Angolanos distinguem Superbrands
A Superbrands desenvolveu, pela primeira vez, um estudo global de marcas junto do consumidor angolano
![Rita Gonçalves](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Rita Gonçalves
Reserva Vinhas Velhas da Casa das Gaeiras premiado no Concurso Vinhos de Lisboa
AICEP lança manuais de e-commerce para apoiar empresas
Sonasol renova parceria com a Associação Just a Change
Go Chill lança novo sabor de bebida
Carlsberg com nova campanha
Vinho da Póvoa de Lanhoso premiado em concursos internacionais
Brother Iberia atinge recorde histórico com 87,5 milhões de euros de volume de negócios
Fenalac defende simplificação e mais transparência nas medidas do PEPAC
Edenred planta mais de 1500 árvores com ação no Rock in Rio Lisboa
Activia lança novo Kefir de sabor a Manga
A Superbrands desenvolveu, pela primeira vez, um estudo global de marcas junto do consumidor angolano.
Sonagol, Coca-Cola, Unitel, Cuca, Toyota, Blue, Movicel, Edel, Nokia e Epal, constituem, respectivamente o TOP 10 das marcas mais destacadas espontaneamente.
“O mercado angolano está em acentuado crescimento na generalidade dos sectores, com destaque para o dos bens transaccionáveis. Por essa razão, a afirmação das marcas junto dos consumidores é um activo estratégico cada vez mais desejado pelas empresas que procuram afirmar territórios próprios, cujos retornos possam ser potenciados por vários anos”, conclui o estudo.
Ficha Técnica
Este estudo foi realizado pelo Centro de Estudos, Inquéritos e Sondagens da SINFIC, entre 30 de Outubro e 04 de Novembro de 2012, em pontos representativos da Província de Luanda: Luanda Antiga (8%), Transição (13%), Próxima Periferia (44%) e Periferia (35%).
Com um universo de 1073 indivíduos com 15 ou mais anos de idade, dos inquiridos 49% eram do sexo feminino e 51% eram do sexo masculino. Os resultados do estudo têm um grau de confiança de 95% e uma margem de erro de +/- 3%.
Os atributos avaliados foram a proximidade, a confiança, a afinidade, a satisfação e a notoriedade. Como resultado, foram referidas 1624 marcas, que se podem agrupar em 45 categorias. Das 10 categorias mais referidas, metade concentra-se em quatro sectores: refrigerantes, sumos e néctares; telecomunicações; electrónica de consumo, e energia.
Nos atributos avaliados, os respectivos tops 10 são:
Proximidade – 1º Sonagol; 2º Cuca; 3º Coca-Cola; 4º Toyota; 5º Unitel; 6º Blue; 7º Nokia; 8º FTU; 9º Movicel; 10º Nike.
Confiança – 1º Sonagol; 2º Coca-Cola; 3º Unitel; 4º Blue; 5º Toyota; 6º Cuca; 7º Nokia; 8º Movicel; 9º TAAG; 10º EPAL.
Afinidade – 1º Coca-Cola; 2º Sonagol; 3º Unitel; 4º Cuca; 5º Toyota; 6º Blue; 7º Nokia; 8º Zap; 9º Movicel; 10º Tpa.
Satisfação – 1º EPAL; 2º Unitel; 3º EDEL; 4º Coca-Cola; 5º Sonagol; 6º Movicel; 7º Cuca; 8º Blue; 9º Kero; 10º Nosso Super.
Notoriedade – 1º Sonagol; 2º Coca-Cola; 3º Unitel; 4º Cuca; 5º Toyota; 6º Movicel; 7º EDEL; 8º Blue; 9º Tpa; 10º Nokia.