As vantagens do Outsourcing
Mais do que uma medida de redução de custos, o outsourcing tem-se revelado “uma ferramenta poderosa para ajudar as empresas a alcançarem novos níveis de serviço aos clientes”, revela Pedro Quintela, director-geral da Xerox Portugal
Rita Gonçalves
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
“Os tempos que vivemos nos últimos anos têm sido muito exigentes e têm apelado ao melhor de nós, enquanto cidadãos e gestores. Isto tem exigido que as empresas repensem e se foquem naquilo em que assenta verdadeiramente o seu negócio, para se manterem competitivas”, afirmou Pedro Quintela, director-geral da Xerox Portugal, por ocasião da Conferência “Outsourcing: o desafio para o crescimento nas empresas portuguesas”.
“De um modo geral, o tecido empresarial português tem vindo a apostar na descentralização de vários serviços e na alocação dos mesmos a entidades terceiras (outsourcing), entidades essas que possuem a especialização de diversas áreas, com equipas e recursos dedicados, experientes e capazes de elevados níveis de eficácia na gestão de processos organizacionais”, explica.
O outsourcing tem sido “uma das soluções mais procuradas pelas empresas nacionais e internacionais”, revela, por sua vez, Miguel Barbosa, Adjunto do Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade. “Em Portugal, têm sido instalados vários centros de serviços para o efeito, sobretudo pela mão-de-obra qualificada e custos competitivos, pela estabilidade do contexto social ou pela flexibilidade na legislação laboral. Neste contexto, segundo a Gartner, o nosso País está pelo quarto ano consecutivo no grupo dos 14 países desenvolvidos líderes na prestação de serviços ‘offshore’ das TI (Tecnologias de Informação) e Business Process Outsourcing”.
Guilherme Ramos Pereira, Secretário-geral da Associação Portuguesa de Outsourcing, acrescenta que, mais do que uma medida de redução de custos, o outsourcing tem-se revelado “uma ferramenta poderosa para ajudar as empresas a alcançarem novos níveis de serviço aos clientes. Além disso, tem sido mobilizador da redistribuição da riqueza em Portugal, sendo dos poucos sectores que contribui para a dinâmica económica do País e das organizações”.