Smartphones e tablets salvam mercado dos produtos tecnológicos
Se as telecomunicações continuam com boa performance, já o sector da imagem apresenta as quebras mais fortes
Rita Gonçalves
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Os tablets e os smartphones continuam a ser os produtos tecnológicos preferidos pelos portugueses, revelam os resultados do GfK TEMAX Portugal para o primeiro trimestre de 2013, estudo que monitoriza o mercado dos produtos tecnológicos.
Nem o aumento de 5% do preço médio dos smartphones retraiu os consumidores. O sector das telecomunicações apresentou a maior subida da macrocategoria face ao período homólogo (30,3%), com vendas de 98 milhões de euros.
O estudo destaca igualmente as vendas no sector das tecnologias de informação (136 milhões de euros) e grandes electrodomésticos (99 milhões de euros).
No primeiro trimestre de 2013, mercado português de produtos tecnológicos registou uma tendência estável, com uma facturação de 493 milhões de euros, e cresceu 0,4%.
Há, no entanto, tendências díspares de performance entre os diferentes sectores: se as telecomunicações continuam com boa performance, já a imagem apresenta as quebras mais fortes. Os electrodomésticos, por sua vez, mostram um comportamento estável, em linha com a tendência de mercado.
Na realidade, se subtrairmos os tablet e os smartphones deste universo, tudo o resto se mantém ou negativo ou com volumes de negócio anormalmente baixos, conclui o estudo.