Nova tecnologia substitui QR codes
Chama-se Clickable Paper e permite apontar um smartphone para qualquer imagem impressa num documento e aceder a conteúdos online relacionados
![Rita Gonçalves](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Rita Gonçalves
Reserva Vinhas Velhas da Casa das Gaeiras premiado no Concurso Vinhos de Lisboa
AICEP lança manuais de e-commerce para apoiar empresas
Sonasol renova parceria com a Associação Just a Change
Go Chill lança novo sabor de bebida
Carlsberg com nova campanha
Vinho da Póvoa de Lanhoso premiado em concursos internacionais
Brother Iberia atinge recorde histórico com 87,5 milhões de euros de volume de negócios
Fenalac defende simplificação e mais transparência nas medidas do PEPAC
Edenred planta mais de 1500 árvores com ação no Rock in Rio Lisboa
Activia lança novo Kefir de sabor a Manga
A Ricoh apresentou o Clickable Paper, uma nova tecnologia que permite aos consumidores apontar um iPhone ou smartphone Android para qualquer imagem impressa num documento e aceder a conteúdos online relacionados – a chamada “realidade aumentada”.
“Isto sem utilizar os actuais e inestéticos QR codes, semelhantes aos códigos de barras”, explica um comunicado da especialista em Soluções de Escritório, Impressão de Produção.
O Clickable Paper é aplicável a qualquer tipo de suporte de impressão, incluindo jornais, revistas, direct mail, livros, catálogos e posters. Todos os tipos de informação digital ou serviços podem ser ligados, incluindo conteúdos multimédia, websites, serviços de e-commerce e redes sociais.
Esta tecnologia permite disponibilizar conteúdos multimédia aos clientes e é imediatamente graças a um logotipo de fácil identificação.
“O Clickable Paper é uma tecnologia muito interessante para serviços transversais de marketing e publicidade. Ao integrar o processo de criação de conteúdos com a nossa tecnologia, os clientes terão acesso a uma forma simples e elegante de aumentar o valor acrescentado dos suportes impressos. O fim dos QR codes é agora uma realidade, sendo substituído por uma tecnologia com mais vantagens”, afirma Jorge Silva, Director de Marketing da Ricoh Portugal
A tecnologia Clickable Paper inclui uma aplicação móvel e um processo de criação de conteúdos que estabelece a ligação entre o conteúdo online e qualquer segmento ou ‘hostpot’ do suporte de impressão. O smartphone é apontado para o hotspot no suporte de impressão, a imagem capturada é identificada e reconhecida. Depois de reconhecido o hotspot, o utilizador pode aceder a uma série de conteúdos online relacionados, onde pode ser redirecionado para um link da Amazon, um vídeo do Youtube ou para um website. Poderá até partilhar essa informação no Twitter ou Facebook”