PUB
PUB
Distribuição

Tudo o que precisa saber sobre ‘Big Data’

A tecnologia permite cruzar informação proveniente dos novos canais ‘web’ com a informação estruturada do negócio para trazer uma nova perspectiva da actividade e até espreitar o futuro, revela Ilda Freitas, responsável da SAP Portugal

Rita Gonçalves
Distribuição

Tudo o que precisa saber sobre ‘Big Data’

A tecnologia permite cruzar informação proveniente dos novos canais ‘web’ com a informação estruturada do negócio para trazer uma nova perspectiva da actividade e até espreitar o futuro, revela Ilda Freitas, responsável da SAP Portugal

Rita Gonçalves
Sobre o autor
Rita Gonçalves
Artigos relacionados
Sabe bem neste verão: as sugestões de Francisca Fernandes, deputy head of offer da makro Portugal
Retalho
Cartão Continente com novo modelo de descontos
Retalho
Centros Comerciais geridos pela CBRE assinalam Dia Mundial da Pessoa Com Doença de Alzheimer
Retalho
Ferbar expande gama tropical
Alimentar
Projeto web de Luís Gradíssimo com novidades
MO e Zippy promovem evento dedicado ao eco design e eco engenharia
Retalho
Queijos Santiago lança nova tábua com gama Alavão
Alimentar
Sabe bem neste Verão: a sugestão de Ângela Sarmento, diretora de marketing e comunicação dos Supermercados Apolónia
Retalho
Auchan de Setúbal reabre com conceito inovador e sustentável
Retalho
Desafios da alimentação animal vão ser debatidos pelos industriais do setor
Alimentar

O ‘Big Data’ permite cruzar informação proveniente dos novos canais ‘web’ com a informação estruturada do negócio para trazer uma nova perspectiva da actividade e até espreitar o futuro, revela Ilda Freitas, responsável da SAP Portugal

1. O que é?

O Big Data é a capacidade de gerir essencialmente três grandes vertentes dos dados: volume, velocidade e variedade. São três apectos muito críticos, sobretudo junto das empresas que foram ao longo dos últimos anos guardando dados da actividade.

No retalho, onde há volumes enormissímos de informação, estas três características aplicam-se particularmente. Dados e informação não são a mesma coisa. Dados há muitos, mas as empresas não sabem o que fazer com estes ou sentem incapazes de os tratar e trazer valor para elas próprias. O Big Data traz esta capacidade de transformar dados em informação, indepententemente do volume de dados que se tem, da velocidade a que se precisa de o fazer ou da variedade desses mesmos dados.

2. Como se transformam dados em informação útil?

Houve uma grande alteração tecnológica, deixámos de ter os dados em disco para passá-los a ter em memória, na nuvem. Ou seja, há a mesma capacidade de ir buscar dados, mas agora com muito mais rapidez. Posso ir buscar um espectro alargadíssimo de dados. Daí a variedade e a velocidade. Porque os negócios estão sempre a acontecer. Os comerciais, por exemplo, ao mesmo tempo que analisam os dados de cliente, prescisam simultâneamente de novas e diferentes perspectivas: do mercado, da categoria, dos canais, da loja, diferentes horas e momentos do dia, combinando estes indicadores com uma série de variáveis, como os novos canais, os novos perfis de cliente e a forma com as pessoas interagem entre si, por exemplo.

3. A informação está disponível em tempo real?

Sim. Em tempo real significa precisamente ter ‘insigths’ do negócio que são válidos no momento e conseguir aceder a estes a qualquer momento.

Além desta capacidade de tratar grandes volumes mais elevados de informação naquele momento, consigo ter indicadores críticos de negócio, que me ajudam a tomar decisões e replanear o meu negócio em segundos e naquele momento, se for caso disso. Posso virar a minha perspectiva de pernas para o ar.

4. Quando chegou a Portugal?

A SAP apresentou o Big Data ao mercado em 2010, mas ninguém entendeu o conceito. Gradualmente, comecaram-se a fazer protótipos, nomeadamente junto das empresas pioneiras, e começou a aplicar-se a tecnologia no contexto real das empresas. Esses protótipos é que mostraram às empresas as possíveis aplicações da tecnologia.

