J. Antonio Valls, director de Alimentaria 2014
As novidades da Alimentaria Barcelona 2014
A Alimentaria Barcelona 2014 já abriu portas e decorre até 3 Abril. J. Antonio Valls, director da feira, revela as novidades da edição deste ano, assim como as principais apostas da organização
![Rita Gonçalves](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Rita Gonçalves
Reserva Vinhas Velhas da Casa das Gaeiras premiado no Concurso Vinhos de Lisboa
AICEP lança manuais de e-commerce para apoiar empresas
Sonasol renova parceria com a Associação Just a Change
Go Chill lança novo sabor de bebida
Carlsberg com nova campanha
Vinho da Póvoa de Lanhoso premiado em concursos internacionais
Brother Iberia atinge recorde histórico com 87,5 milhões de euros de volume de negócios
Fenalac defende simplificação e mais transparência nas medidas do PEPAC
Edenred planta mais de 1500 árvores com ação no Rock in Rio Lisboa
Activia lança novo Kefir de sabor a Manga
A Alimentaria Barcelona 2014 já abriu portas e decorre até 3 Abril. J. Antonio Valls, director da feira, revela as novidades da edição deste ano, assim como as principais apostas da organização
Quais as principais novidades da edição de 2014 da Alimentaria Barcelona?
Uma das principais novidades da feira é o “ The Alimentaria Experience”, um ‘show’ gastronómico inovador e interactivo que conta com cerca de 50 chefs espanhóis que somam, em conjunto, 50 estrelas Michelin, como Joan Roca, Carme Ruscalleda, Pedro Subijana e Martín Berasategui. Também há novidades no “The Alimentaria Hub”. O espaço dedicado à inovação e internacionalização inclui este ano uma área para empreendedores e ‘startups’ e a apresentação das tendências mundiais em alimentação.
Quanto à área de exposição, repetimos divisão do certame em 14 salões temáticos, mas ampliámos alguns sub-sectores como a padaria, pastelaria e especialidades italianas, entre outros.
Quais as grandes apostas da organização?
A Alimentaria 2014 quer ser mais internacional e, por isso, dobrámos esforços para atrair compradores de todo o mundo, em especial da Ásia, Estados Unidos e América Latina, além da Europa. Seleccionamos e convidámos compradores internacionais de mais de 60 países, que celebrarão até 8.000 reuniões com as empresas expositoras.
Qual a evolução da participação de expositores portugueses na edição deste ano? Quantos expositores portugueses vão participar?
Este ano contamos com a representação de mais de 50 empresas portuguesas. Em comparação com a edição passada, aumentou a participação directa de empresas de Portugal, isto é a contratação directa de stands, mais de 60%. Na sua grande maioria, estão no Pavilhão Multi-Produto.
Quais as regiões do mundo mais representadas este ano?
Praticamente, a participação estrangeira mantém-se ao mesmo nível da edição passada. O Pavilhão Internacional é o mais visitado da feira, reúne a participação institucional e de empresas oriundas de mais de 50 países. Esta edição, destaca-se a maior presença de países asiáticos, com a China à cabeça, seguida da Coreia do Sul, Tailândia, Japão, Sri Lanka e Indonésia, entre outros. A América Latina e a Europa são as regiões com mais empresas expositoras.
Quantos visitantes são esperados?
Esperamos cerca de 140.000 visitantes, 35% internacionais.
Qual a área da feira? Qual a evolução face à edição anterior?
As cifras da Alimentaria, quanto ao espaço, expositores e visitantes, estão muito estáveis desde 2010. As empresas do sector confiam na Alimentaria porque sabem que encontram oportunidades para abrir novos mercados, consolidar os seus produtos no exterior e inovar, objectivos chave para serem competitivas e crescerem.
Este ano, o ritmo de contratação foi similar à última edição: a superfície de exposição é equivalente à de 2012, cerca de 95.000m2, quase todo o recinto “Gran Vía de Fira de Barcelona”. Em alguns sectores, como o Salão Intercarn (dedicado à carne e derivados) ou o dedicado às marcas multi-produto, temos vindo a aumentar o espaço previsto no início para dar resposta à procura.