PUB
PUB
Distribuição

CHEP: “Estamos a investigar novas tipologias de paletes”

Por ocasião dos 20 anos em Portugal, Maria do Céu Carvalho, Country General Manager da CHEP, revela em entrevista ao HIPERSUPER as principais conquistas mas também os principais desafios da empresa de pooling no mercado nacional

Rita Gonçalves
Distribuição

CHEP: “Estamos a investigar novas tipologias de paletes”

Por ocasião dos 20 anos em Portugal, Maria do Céu Carvalho, Country General Manager da CHEP, revela em entrevista ao HIPERSUPER as principais conquistas mas também os principais desafios da empresa de pooling no mercado nacional

Rita Gonçalves
Sobre o autor
Rita Gonçalves
Artigos relacionados
Mercadona abre supermercado em Leiria
Retalho
MO reabre loja remodelada em Sintra
Retalho
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Logística
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Bebidas
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Retalho
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
Retalho
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Logística
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
Logística
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Bebidas
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
Retalho
Mira Maia Shopping

Por ocasião dos 20 anos em Portugal, Maria do Céu Carvalho, Country General Manager da CHEP revela em entrevista ao Hipersuper as principais conquistas mas também os principais desafios da empresa de pooling no mercado nacional

No ano em que assinala 20 anos em Portugal, que balanço faz do negócio desde o início até hoje?

São 20 anos de intensa actividade que representam o lançamento e a consolidação na indústria portuguesa da gestão de paletes em sistema de pooling. Somos uma empresa que persegue, desde o primeiro dia, a inovação e a criatividade, transformando as necessidades da cadeia de abastecimento em alternativas que aumentem a produtividade e reduzam os custos. Somos uma empresa comprometida com a excelência, uma empresa madura, mesmo só completando 20 anos, que sabe da responsabilidade que tem com os seus parceiros de negócio. Chegar até aqui tem sido obra de muita luta e dedicação, com as dificuldades próprias do mundo empresarial mas também com muitas conquistas e realizações, das quais muito nos orgulhamos.

Quais as principais conquistas?

Através da nossa experiência global conseguimos ao longo destes 20 anos oferecer aos nossos clientes as melhores soluções para as ineficiências relacionadas com o acondicionamento ao longo da cadeia de abastecimento. Nos últimos anos, o lançamento de novos formatos, como a ½ palete (600mmx800mm) e a ¼ de palete (400mmx600mm), que permitem facilitar os processos logísticos, eliminar a manipulação e aumentar as vendas. Ou a oferta de serviços como o TPM (Total Pallet Management), em que a classificação e inspecção de paletes é realizada nas instalações dos clientes, têm permitido a redução de custos na cadeia de abastecimento e a redução da nossa pegada ambiental.

Começámos também a medir as emissões de CO2 do nosso negócio seguindo o standard internacional mais reconhecido, o Green House Gas Protocol. É um sistema integral que nos permite medir também as emissões dos nossos fornecedores e empresas colaboradoras (transportadores, centros de serviço). Apostamos no conceito de “energia limpa” e progressivamente estamos a introduzir geradores de biomassa nos nossos centros de serviço. O nosso objectivo fundamental é o de gerar resíduos zero.

O conceito “Sustentabilidade” significa muito mais que respeito pelo meio-ambiente. Significa respeitar o ambiente social em que estamos inseridos, apostar nas boas práticas de gestão empresarial e no nosso valor humano.

Como está a correr o ano? Quais as principais dificuldades no mercado nacional?

A situação sócio-económica nacional tem vindo a sofrer uma deterioração gradual, causando um impacto significativo no sector de grande consumo, sector onde assenta grande parte da nossa actividade. Por este motivo, torna-se ainda mais relevante todo o esforço que temos vindo a realizar no desenvolvimento de novas soluções de pooling com os clientes existentes e na aposta em novos sectores.

Nenhuma empresa está imune ao actual clima económico, e quando vemos os requisitos cada vez mais exigentes da cadeia de abastecimento dá-nos ainda mais motivação para continuar a identificar boas práticas empresariais e a criar soluções que agreguem valor e aumentem a competitividade dos nossos clientes.

Por isso, temos vindo a implementar em conjunto com os nossos clientes vários projectos logísticos, que permitem enfrentar esta crise, proporcionando redução de custos tangíveis e melhorias logísticas.