Mais recentemente, tivémos um camião em Lisboa onde mostrámos um conjunto de cenários, alguns inesperados, com aplicações da tecnologia. Neste momento, já começa a haver um conjunto grande de experiências que provam que há realmente um valor concreto e que motiva aqueles que não aderiram a pensar de forma mais séria em dar esse passo.

5. Big Data pode ser traduzido por informação inteligente?

Não, informação inteligente já tinhamos antes. Já tinhamos a capacidade de ter processos de negócio inteligentes nas nossas aplicações. O que acontece agora é que consigo cruzar muitas mais variáveis ao longo do tempo e ir buscar informação não estruturada, que era uma coisa que não acontecia. Ou seja, toda a informação que estava em tabelas e documentos dispersos. A informação solta e o texto livre não eram consideradas neste processo e agora é possivel juntar os dois mundos. A inteligência enriquece-se. O Big Data permite que toda a informação proveniente de todos os novos canais de web seja passível de ser trazida para o negócio, juntá-la com a informação estruturada e conjuntamente trazer uma nova perspectiva da actividade e do que pode ser o futuro.

6. Quais as áreas de aplicação da tecnologia?

No camião de inovacão tinhamos o exemplo de uma aplicação com capacidade para interagir com os fãs num estádio, por exemplo. A informação produzida ao mesmo tempo que decorre o evento desportivo e a forma como essa informação é utilizada naquele momento para melhorar a experiência daquele adepto. Enquanto está naquele espaço, o fã tem opiniões, necessidades e expectativas.

7. Quais os benefícíos para o negócio dos retalhistas?

No camião tinhamos também um exemplo, designado ‘costumer engagement inteligence’, que tem a ver com toda a informação que existe sobre os clientes e aquilo que se pode fazer com esta para identificar áreas de crescimento em segmentos de clientes. Primeiro segmentar adequadamente os clientes com base em multi-dimensão e perceber quais os clientes com potencial.

Desenvolvemos ainda uma máquina de venda automática, dotada um menu táctil que exibe todos os produtos à venda. Pode perguntar se quer pagar já ou fazer mais compras. Permite pagar com o telemóvel. Se houver promoções, a máquina apresenta-as. É possível também oferecer um produto da máquina a um colega, desde que este esteja registado. A máquina recebe ainda sugestões de novos produtos por parte do utilizador e pode exibir um ranking dos produtos mais vendidos.

Depois há ainda a informação logística que a máquina envia, monitorável sobre esta ou eventualmente sobre milhares ou milhões de máquinas, que oferecem mais eficiência na reposição e manutenção da máquina. No exemplo, a máquina tinha produtos alimentares mas pode também ser utilizada no comércio de serviços.

Há ainda a tecnologia ‘machine-to-machine’ que permite monitorizar o comportamento das máquinas à distância.

A Sap tem no portefólio uma aplicação, designada ‘Costumer Activity Repository’, que está a ser muito potenciada pelo Big Data. É um repositório de toda as actividade dos clientes – vendas, preferências, planeamento, dados de loja, dados de cartão – e é acessível em tempo real. Isto é possível. Posso estar ligado online com cada um dos meus POS. Saber o stock de cada loja em tempo real. Inclusive consigo em tempo real replanear as minhas reposições no dia seguinte. O mesmo é verdade para a informação de fidelização. Isto conduz ao marketing invididual ou personalizado. E consigo saber a que lojas o consumidor vai, o que compra e onde.

8. Como a tecnologia facilita a segmentação?

É necessário ter um canal aberto com o cliente. Pode ser através uma ‘app’ instalada que me autoriza a localizá-lo ou porque o cliente está logado e está a utilizar a app para fazer compras, por exemplo.

Estão pessoas a circular na minha loja, que me autorizaram a indentificar a sua localização. Consigo aceder ao seu nome e à média de gasto, por exemplo. Se o cliente está a usar a app para fazer as compras e se criou uma lista, posso dar-lhe propostas para cada um dos produtos. Ou aliciar o cliente com propostas que estão na moda, por exemplo, mas não são da marca que está na lista.

9. As funcionalidades do Big Data estão activas em Portugal?

Ainda não. Há um projecto com o metro de Toronto, que fez uma parceria com os retalhistas instalados nas áreas junto às estações, para através da sua própria aplicação fornecer indicações sobre promoções, ofertas, iniciativas ou acontecimentos. O

Big Data permite monitorizar muita informação, em simultâneo, de contexto e daquela pessoa, onde está, o que está a fazer ou simplesmente enviar um alerta a convidar uma visita à loja.

