“Metade das transacções serão móveis em 2020”
A massificação dos pagamentos contactless no retalho português vai permitir a evolução para os pagamentos com telemóveis, revela em entrevista ao HIPERSUPER Sérgio Botelho, Director-Geral da Visa Europe em Portugal
Rita Gonçalves
Gama de bolachas Nacional ganha nova imagem
Opentext e Stratesys assinam acordo para implementação de soluções na gestão de qualidade nas empresas
Vale da Rosa lança formato pick & go
Vinhos exclusivos da Garrafeira Continente conquistam 18 medalhas no Concours Mondial de Bruxelles
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
Entrevista a Sérgio Botelho, Director-Geral da Visa Europe em Portugal
A massificação dos pagamentos contactless no retalho português vai permitir a evolução para os pagamentos com telemóveis, revela em entrevista ao HIPERSUPER Sérgio Botelho, Director-Geral da Visa Europe em Portugal
Quais novidades da Visa para o sector do retalho em Portugal, em 2014?
A Visa estima que ao longo do ano de 2014 a aceitação para pagamentos contactless seja alargada e, que assim, os mais de 2 milhões de cartões contactless já em circulação possam efectuar pagamentos com esta tecnologia.
Qual o potencial dos pagamentos contactless?
Com a tecnologia de pagamento contactless, a Visa espera contribuir para que os pagamentos sejam mais rápidos, eficientes e que facilitem a vida aos consumidores e dos comerciantes. Esta inovação vai possibilitar ter a infra-estrutura necessária para poder dar início aos pagamentos com telemóveis em Portugal.
Quais as principais tendências mundiais nos serviços de pagamento?
Para massificar os pagamentos, a Visa está constantemente a inovar, exemplo disso são os pagamentos contactless e mobile contactless. Além destas inovações, a Visa desenvolveu também outras soluções como as transferências P2P e o e-wallet V.me by Visa (já disponível no Reino Unido, Espanha, França e Polónia). O V.me by Visa ou a carteira virtual irá possibilitar aos consumidores realizar pagamentos online seguros, e aos retalhistas receber estes pagamentos também de forma segura e rápida. A Visa prevê que, em 2020, 50% das transacções serão efectuadas através de um dispositivo móvel, como smartphones, tablets, entre outros.
Que balanço faz do mercado português de pagamentos online e móvel? Qual o potencial dessa evolução para os retalhistas?
Os pagamentos online em Portugal apresentam ainda uma grande margem de crescimento. Ao contrário de Portugal, o comércio electrónico continua a assinalar índices de crescimento exponenciais na Europa, registando um aumento de 20% numa análise ano-sobre-ano, num total gasto de 239 mil milhões de euros. Valor este que corresponde a 23% do negócio processado pela Visa Europe.
Como vê este mercado num futuro próximo, em três anos, por exemplo? Qual a evolução esperada pelos vossos especialistas?
É expectável que os pagamentos Contactless se tornem numa realidade frequente na grande maioria dos retalhistas e certamente, que a médio prazo, e com o mercado dos pagamentos contactless a funcionar, naturalmente estes evoluirão e darão lugar aos pagamentos com telemóveis. No que diz respeito aos pagamentos online, é previsível que a disponibilização da carteira virtual V.me by Visa seja já comum nos sites dos retalhistas chave em Portugal, como na Europa e em todo o mundo, logo utilizada pelos consumidores.
A Visa prevê também que daqui a três anos, a utilização das transferências P2P sejam igualmente um meio que os consumidores portugueses tenham adoptado no seu dia-a- dia, o que irá facilitar as suas vidas. A inovação da Visa P2P permite aos titulares de cartão realizar transferências bancárias, de pessoa para pessoa, através do seu telemóvel.
Por último, e na área da conveniência na aceitação, poderemos verificar ainda a adopção, por parte de alguns sectores e pequeno comércio, dos terminais mPos. O mPOS é uma tecnologia de aceitação da Visa que facilita a penetração dos pagamentos electrónicos, em sectores específicos como: babysittres, canalizadores, electricista, entre outros.
Quais os principais obstáculos à massificação deste tipo de pagamentos?
O maior obstáculo à massificação da inovação nos meios de pagamentos electrónicos será a disponibilização destas inovações aos consumidores de forma célere. Actualmente, na maioria dos desenvolvimentos destas soluções de pagamento é célere, todavia o desafio passa por acelerar a disponibilização das mesmas aos consumidores. É importante que estes novos meios e serviços sejam disponibilizados aos consumidores para que a sua confiança nos meios de pagamentos se mantenha e os vários intervenientes no sector dos pagamentos também possam continuar a investir na inovação.