Devido à situação económica actual, todas as empresas estão a analisar o seu modelo de negócio com a finalidade de efectuar ajustes estruturais que permitam concentrarem-se na sua actividade principal e eliminar da sua actividade diária todas as outras actividades que não trazendo valor acrescentado ao seu negócio causam preocupações e custos desnecessários. Esta tendência é registada não apenas nos sectores que tradicionalmente utilizam as paletes de pool – como o sector de grande consumo – mas também em outros sectores, que agora mais do que nunca necessitam de optimizar a sua logística para poupar nos custos.

Temos um potencial de crescimento em Portugal e uma solidez financeira que nos permite continuar a investir em novas soluções que aportem valor aos nossos clientes, agregando valor aos accionistas e valorizando um dos nossos activos mais importantes: as pessoas.

Que acções têm tomado para contornar a recessão que vive o consumo em Portugal? Encontraram oportunidades de crescimento?

A CHEP foi a empresa pioneira dos sistemas pooling de equipamentos e está presente num vasto número de países a nível mundial. A aposta na sustentabilidade, no serviço ao cliente, no controlo dos nossos activos, a cobertura internacional, um exaustivo conhecimento da cadeia de abastecimento e, acima de tudo, no seu valor humano, são alguns dos aspectos que nos têm caracterizado.

Estes factores têm-nos permitido manter a nossa solidez financeira e ajudar os nossos clientes a enfrentar os desafios actuais do mercado.  As necessidades da cadeia de abastecimento vão crescendo à medida que os hábitos dos consumidores e o contexto sócio-económico vai alterando. A multiplicação dos formatos na loja, a crescente quantidade de SKUs, uma maior frequência de entregas que têm que ser realizadas a custos eficientes, a preocupação pelo impacto meio-ambiental, são apenas alguns dos desafios que os nossos clientes encontram. Por este motivo, a temos vindo a desenvolver alguns projectos muito interessantes que irão proporcionar soluções aos nossos clientes.

Como por exemplo?

Um bom exemplo é o projecto “Last Mile Solutions” que surge com a intenção de analisar as oportunidades de melhoria das operações logísticas que têm lugar na “última milha”, o último segmento da cadeia de abastecimento, onde se encontra 65% dos custos totais. O objectivo é desenvolver uma gama de produtos e serviços que tragam valor, tanto para os fabricantes como para os distribuidores, neste ponto concreto da cadeia de abastecimento e para este projecto temos vindo a trabalhar em conjunto com organizações profissionais, como a ECR na Europa.

A cadeia de abastecimento aposta cada vez mais em soluções logísticas ergonómicas que aproximem a mercadoria do consumidor e eliminem a manipulação desnecessária. Actualmente, investigamos novas tipologias de paletes, como a ¼ de palete com rodas, a ½ palete com rodas retrácteis ou a palete multicamada.

As exportações das empresas portuguesas, por exemplo, tem compensado a quebra da actividade no mercado nacional?

É importante destacar que graças à nossa cobertura geográfica, podemos fornecer soluções a todas as empresas que têm como estratégia incrementar o seu negócio de exportação com a finalidade de atenuar a quebra de actividade no mercado nacional.

Há alguns meses anunciámos ao mercado a expansão do nosso  negócio para a Roménia, Bulgária, Croácia e Sérvia nos Balcãs e para os países bálticos – Estónia, Letónia e Lituânia, com o objectivo de aumentar ainda mais a nossa cobertura geográfica. Acompanhamos assim os nossos clientes na sua expansão, facilitando as suas operações para todas as geografias.

Mas esta expansão para os países da Europa Central e Oriental não é recente, a CHEP está presente desde 1998 nesta região, com um crescimento sustentável em países como a Republica Checa, Hungria, Polónia, Eslováquia e Turquia.

Qual a estratégia da CHEP no mercado nacional?

Num ambiente muito competitivo, temos renovado contratos com importantes empresas com as quais trabalhamos desde há muitos anos, devido à qualidade do nosso valor humano e do serviço.

Por outro lado, mantemos a aposta na apresentação de soluções a outros sectores da indústria, onde o sistema pooling apresenta como uma opção fulcral para reduzir custos, optimizar os processos logísticos e respeitar o meio-ambiente.

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

Artigos relacionados
Mercadona abre supermercado em Leiria
Retalho
MO reabre loja remodelada em Sintra
Retalho
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Logística
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Bebidas
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Retalho
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
Retalho
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Logística
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
Logística
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Bebidas
Mira Maia Shopping
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
Retalho
PUB
Retalho

Mercadona abre supermercado em Leiria

A Mercadona conta com um total de 53 espaços abertos, dois dos quais no distrito de Leiria (depois ter aberto, em 2022, nas Caldas da Rainha).

