A lista de Natal dos portugueses no Twitter
Os portugueses postaram quase três mil tweets na rede social do pássaro azul a expressar os seus desejos de Natal
Rita Gonçalves
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
Há pedidos para todos os gostos: telemóveis, chocolates e há até que deseje um F.C. Porto a praticar futebol como nos anos anteriores.
A tradição já não é o que era. Em vez de endereçarem uma carta com a lista de desejos ao Pai Natal, os portugueses estão a optar por partilhar a ‘wish list’ para a quadra natalícia nas redes sociais. Um estudo da E.Life Portugal – especialista em Inteligência de Mercado e gestão do relacionamento nas redes sociais – mostra que, apenas nas últimas quatro semanas, 2.150 internautas portugueses postaram quase três mil tweets na rede social do pássaro azul a expressar os seus desejos de Natal.
Da lista, constam desejos para todos os gostos e feitios, como sempre uns mais facilmente realizáveis do que outros. Há quem se limite a pedir que os pais sejam brandos no castigo a aplicar depois de tomarem conhecimentos das notas escolares e quem deseje um F.C. Porto a praticar futebol como nos anos anteriores.
Apenas15% dos tweets referem bens materiais. Dos 433 internautas que não escondem a vontade de desembrulhar um presente, quase metade (45%) gostaria de receber bens electrónicos. O iPhone encabeça esta lista, reunindo 23% das preferências.
Chocolates mais desejados que dinheiro
Apesar do período de crise, apenas 4,9% dos internautas pretende receber dinheiro. Por sua vez, os chocolates são referidos por 9,5%.
O estudo demonstra que 1 de Dezembro foi o dia em que o Twitter registou maior número de posts sob a forma de carta de Natal. Ao todo, foram 259 tweets, um registo que apenas teve paralelo a 8 de Dezembro (237 posts). Resta a esperança de que o velhinho de barbas brancas tenha conta no Twitter para poder atender o extenso e variado leque de pedidos remetidos através desta rede social.
Ficha Técnica
Estudo “realizado entre 14 de Novembro e 11 de Dezembro pela E.Life. Teve por base a monitorização e análise de todos os posts publicados pelos utilizadores portugueses no Twitter que expressam os seus desejos para o Natal. Ao todo, foram detectados e analisados 2.926 tweets, publicados por 2.150 internautas, com base nos seguintes termos de busca: “Natal” + “gostava que me dessem/desses/desse” ou “gostava que me oferecessem/ oferecesse/oferecesses” ou “presente” ou “receber” ou “ter” ou “pedir ao pai natal”.