10. Qual o investimento?

Temos uma oferta – designada Hana Entreprise Cloud – que consiste na capacidade de alojar em cloud as aplicações tirando partido da capacidade de big data e simultaneamente podendo ter um modelo de subscrição ou licenciamento com um ‘fee’ mensal.

Adicionalmente, existem nesta oferta uma série de serviços. Porque muitas das empresas já têm aplicações instaladas e há toda uma migração daquilo que era o ambiente tradicional para um contexto em cloud que, às vezes, até tem de ser faseado. Existe um modelo híbrido, onde tenho simultaneamente os dois, às vezes por uma questão legal ou de segurança. Actualmente, ainda não há total abertura para colocar tudo em cloud. Temos o serviço que faz a migração de todo ou parte para a cloud e depois fornecemos todo o suporte.

 

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

Artigos relacionados
Sabe bem neste verão: as sugestões de Francisca Fernandes, deputy head of offer da makro Portugal
Retalho
Cartão Continente com novo modelo de descontos
Retalho
Centros Comerciais geridos pela CBRE assinalam Dia Mundial da Pessoa Com Doença de Alzheimer
Retalho
Ferbar expande gama tropical
Alimentar
Projeto web de Luís Gradíssimo com novidades
MO e Zippy promovem evento dedicado ao eco design e eco engenharia
Retalho
Queijos Santiago lança nova tábua com gama Alavão
Alimentar
Sabe bem neste Verão: a sugestão de Ângela Sarmento, diretora de marketing e comunicação dos Supermercados Apolónia
Retalho
Auchan de Setúbal reabre com conceito inovador e sustentável
Retalho
Desafios da alimentação animal vão ser debatidos pelos industriais do setor
Alimentar
PUB
Retalho

Sabe bem neste verão: as sugestões de Francisca Fernandes, deputy head of offer da makro Portugal

Francisca Fernandes sugere a nova Burrata da nossa marca própria METRO Chef e “porque o verão nos remete igualmente para a frescura da fruta” a gama de Sumos Rioba.

Hipersuper

“Embora nos aproximemos do final do verão, há sabores que continuam a trazer a frescura desta estação e, ao mesmo tempo, permanecem absolutamente intemporais”, começa por sublinhar Francisca Fernandes. “Um desses exemplos é a nova Burrata da nossa marca própria METRO Chef. Este queijo italiano, envolto numa delicada camada de mozzarella, revela no seu interior uma cremosidade irresistível, proporcionando uma textura suave e rica”, sugere para estes dias. “Um toque gourmet que eleva qualquer prato, seja uma salada fresca ou uma pizza reconfortante para dias mais frios. Um produto pensado especialmente para o nosso portefólio direcionado a clientes da restauração italiana, que procuram qualidade e autenticidade dos produtos dessa origem”, acrescenta.

“E porque o verão nos remete igualmente para a frescura da fruta destaco a nossa gama de Sumos Rioba, também uma marca própria disponível na makro”. Com sabores como ananás, laranja, maçã, pêssego e tomate, estes sumos 100% naturais são incrivelmente versáteis, para Francisca Fernandes são “perfeitos tanto para serem servidos como bebida refrescante como para serem utilizados como ingredientes em criações culinárias ou de bar, adaptam-se à criatividade dos profissionais que confiam na nossa oferta para inovar”.

 

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
Retalho

Cartão Continente com novo modelo de descontos

O Cartão Continente tem disponível a partir desta segunda-feira o Continente Carrega, um programa pioneiro que vai promete permitir a todos os clientes descontos de 5% ou 10% nas lojas Continente.

Hipersuper

O Continente Carrega combina a fidelização com um modelo de subscrição que oferece desconto em todas as compras. O retalhista informa que através deste programa, os clientes que carregarem o saldo do seu Cartão Continente entre 50€ e 90€ podem usufruir de 5% de desconto, em todas as suas compras, durante 30 dias. Se carregarem com um valor igual ou superior a 100€, têm um desconto de 10%, por igual período, em todas as compras.

