32% dos portugueses vê-se a criar um negócio próprio
Um total de 32% dos portugueses vê-se a criar o seu próprio negócio, segundo um estudo da Amway
Rita Gonçalves
Opentext e Stratesys assinam acordo para implementação de soluções na gestão de qualidade nas empresas
Vale da Rosa lança formato pick & go
Vinhos exclusivos da Garrafeira Continente conquistam 18 medalhas no Concours Mondial de Bruxelles
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Um total de 32% dos portugueses vê-se a criar o seu próprio negócio, segundo um estudo da Amway.
O estudo internacional, que pela segunda vez inclui Portugal, revela ainda que 61% dos portugueses assegura ter uma atitude positiva perante o empreendedorismo. Esta atitude positiva diminuiu, no entanto, 6%. A nível internacional, a média é mais elevada, recolhendo 70% de respostas positivas.
Esta atitude positiva dos portugueses face ao empreendedorismo é mais visível junto de pessoas com formação académica superior e jovens adultos, com menos de 30 anos, uma das faixas etárias “que mais sofre com as elevadas taxas de desemprego”.
Entre as motivações para criar o seu próprio emprego, destacam-se a independência de uma entidade patronal e a realização pessoal e concretização das próprias ideias (44% e 31%, respectivamente).
Apesar de entusiasmados com a ideia de ter um negócio próprio, apenas 23% sente vontade de arriscar, menos 6% face à edição anterior. O medo de fracassar e não atingir os objectivos, é o principal obstáculo à realização deste sonho.
O medo de falhar foi mencionado em 83% das respostas nacionais, mais 13% mais do que a média internacional e mais 43% face aos participantes nativos dos EUA.
“A cultura empreendedora não se adquire de um dia para o outro. A sociedade tem de encorajar as pessoas a empreender, valorizando a ousadia dos que empreendem, ensinando os jovens a empreender, facilitando o financiamento daqueles que arriscam e, protegendo aqueles que não têm sucesso”, afirma Rui Baptista, Professor Catedrático em Empreendedorismo Internacional na Brunel Business School, em Londres (Reino Unido).
Consulte AQUI o estudo
Ficha Técnica
O Amway Global Entrepreneurship Report 2013 foi conduzido pela Amway Europa, em cooperação com o Instituto de Estratégia, Tecnologia e Organização, da Universidade de Munique e, com o apoio do instituto GfK Research de Nuremberga. O estudo envolveu 24 países e inquiriu cerca de 26.000 pessoas.