Ferramenta online para prevenir a perda no retalho, por Mariano Tudela (Checkpoint)
Está disponível uma nova ferramenta do ECR Shrinkage que ajuda na construção de um modelo piramidal de análise da estrutura de segurança e prevenção da perda
Rita Gonçalves
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
Delnext oferece o envio de bens essenciais para corporações de bombeiros
Novo Impossible Coffee da Delta chega de São Tomé e Príncipe
Pingo Doce ao lado das corporações de Bombeiros de todo o país
Associações empresariais portuguesas pedem alargamento da implementação do Regulamento Anti Desflorestação
Gallo com nova edição colecionável que homenageia a Portugalidade
Por Mariano Tudela, Director-Geral da Checkpoint para o Sul da Europa e França
A segurança dos artigos e a manutenção de um determinado nível de experiência de compra é essencial e fundamental ao sucesso de cada empresa, muito mais no sector do retalho.
Contudo, ao nível da construção de uma solução eficaz e adequada não é necessariamente a simplicidade de um sistema de alarmes que ajudará na hora de proteger mercadorias e manter clientes.
Compreender as especificidades e necessidades de cada retalhista e loja é o principal ponto de partida para a edificação de uma solução perfeita. Ainda assim, os erros que podem ser cometidos podem também ser evitados com a aprendizagem que é possível fazer com algumas falhas detectadas noutras empresas.
Deste modo, está disponível uma nova ferramenta do ECR Shrinkage Group, construída em colaboração com a Checkpoint, que faz isso mesmo, ajuda na construção de um modelo piramidal de análise da estrutura de segurança e prevenção da perda de cada empresa. Com a resposta simples a algumas questões, e usando um método comparativo de análise, esta ferramenta constrói uma pirâmide de análise quer das potencialidades e mais-valias dos sistemas implementados, como apresenta quais as principais áreas a trabalhar. Deste modo, e baseando-se em processos comuns a diferentes empresas do sector (para a sua construção estiveram envolvidos grandes retalhistas com presença mundial como sejam a Tesco, Sainsburys, AS Watson, Wall-Mart e Ahold) é possível delinear planos a seguir em cada empresa.
Ao ser totalmente gratuita, esta ferramenta foi construída, de acordo com o seu principal percursor, o professor Adrian Beck da Universidade de Leicester, com o intuito fundamental de ajudar as organizações a entenderem o seu negócio, a sua perda e a sua gestão e prevenção de perda, numa lógica de encarar o futuro para lá da mesma, e mantendo os níveis de confiança quer da empresa face ao lucros futuros, quer dos clientes para com a qualidade do serviço prestado e da experiência de compra que encontram em cada ida à loja.
Podemos assim entender que, na hora de construir para cada empresa um modelo de prevenção da perda, será sempre fundamental contar não só com a expertise dos colaboradores e fornecedores de soluções, mas também com a experiência de outras empresas no mercado, de maneira a encarar o futuro e as novas formas de furto de uma maneira mais inteligente e que possa antecipar perdas desconhecidas.
A ferramenta está disponível em: ecr-shrink-group.com/benchmarking-tool.