O saldo carregado e acumulado no Cartão Continente também pode ser utilizado em mais de dois mil pontos de venda, nos parceiros do programa, como Galp, Wells, MO, Meu Super, Zippy, Bagga, note!, Go Natural, ZU, Pizza Hut, Pans&Company, KFC, Pasta Caffé, Miit, SOL, TacoBell, Home Story e TAP Miles & Go.

“O Continente Carrega vem confirmar o compromisso que temos com o empoderamento das pessoas oferecendo mais benefícios aos nossos clientes. É uma solução inovadora, sem paralelo no mercado. Até 31 de janeiro, dá aos clientes a liberdade de decidir que desconto querem em todas as suas compras. Esta oferta flexível, acima de tudo, democratiza o acesso à poupança, permitindo às famílias gerirem melhor o seu orçamento, ao mesmo tempo que maximizam os ganhos, diariamente”, afirma Filipa Appleton, head of brand & marketing do Continente.

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
Retalho

Centros Comerciais geridos pela CBRE assinalam Dia Mundial da Pessoa Com Doença de Alzheimer

No próximo sábado assinala-se o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer e os centros comerciais geridos e comercializados pela CBRE, vão assinalar esta data.

Hipersuper

No próximo sábado, dia 21 de setembro, assinala-se o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer e os centros comerciais geridos e comercializados pela CBRE, vão assinalar a data com uma ação de sensibilização em parceria com a Associação Alzheimer Portugal, única organização em Portugal, de âmbito nacional, especificamente para promover a qualidade de vida das Pessoas com Demência e dos seus familiares e Cuidadores.

Nos dias 21 e 22 de setembro, os visitantes dos Centros Comerciais 8ª Avenida, Alameda Shop&Spot, Alma Shopping, LeiriaShopping, LoureShopping, RioSul Shopping, Nosso Shopping, Forum Madeira e UBBO vão ser convidados a partilhar uma memória que será eternizada através de uma ilustração. Para tal, vão contar com um ilustrador no local que vai estar a dar forma às memórias de cada pessoa, através de uma representação visual em papel que poderá ser guardada ou oferecida a alguém especial para que um dia, através dessa pessoa e dessa ilustração, possa vir a ser recordada da mesma.

Ao mesmo tempo que os visitantes partilham a sua memória são convidados a conhecer mais sobre a Casa do Alecrim, lar específico da Alzheimer Portugal para Pessoas que vivem com Demência e a contribuir para a angariação de fundos da Associação, cujo objetivo é expandir e requalificar este lar.

“Na CBRE trabalhamos diariamente para ter um papel ativo junto das comunidades e esta parceria com a Associação Alzheimer Portugal é mais uma prova disso. Sabemos que a doença de Alzheimer está, infelizmente, cada vez mais presente na casa de milhares de portugueses. Isto faz com que muitas das pessoas que visitam diariamente os nossos Centros Comerciais sejam, direta ou indiretamente, impactados por esta doença. Com esta ação pretendemos, não só sensibilizar a comunidade para a realidade de quem vive com Doença de Alzheimer ou outra Demência, como informar de que forma associações como a Alzheimer Portugal podem ser uma rede de apoio fundamental para promover a qualidade de vida das Pessoas com Demência e dos seus familiares e Cuidadores”, refere Mónica Pinto Coelho, diretora de marketing na CBRE.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
Alimentar

Ferbar expande gama tropical

Nos últimos anos, esta gama tem-se destacado no portefólio da Ferbar, sendo atualmente uma das linhas de produtos mais importantes da marca. As mais recentes adições são a Mistura Preparada para Pão de Queijo e o Kimilho Flocão.

Hipersuper
tagsFERBAR

A Gama Tropical da Ferbar,  que conta com uma ampla variedade de produtos, incluindo Coco Ralado, Tapiocas, Polvilho Doce, Polvilho Azedo, Farofas Prontas e Farinha de Mandioca, têm duas novidades: Mistura Preparada para Pão de Queijo e o Kimilho Flocão.

“A inclusão destes novos produtos na Gama Tropical é uma excelente adição para os amantes da culinária brasileira. Agora, é mais fácil preparar em casa receitas autênticas e deliciosas. A praticidade da mistura preparada para pão de queijo e a versatilidade do Kimilho Flocão trazem ainda mais sabor e diversidade às cozinhas dos nossos consumidores em Portugal. Estes produtos refletem o nosso compromisso em trazer inovação e qualidade, permitindo que todos desfrutem dos sabores vibrantes do Brasil de maneira simples e conveniente.”, sublinha José Loureiro, brand marketing manager da Ferbar.