Hipersuper

A Mercadona abriu uma nova loja esta quinta-feira em Leiria, na Rua de Santa Clara nº 76. A abertura deste supermercado continua a refletir a aposta da Mercadona no seu plano de expansão em Portugal, onde, ao final de cinco anos, a empresa conta com um total de 53 espaços abertos, dois dos quais no distrito de Leiria (depois ter aberto, em 2022, nas Caldas da Rainha). Esta loja criou 90 novos postos de trabalho, contribuindo para a criação de emprego local.

“É com imenso entusiasmo que abrimos a nossa 53ª loja de 2024 em Leiria, a primeira do município e a segunda do distrito dando assim mais um grande passo no plano de expansão em Portugal. Para além de estarmos cada vez mais próximos dos nossos “Chefes” (clientes), criámos 90 postos de trabalho, contribuindo assim para o aumento da empregabilidade local. Esperamos que os leirienses continuem a desfrutar do nosso sortido, de uma equipa de colaboradores pronta para os receber e esperamos que encontrem neste novo espaço Mercadona o seu supermercado de confiança.”, sublinha Carla Cunha, diretora de relações Externas da zona Centro-Norte de Portugal.

Edificada nas antigas instalações da Sarvinhos, emblemática empresa da região e do setor vitivinícola, a nova loja da Mercadona em Leiria tem uma área de vendas de 1.900 m2, à semelhança de outros supermercados da cadeia, conta com as secções de Talho, Peixaria, Charcutaria, Pastelaria e Padaria, Perfumaria, Cuidado do Lar e Animais de Estimação, Frutas e Legumes, Garrafeira e Pronto a Comer com self-service e várias opções de pratos preparados para levar ou comer na loja, numa zona exclusiva para o efeito. Além disso, os “Chefes” (clientes) podem também contar com um mural de sushi, onde se pode encontrar ainda uma grande variedade de pratos asiáticos prontos a consumir, presunto cortado à faca e embalado no momento, uma máquina de sumo de laranja espremido na hora, carrinhos de compras leves, ergonómicos e sem moeda.

Dispõe de 237 lugares de estacionamento e mais dois destinados ao carregamento de veículos elétricos. É o caso desta loja, em Leiria, onde existem 434 painéis solares. Ao gerar energia renovável de origem fotovoltaica nas coberturas das lojas, para autoconsumo, a empresa melhora o comportamento ambiental e poupa cerca de 20% de energia elétrica anualmente.

Todas as lojas da Mercadona em Portugal são construídas respeitando o Modelo de Loja Eficiente que está gradualmente a ser implementado em toda a cadeia, com corredores amplos, poupanças energéticas de até 40% comparativamente a uma loja convencional, entrada com entrada dupla que evita correntes de ar e que se caracteriza pela sua acessibilidade e comodidade, sistemas de refrigeração mais sustentáveis, melhorias de isolamento nos móveis de frio, iluminação LED e gestão inteligente do consumo energético.

No âmbito da Política de Responsabilidade Social da empresa, e sendo também uma das principais medidas para a prevenção do desperdício alimentar na Mercadona, este supermercado doará diariamente, e desde o primeiro dia, bens de primeira necessidade ao Lar Santa Isabel, que integra o Centro Social Paroquial Paulo VI (CSPPVI). Uma instituição local de solidariedade social com a qual a Mercadona assinou um protocolo de colaboração.

 

 

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
Retalho

MO reabre loja remodelada em Sintra

Situada no centro comercial Alegro Sintra, a loja MO apresenta agora um design mais moderno.

Hipersuper
Logística

Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização

Estudo revela as prioridades convergentes e divergentes entre retalhistas e fornecedores, bem como as principais tendências e desafios para o mercado português.

Hipersuper

A 12ª edição do estudo “Benchmarking Supply Chain”, análise setorial do grande consumo coordenada pela GS1 Portugal, demonstra que há uma crescente eficiência da cadeia de abastecimento do setor, com foco específico no fluxo order-to-cash (processo completo que uma empresa segue desde a receção de um pedido até ao pagamento).

