ACEPI: “Durante anos, a estratégia digital esteve nas mãos dos informáticos”
É um problema de educação, considera Alexandre Nilo da Fonseca, Presidente da ACEPI, Associação do Comércio Electrónico
Rita Gonçalves
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É um problema de educação, considera Alexandre Nilo da Fonseca, Presidente da ACEPI, Associação do Comércio Electrónico.
“Um dos principais obstáculos à evolução do sector do e-commerce em Portugal é o facto de não haver pessoas habilitadas nas empresas, que reconheçam a importância de uma estratégia digital no sucesso dos negócios. Este foi o principal erro cometido pelos empresários nos últimos dez anos. As empresas passaram a gestão da estratégia digital para as mãos dos informáticos”.
Por ocasião de um pequeno-almoço organizado pela MichaelPage para debater a evolução do recrutamento de profissionais no sector do e-commerce, Alexandre Nilo da Fonseca revelou ainda que 68% das cem maiores empresas investidoras no sector em Portugal não tem uma estratégia digital formalmente definida e que a comunicação (76%), em lugar das vendas e activação de promoções (50%), é ainda a prioridade das empresas no mundo digital.
O turismo é o sector que mais investimento aloca ao online (25%), seguido dos media e entretenimento (24%), retalho (8%) e bens de consumo (6%).
O Presidente da ACEPI considera que o sector do e-commerce apresenta ainda um elevado potencial de crescimento. “Uma boa parte dos portugueses ainda faz pagamentos, carrega os telemóveis e compra o passe através do Multibanco. E cerca de 40% da população não tem acesso à Internet. São sobretudo pessoas mais velhas, mais pobres e com educação abaixo do 9º ano”.