Marcas da distribuição ganham quota no queijo
As marcas da distribuição conquistaram quota de mercado na categoria de queijos no retalho alimentar
Rita Gonçalves
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As marcas da distribuição conquistaram quota de mercado na categoria de queijos no retalho alimentar, segundo uma análise da Consultora AC Nielsen (ano móvel terminado em Set. 2013).
As marcas próprias detém 32% de participação enquanto as marcas de fabricante dominam este mercado com uma quota de 68%, menos 3% no período em análise.
A Limiano é a marca número um da categoria. No ranking das marcas de fabricante líderes em valor seguem-se, respectivamente, a Terra Nostra, Castelões, Agros e “A Vaca que Ri”.
A categoria de queijos no retalho alimentar em Portugal perdeu 1% das vendas, quer em volume quer em valor. Foram comercializados 58 milhões de quilos de queijo, um volume de negócios de 435 milhões de euros.
Um total de 96% dos lares compraram a categoria no último ano. Em média, compraram duas vezes, cerca de 0,42 quilos por visita, e despenderam 2,91 euros por cada acto de compra.
Os supermercados são o formato preferido dos portugueses para comprar queijo (64%). O queijo flamengo domina as vendas da categoria (38%), seguido do queijo de prato (29%), e queijo fresco e requeijão (13%).