saúde. “O primeiro trimestre constituiu um desafio. A integração da Schlecker foi concluída com sucesso e em tempo recorde, ao mesmo tempo que continuamos com o plano de reforçar o nosso posicionamento competitivo e melhorar as vendas. Em Espanha, é de destacar que num cenário de consumo muito complicado, a DIA continuou a aumentar a quota de mercado. Para 2013, apesar de um contexto europeu desafiante, estamos optimistas na nossa capacidade de continuar a crescer, concentrando os nossos esforços de investimento nas regiões-chave”, declara Ricardo Currás, CEO da DIA.
O lucro líquido ajustado ficou em 28 milhões de euros, 19% a mais que no mesmo período de 2012. O investimento da DIA no primeiro trimestre do ano foi de 70.300 milhões de euros (sem considerar aquisições), cerca de 61% deste investimento foi destinado ao mercado ibérico, um aumento de 14% comparativamente ao ano anterior. No final de Março, a DIA operava 6.997 lojas.
Em Abril de 2013, a DIA chegou a acordo para a venda do negócio na Turquia. As contas do primeiro trimestre são apresentadas com as actividades deste país suspensas.