Quinta do Portal cresce 20% fora de portas
A Quinta reduziu o passivo em cerca de dois milhões de euros, passando a autonomia financeira para 55%
Rita Gonçalves
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O crescimento de vendas no mercado externo do produtor vinícola do Douro Quinta do Portal cifrou-se em 20% no último ano.
Face aos constrangimentos da economia portuguesa, a empresa reforçou a sua vertente exportadora, registando números “muito animadores e em linha com a trajectória ascendente preconizada no nosso plano de vendas, que no global cresceram 5,2% para 5,3 milhões de euros”, revela Manuel Castro Ribeiro, director-geral da Sociedade Quinta do Portal.
A Quinta reduziu o passivo em cerca de dois milhões de euros, passando a autonomia financeira para 55%, revela em nota de imprensa.
O mercado que melhor comportamento registou foi o norte-americano, onde os vinhos da Quinta do Portal dobraram a sua presença, “muito por força das boas classificações alcançadas junto da crítica”. O desempenho nos EUA leva os responsáveis da empresa a pensarem que “dentro de muito pouco tempo o negócio nos EUA possa ultrapassar o mercado nacional”.
Outra paragem com bom desempenho foi África, aposta recente da Quinta do Portal, sobretudo fora da área lusófona. Aqui, onde as exportações cresceram 12%. “Há várias locais onde o vinho do Porto tem perfil para ser consumido, assim existam condições de o fazer chegar lá e dá-lo a conhecer aos potenciais clientes”, ressalva Castro Ribeiro.
Realce, ainda, para o mercado da Europa Ocidental, sobretudo os mercados menos tradicionais, que mostram grande apetência por produtos exclusivos de produção portuguesa, como são os casos do vinho verde ou do vinho do Porto.
O preço médio por garrafa cresceu 4%, “apesar de não ter sido possível fazer subir os preços. A estratégia passa por conseguirmos vender os produtos com maior valor acrescentado, perdendo quota de portos correntes e reforçando nos vintages e tawnys de idade. No que respeita aos DOC, é reduzir a componente de vinhos de segunda marca, reforçando a marca Portal”, remata o director-geral da empresa.