A Mistura Preparada para Pão de Queijo da Ferbar simplifica a preparação de uma das iguarias mais conhecidas do Brasil, os pães de queijo. Feitos com polvilhos e queijo, estes pães são crocantes por fora e macios por dentro, perfeitos para servir como entrada ou snack em qualquer ocasião. A mistura preparada da Ferbar rende, em média, 24 pães de queijo e é naturalmente isento de glúten.

O Kimilho Flocão da Ferbar é produzido a partir de farinha de milho hidratada, que é triturada e torrada. Durante o processo de produção, os grãos de milho são prensados e pré-cozidos, tornando a preparação em casa mais rápida e fácil. Este ingrediente, tradicional do Brasil, é utilizado para fazer cuscuz nordestino, polenta, bolos e salgados. Além disso, é naturalmente isento de glúten e lactose.

A Mistura Preparada para Pão de Queijo e o Kimilho Flocão da Ferbar já estão disponíveis nos pontos de venda habituais.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB

Projeto web de Luís Gradíssimo com novidades

O projeto Luís Gradíssimo – Vinho e Gastronomia, site dedicado ao mundo do vinho e da gastronomia, está a celebrar o seu primeiro aniversário e, para assinalar a data, o autor preparou uma série de novidades exclusivas, reforçando o compromisso com a partilha de conhecimento e experiências no universo da Enogastronomia.

Hipersuper

O projeto Luís Gradíssimo – Vinho e Gastronomia, site dedicado ao mundo do vinho e da gastronomia, está a celebrar o seu primeiro aniversário e, para assinalar a data, o autor preparou uma série de novidades exclusivas, reforçando o compromisso com a partilha de conhecimento e experiências no universo da Enogastronomia. A “Sala de Prova”, acessível a partir de luisgradissimo.com é a grande novidade deste espaço web e será exclusiva para subscritores.

Trata-se de um espaço de prova de vinho, online e em direto, com uma sessão a cada quinzena. Em cada momento, Luís Gradíssimo apresentará um vinho e abordará um tema específico, que poderá ser uma região, uma casta, um estilo de vinho, entre outros assuntos. Este espaço inovador e interativo proporciona uma forma divertida e educativa de provar vinhos, promovendo a partilha de conhecimentos e experiências no vasto mundo do vinho, é explicado em comunicado.

“Em cada sala de prova haverá um vinho em destaque que servirá de base para esse momento. Para além da nota de prova, aproveitaremos para falar de cada temática que se relaciona. Será uma experiência onde se prova e se aprende”, refere Luís Gradíssimo, mentor do projeto.

O projeto, que arrancou há um ano, tem vindo a conquistar cada vez mais público interessado em aumentar o conhecimento nesta área. Desde notas de prova de vinhos a provas verticais, breves apontamentos sobre harmonização de comida e vinho até à descrição de menus de degustação e de restaurantes, a página oferece ainda artigos de opinião e o podcast “Pode Conter Sulfitos”.

Algumas publicações da página, como guias de vinho e outros conteúdos exclusivos, serão agora de acesso restrito e reservadas a subscritores pagos.

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
Retalho

MO e Zippy promovem evento dedicado ao eco design e eco engenharia

Os dois projetos vencedores do Eco-Contest vão ter a oportunidade de desenvolver uma colaboração com a MO e a Zippy, que poderá assumir várias formas, como um estágio, um projeto de consultoria ou uma parceria freelance.

Hipersuper

A MO e a Zippy preparam um evento pioneiro focado no eco design e na eco engenharia, com o objetivo de capacitar os participantes para práticas sustentáveis ao longo de toda a cadeia de valor. Integrado no consórcio be@t – bioeconomia no setor têxtil, o evento vai ter lugar no Sonae Maia Business Center, na Maia, e contará com workshops e um concurso destinado a estudantes e profissionais interessados em moda sustentável.