Publicada recentemente, pela GS1 Portugal, esta análise destaca um desfasamento significativo entre as prioridades dos retalhistas e a perceção dos fornecedores. Enquanto os retalhistas se focam na precisão dos pedidos (quantidades, referências, prazos e validades), especialmente durante períodos promocionais, bem como na qualidade da mercadoria e numa comunicação eficaz, os fornecedores atribuem maior importância à colaboração fluída com os retalhistas, à eficiência nos processos de descarga e administrativos, além da visibilidade do stock, sublinha o estudo.
Esta divergência revela uma clara necessidade de melhorar a comunicação e o entendimento mútuo para otimizar a cadeia de abastecimento e promover uma relação mais eficaz entre os intervenientes.

O estudo identificou também alguns dos principais desafios para a cadeia de abastecimento em Portugal: a eficiência em períodos de picos de procura: A importância da eficiência logística durante momentos de maior procura, como promoções ou a época natalícia, tornou-se um fator essencial, exigindo maior planeamento e capacidade de resposta; a tecnologia e informação, com a integração de sistemas de informação a continuar a ser um pilar para a eficiência colaborativa, apesar de a sua importância ter sofrido uma ligeira diminuição e a sustentabilidade que emerge como uma tendência global que impacta diretamente a logística e as expetativas dos consumidores e empresas por práticas mais responsáveis.

O relatório conclui também que, apesar dos desafios, os fornecedores portugueses demonstram uma melhoria contínua na performance logística pelo terceiro ano consecutivo. O foco no cumprimento de pedidos, na entrega atempada e na qualidade da mercadoria continua a ser essencial, com a tecnologia a desempenhar um papel facilitador na comunicação e gestão de dados.

“O Benchmarking Supply Chain, um estudo com características únicas no contexto nacional, pela análise bidirecional de fornecedores e retalhistas, que coordenamos há 12 anos consecutivos, evidencia a importância de uma constante colaboração entre retalhistas e fornecedores para melhorar a eficiência da cadeia de abastecimento em Portugal.”, refere João de Castro Guimarães, diretor-executivo da GS1 Portugal. “O simples facto de se disponibilizarem para esta mútua avaliação, no âmbito deste estudo, há mais de uma década, é já um sinal nítido de atitude colaborativa. Nesta edição em particular, as diferenças nas prioridades assinaladas por estes dois elos fulcrais da cadeia de valor destacam a necessidade de comunicação cada vez mais eficaz e de um alinhamento estratégico. Na GS1 Portugal continuaremos a apoiar esta cooperação, pela promoção da digitalização, da inovação e sustentabilidade, matriciais à nossa estratégia e essenciais para superar os desafios de um mercado em rápida transformação e cada vez mais competitivo”, acrescenta.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
Bebidas

Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal

Empresa de distribuição da Symington Family Estates amplia a oferta com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal.

Hipersuper

A Portfolio Vinhos, empresa de distribuição da Symington Family Estates, amplia a sua oferta com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal.

Ao longo dos seus 166 anos de história, Marqués de Riscal tem sido uma força pioneira e consistente na produção de vinho espanhol, com um portefólio único de vinhas na Rioja, Castilla y León e Rueda, presente em cerca de 110 países.

Na Marqués de Riscal, a inovação sempre esteve ao serviço da tradição, permitindo expressões cada vez mais puras e fiéis dos terroirs e uvas espanholas. Há uma década, Marqués de Riscal assumiu um compromisso com a agricultura biológica. O respeito pelo meio ambiente, pela fauna autóctone e pelo ecossistema torna o cultivo mais sustentável e prolonga a vida das vinhas, assegurando a qualidade futura dos vinhos. A empresa possui 350 hectares totalmente certificados na Rueda, 370 hectares na Rioja, com pouco mais de 100 em conversão.

A Portfolio Vinhos passa a disponibilizar no mercado português os seguintes vinhos:
Arienzo de Marqués de Riscal Tinto 2019
Marqués de Riscal Reserva Tinto 2019
Marqués de Riscal Reserva XR Tinto 2019
Marqués de Riscal Gran Reserva Tinto 2018
Marques de Riscal Gran Reserva 150 Aniversário Tinto 2017
Barón de Chirel Tinto 2019
Marqués de Riscal Branco 2023
Marqués de Riscal Sauvignon Blanc Branco 2023
Marqués de Riscal Limousin Gran Vino de Rueda Branco 2022

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
Retalho

Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros

O Grupo os Mosqueteiros renova o seu compromisso com a comunidade e expressa o seu profundo reconhecimento pelo trabalho incansável dos bombeiros.

