Portugueses não sabem o que é consumo sustentável
Grande parte dos consumidores não consegue definir com clareza o conceito de consumo consciente, segundo um estudo da GFK, divulgado na 2ª conferência do Fórum do Consumo
Rita Gonçalves
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Grande parte dos consumidores não consegue definir com clareza o conceito de consumo consciente, consumo sustentável ou mesmo consumo responsável, conclui um estudo, realizado pela GfK em parceria com a European Recycling Platform (ERP), e apresentado no âmbito da 2ª Conferência “Fórum do Consumo: Consumo consciente: um paradigma do presente, um imperativo para o futuro”.
Ainda que familiarizados com os conceitos, os portugueses não conseguem definir exactamente o que são e representam para a sociedade. Embora alguns arrisquem definições como “Não gastar mais do que o dinheiro disponível”, ou mesmo “Não consumir mais do que se precisa”, na verdade, as palavras consciente, responsável e sustentável, associadas a consumo, não conseguem ser claramente definidas.
Segundo o estudo, 40% dos inquiridos afirma que, ao adquirir produtos frescos, tem preferência por produtos de origem portuguesa. Já no que respeita ao valor despendido na compra, apenas 10% dos inquiridos afirma preferir despender um pouco mais do seu orçamento na compra.
“Consumo sustentável ou responsável representa tão simplesmente o que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer as necessidades futuras. Isto é, consumir o essencial, tendo em conta os impactos ambientais, sociais e económicos das empresas e dos seus produtos”, afirma José Rousseau, Presidente do Fórum do Consumo e colaborador do HIPERSUPER.
“Para ser um consumidor sustentável, basta ter em conta pequenos gestos do dia-a-dia que fazem toda a diferença. Pequenos gestos como adquirir apenas os bens que necessita, optar por produtos ecológicos ou mesmo evitar o uso de embalagens descartáveis são pequenos passos que podem fazer toda a diferença para o meio ambiente”.