Vendas de rum afundam no mercado nacional
A categoria de rum perdeu consumidores em Portugal. As vendas derraparam e estão abaixo da linha de água
Rita Gonçalves
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
A categoria de rum perdeu consumidores em Portugal.
Foram comercializados 107 milhões de unidades desta bebida no ano móvel findo em Junho de 2013, menos 16% face ao ano móvel anterior, segundo dados da consultora AC Nielsen. Em volume, a categoria perdeu 8% das vendas para 1,9 milhões de euros.
As marcas de fabricante detém 95% de quota de mercado, menos 1% face ao período homólogo. Bacardi, Havana Club, Pampero, Maxibar e Libertad, constituem as marcas de fabricantes líderes em valor. As marcas da distribuição, por outro lado, perderam 62% de quota de mercado no período em análise para uma participação de 5%.
A categoria de rum foi comprada por 4% dos lares nacionais no último ano. Em média, os compradores fizeram duas visitas à loja e gastaram €8,83 em cada acto de compra.
Os hipers representam 44% das vendas de rum no retalho em Portugal, os supers 56% e o comércio tradicional cerca de 3%.