Hipersuper

Face aos trágicos incêndios que têm afetado Portugal e reconhecendo o papel crucial dos bombeiros no combate a estas calamidades, o Grupo os Mosqueteiros reforça o seu compromisso com a comunidade local através da doação de produtos alimentares aos Bombeiros Voluntários entregues nos postos de comando centrais que dão assistência a várias localidades.

“Reconhecemos o esforço incansável e o sacrifício dos bombeiros na proteção das nossas comunidades, especialmente em tempos de crise como os incêndios que temos enfrentado. É com grande sentido de responsabilidade e gratidão que continuamos a apoiar estes verdadeiros heróis,” afirma Pedro Subtil, presidente do Conselho de Administração do Grupo os Mosqueteiros em Portugal.

Através desta doação, o Grupo os Mosqueteiros renova o seu compromisso com a comunidade e expressa o seu profundo reconhecimento pelo trabalho incansável dos bombeiros, demonstrando que a solidariedade é uma prioridade em tempos difíceis.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
Retalho

Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024

A Nhood acaba de ver reconhecida a eficácia da sua estratégia de gestão e inovação, através da conquista do selo Superbrands por parte dos Centros Comerciais Alegro – ativos imobiliários sob a sua gestão.

Hipersuper

Com presença em Alfragide, Castelo Branco, Montijo, Setúbal e Sintra, os Centros Comerciais Alegro são distinguidos com o selo Superbrands 2024, um reconhecimento “que coloca a marca Alegro no patamar das marcas de excelência em Portugal e sublinha o trabalho que tem sido implementado pela Nhood enquanto gestora de espaços comerciais inovadores e que respondem ativamente aos novos estilos de vida”.

É a primeira vez que esta distinção, que destaca as marcas mais relevantes no mercado com base num estudo junto do consumidor e na avaliação de um conselho de especialistas, é atribuída a centros comerciais em Portugal. Assim, os Alegro são reconhecidos por se destacarem e superarem no trabalho que desenvolvem todos os dias para os seus clientes, recebendo o selo Superbrands pela mão da organização internacional independente que se dedica à identificação e promoção de Marcas de Excelência em 89 países.

Maura Teixeira, Diretora de Marketing & Inovação Ibéria da Nhood, sublinha que “a atribuição do selo Superbrands é um reconhecimento do trabalho de gestão da Nhood, no que diz respeito à evolução e crescimento da marca Alegro. Orgulhamo-nos do caminho que temos feito para dar resposta aos objetivos dos nossos clientes, proprietários dos ativos que gerimos, seja através da inovação, da oferta diferenciada (com usos diversificados, além do retalho), ou, essencial na nossa visão, da escuta ativa do território. Cada decisão é tomada em linha com o que aprendemos ao envolver a comunidade, a par das análises de mercado, da definição de estratégias e, claro, da coordenação dos diferentes stakeholders. Assim, conseguimos adaptar a nossa ação à realidade de cada local, mantendo sempre o core da marca. O resultado é um ecossistema dinâmico e distinto, onde todos – das equipas de gestão às equipas no terreno, incluindo lojistas, parceiros e clientes – contribuem diretamente para o sucesso da marca Alegro”.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
Logística

InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha

Para a InPost, a Península Ibérica é um dos mercados mais importantes na estratégia de crescimento e expansão deste modelo de entrega de encomendas, considerado mais eficiente e sustentável.

Hipersuper

A InPost acaba de superar os 11.000 Pontos Pack e Lockers em Portugal e Espanha, convertendo a Península Ibérica num dos mercados mais importantes na estratégia de crescimento e expansão deste modelo de entrega de encomendas, considerado mais eficiente e sustentável.

O aumento do número de Lockers (cacifos inteligentes) e Pontos Pack (pontos de recolha/entrega) em Portugal e Espanha reforça o compromisso da empresa com estes países e com os seus clientes, que passarão a usufruir de uma rede cada vez mais alargada e próxima. “Continuamos comprometidos com ambos os países e os seus cidadãos continuam a aumentar a sua confiança em nós, pelo que formamos um conjunto perfeito no qual podemos continuar a evoluir e a dar o nosso melhor para o bem de toda a sociedade e do planeta”, afirmou a propósito Nicola D’Elia, CEO para Portugal, Espanha e Itália do Grupo InPost.

