Suntory adquire distribuidor de bebidas norte-americano
A multinacional japonesa de bebidas Suntory comprou a empresa norte-americana Beam
Rita Gonçalves
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
A multinacional japonesa de bebidas Suntory comprou a empresa norte-americana Beam, fabricante do bourbon ‘Jim Beam’, por 16.000 milhões de dólares (11.765 milhões de euros).
A Beam é proprietária de uma ampla gama de bebidas, especialmente de bourbon (Maker´s Mark, Jim Beam), mas também produz tequila, vodka, rum e conhaque. A empresa vendeu 2.500 milhões de dólares em 2012.
A transacção vai permitir ao grupo japonês tornar-se no terceiro maior operador do segmento premium de bebidas espirituosas, com vendas anuais de 4.300 milhões de dólares (3.161 milhões de euros), revela a Inforetail.
A Suntory vai pagar 83,50 dólares por cada acção da Beam, o que representa uma subida de 25% face ao preço dos títulos da norte americana na passada sexta-feira.
A operação, que deverá estar concluída na segunda metade de 2014 caso receba luz verde do regulador, conta com o apoio dos conselhos de administração de ambas as empresas.
O presidente e conselheiro-delegado da Beam, Matt Shattock, vai continuar a conduzir os destinos da empresa.
O Suntory é o maior grupo de distribuição de bebidas no Japão, com vendas de 17.600 milhões de dólares em 2012. No seu plano de expansão internacional, destaca-se a compra da Orangina Schweppes, em 2009, e das marcas de bebidas energéticas Lucozade e Ribena. Actualmente, emprega 28.000 pessoas no mundo.