15% das PME têm negócios em 6 ou mais países
O número de empresas que espera gerar cerca de 40% das suas receitas nos mercados internacionais vai aumentar 36% nos próximos três anos
Rita Gonçalves
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
O número de empresas que espera gerar cerca de 40% das suas receitas nos mercados internacionais vai aumentar 36% nos próximos três anos, conclui um estudo mundial levado a cabo em parceria pela SAP AG e a Oxford Economics, um analista de mercado independente.
15% dos inquiridos tem actualmente negócios em seis ou mais países, número que se espera que venha a subir para os 35% em três anos, tendo por base as respostas obtidas neste estudo. Mais de um quarto dos inquiridos refere a crescente concorrência global como uma das três principais tendências que afectam os seus negócios actualmente.
Quase 60% afirma que a concorrência de empresas estrangeiras aumentou substancialmente nos últimos dois anos. E 59% dizem que estão presentemente a competir mais com grandes empresas que no passado.
Mais de metade dos inquiridos diz ainda estar a estabelecer, cada vez mais, parcerias com fornecedores e outros vendedores localizados fora dos seus mercados internos. Um número semelhante está a colaborar crescentemente com outras empresas através de plataformas e redes de negócios online para ajudar a impulsionar a inovação e o crescimento. Quase 40% das PME referem a formação de alianças e parcerias estratégicas como um desafio-chave à medida que transformam as suas empresas para o mercado global. A computação na Cloud e as redes sociais são consideradas como importantes facilitadores.