Mercadona cria de raiz fornecedor de marca própria
A Mercadona está a reorganizar a relação com os seus fornecedores para lançar novos produtos de marca própria
Rita Gonçalves
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
A Mercadona está a reorganizar a relação com os seus fornecedores, em busca de mais especialização, para lançar produtos de marca própria nas categorias onde ainda não está presente com a sua marca, segundo o lasprovincias.es.
Conhecida por estabelecer compromissos de longo prazo com os fornecedores, a Mercadona quer agora implicar os fabricantes no nascimento de novos fornecedores: “se não há especialistas, então vamos criá-los”, explica o jornal espanhol.
Esta nova estratégia está patente num negócio firmado, na semana passada, com um fabricante de máquinas de barbear. Através de uma nova sociedade (Deafi), a Mercadona investiu perto de 4 milhões de euros para financiar o nascimento de uma empresa que se converterá no único fabricante destes produtos em Espanha, revela a mesma fonte.
Rafael Montagud, o empresário que lidera o projecto, terá inicialmente 7% do capital, enquanto a empresa de Juan Roig assume 93% do capital, embora a intenção da Mercadona seja alienar progressivamente a sua participação até sair por completo do capital em 2019.
Com esta estratégia, pela primeira vez, a Mercadona assume o financiamento de uma empresa criada de raiz para fornecer a cadeia, e assume o risco de lançar um produto que só começará a sair da fábrica em 2015.
Segundo o diário, a Mercadona conta com 105 fornecedores que empregam directamente 41.000 pessoas. Desde 2005, estas empresas criaram 14.000 novos postos de trabalho directos e investiram 4.370 milhões de euros.