Portugueses mantêm optimismo cauteloso
A disposição para comprar continua a ser o pior indicador dos consumidores portugueses
Rita Gonçalves
Gama de bolachas Nacional ganha nova imagem
Opentext e Stratesys assinam acordo para implementação de soluções na gestão de qualidade nas empresas
Vale da Rosa lança formato pick & go
Vinhos exclusivos da Garrafeira Continente conquistam 18 medalhas no Concours Mondial de Bruxelles
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
Os consumidores portugueses começam lentamente a ter mais confiança na retoma da economia, embora os indicadores das expectativas económicas e de rendimentos continuem a manter um nível muito baixo, revela a sondagem do Consumer Climate Europe da GfK.
As expectativas económicas registam o melhor valor desde Outubro de 2009 (-2 pontos), encontrando-se quase em linha com a média plurianual de 0 pontos. No final do ano passado, o indicador registava um nível de -12,4 pontos; e há um ano registava -43,4 pontos.
Relativamente às expectativas de rendimentos, os europeus sentem-se mais optimistas no desempenho económico. O indicador manteve-se em -23 pontos, o mesmo valor que em Dezembro e recuperou face a Março de 2013 (-50,8 pontos).
Já a disposição para comprar continua a ser o pior indicador dos consumidores portugueses. Caiu para -33 pontos, para um nível de quase 6 pontos abaixo daquele registado no final do ano passado. Todavia, há 12 meses, a situação ainda era pior, com o indicador a atingir -44,7 pontos.