Segundo a InPost, em Portugal há mais de 2.300 Pontos Pack e Lockers distribuídos por todo o país, o que facilita o acesso e a seleção destes pontos de recolha de acordo com as necessidades de cada utilizador.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
Logística

Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras

Este investimento pretende potenciar a capacidade operacional do Grupo Paulo Duarte junto do seu mais recente cliente, a cimenteira Secil, num acordo válido para os próximos cinco anos.

Hipersuper

O Grupo Paulo Duarte voltou a reforçar a sua frota com a aquisição de seis veículos autobetoneiras, num valor de cerca de 1,1 milhões de euros.

Este reforço vem no seguimento da estratégia de expansão e diversificação de negócios do grupo, sublinha em comunicado. Com uma forte aposta na qualidade e excelência, a empresa continua determinada a atender às crescentes exigências do setor logístico e de transportes, providenciando soluções adaptadas às necessidades específicas de cada cliente, acrescenta.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
Bebidas

CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos

As vindimas na Região Demarcada de Lisboa entram em fase de cruzeiro, com a maioria das adegas já em plena laboração.

Hipersuper

Os primeiros dados da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa) confirmam uma redução da produção em 2024, mais acentuada do que os 15% inicialmente previstos, chegando em muitos casos a 40%.

“A entrada em produção das novas vinhas plantadas nos últimos anos não será suficiente para contrariar este cenário de quebra, sendo que as condições climatéricas das próximas três semanas serão decisivas para o desfecho do ano vitivinícola”, revela Francisco Toscano Rico, presidente da CVR Lisboa.

Francisco Toscano Rico acrescenta que esta é uma vindima em que “o grau de profissionalismo e a capacidade de intervenção dos viticultores vai fazer toda a diferença. Quem tratou preventivamente, entrando na vinha no momento certo, não tem perdas tão acentuadas na produção e tem qualidade na vinha, comprovada no momento da entrega das uvas nas adegas”.

Nesta vindima espera-se um aumento significativo da produção do vinho ´Leve Lisboa´, característico por apresentar uma menor graduação alcoólica e boa acidez, que confere frescura. “Este aumento está em linha com as novas tendências de consumo, bem patente no crescimento extraordinário, de cerca de 80%, das vendas do vinho ‘Leve Lisboa’ nos primeiros oito meses deste ano”, refere ainda.

Mais vendas

As vendas totais dos Vinhos de Lisboa registaram, até ao passado mês de agosto, um novo recorde absoluto, com a venda de cerca de 50 milhões de garrafas durante os primeiros oito meses de 2024, mais dois milhões do que no período homólogo, o que representa um crescimento de 4% face a 2023, alavancado pelo aumento nas vendas dos vinhos brancos e rosés e dos vinhos ‘Leve Lisboa’.

A Região Demarcada de Lisboa, que engloba nove denominações de origem – Carcavelos, Colares, Bucelas, Arruda, Alenquer, Torres Vedras, Lourinhã, Óbidos, Encostas d’Aire e Sub-região Medieval D’Ourém -, tem o mercado nacional como um dos principais mercados de consumo, representando já quase 20% do total de vendas. A exportação está próxima dos 80%, repartidos por cerca de 100 países, liderados pelos Estados Unidos da América, Reino Unido, Brasil, Canadá, países escandinavos, Alemanha e Polónia.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
Mira Maia Shopping

Mira Maia Shopping

Retalho

Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre

O Mira Maia Shopping vai ter novas lojas e realizar várias remodelações que pretendem melhorar a experiência de todos os visitantes e tornar o centro comercial mais funcional.

Hipersuper

O centro comercial integrante do Grupo Névoa refere que no que diz respeito às novas aberturas, a loja de produtos para animais de estimação Tiendanimal substituirá a atual Pet Outlet, com um espaço renovado e expandido, abrangendo uma área total de 342 m2, para melhorar a exposição e a variedade dos produtos. O centro comercial também trará novidades no setor automóvel com a abertura do Studio Auto, realizada no passado dia 16 de setembro, dedicado à lavagem e tratamento automóvel, que funcionará no piso -1.

Em relação às remodelações, a MO está a realizar um conjunto de obras para melhorar o seu espaço, e a loja de roupa feminina Trucco mudou no passado dia 6 de setembro de localização dentro do centro, para o piso 0, com o objetivo de oferecer uma experiência melhorada aos seus clientes.

Em outubro, o centro comercial contará também com a abertura da ourivesaria D’oro Jóias, que oferecerá uma variedade diversificada de peças de joalharia e relojoaria de luxo.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 Hipersuper. Todos os direitos reservados.