Segundo a organização, durante a manhã de 7 de outubro, os workshops abordarão temas fundamentais como o eco design e eco engenharia de produto, sourcing, modelação, controlo de qualidade, sustentabilidade e gestão da cadeia de abastecimento. Especialistas da MO e da Zippy vão conduzir estas sessões, com o objetivo de proporcionar uma compreensão aprofundada das diferentes fases do desenvolvimento de produto, sempre com foco na aplicação de princípios sustentáveis, informa.

No mesmo dia, será lançado o concurso Eco-Contest, que desafia os participantes a apresentar propostas de inovações em produtos-chave das marcas, com base em três critérios principais: reciclabilidade e circularidade; propriedades físicas e funcionais relacionadas com a sustentabilidade; e viabilidade financeira. A fase inicial do concurso termina a 25 de outubro, com o anúncio dos dez projetos finalistas marcado para 1 de novembro e os vencedores serão revelados a 13 de dezembro.

Este evento conta com 50 vagas disponíveis, abertas ao público em geral, embora com um foco especial em estudantes universitários das áreas de Engenharia Têxtil, Design de Moda e disciplinas afins. O objetivo é inspirar e preparar a próxima geração de líderes da moda sustentável, oferecendo uma plataforma para que possam demonstrar o seu talento e compromisso com a inovação responsável.

Os dois projetos vencedores do Eco-Contest vão ter a oportunidade de desenvolver uma colaboração com a MO e a Zippy, que poderá assumir várias formas, como um estágio, um projeto de consultoria ou uma parceria freelance. Esta colaboração permitirá aos vencedores adquirir experiência prática no desenvolvimento de produtos sustentáveis, contando com o apoio das equipas das marcas.

 

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
Alimentar

Queijos Santiago lança nova tábua com gama Alavão

A Tábua de Queijos Alavão vem reforçar a gama de tábuas da Queijos Santiago e já está disponível nos super e hipermercados em todo o país, juntamente com a Tábua Seleção, Tábua Sabores e Tábua Clássica.

Hipersuper

A Queijos Santiago acaba de alargar a sua gama de Tábuas, apresentando a quarta tábua, desta vez de Queijos Alavão.

Contando com as típicas três cunhas de pasta semi-firme, a tábua é composta pelo Queijo de Vaca Curado com Trufa Negra, Queijo de Vaca Curado Clássico e Queijo de Vaca Curado com Manjericão e Tomilho. Três queijos que respeitam a diversidade entre os seus sabores, aromas e texturas, de forma a proporcionar a melhor experiência gastronómica para o consumidor.

Sendo umas das preferidas entre os amantes de queijo, a gama Queijos Alavão destaca-se pela sua produção com leite de vaca pasteurizado 100% português. Refletindo a sua tradicionalidade portuguesa e identidade da marca, o visual inspirado nos típicos azulejos de Portugal e na madeira remontam às características das tábuas de queijo tão conhecidas pelos portugueses que decoram e preenchem as suas mesas, enaltece a marca em comunicado.

A produção de todas as tábuas é 100% sustentável, com embalagens 100% recicláveis e com menos de 75% de plástico.

Já conhecido em território nacional e internacional, o Queijo Alavão é uma gama que conta já com três sabores, o Original, Pimentão e – a mais recente novidade no mercado português – de Trufa Negra.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
Retalho

Sabe bem neste Verão: a sugestão de Ângela Sarmento, diretora de marketing e comunicação dos Supermercados Apolónia

“Eu sou suspeita, pois sou apreciadora de vinhos espumantes, mas quer seja à refeição, ou num fim de tarde a apreciar o pôr-do-sol, qualquer altura é boa para um espumante Apolónia”.

Hipersuper

Ângela Sarmento, diretora de marketing e comunicação dos Supermercados Apolónia não tem dúvidas: “sabe bem neste Verão, e em qualquer outra estação, os espumantes Apolónia. Seja na versão branco ou rosé, qualquer uma das opções fica bem com as comidas mais apreciadas na estação”.

E sugere: o aroma a flores brancas, ligeiramente cítrico e salino do Espumante branco vai sempre acompanhar bem com ostras, marisco cozido, peixes de confeção simples, ou aves. Para quem aprecia uma salada com salmão fumado, ou crustáceos de preparação rica, o aroma a frutos vermelhos do Espumante Rosé Apolónia é o pairing ideal.

“Eu sou suspeita, pois sou apreciadora de vinhos espumantes, mas quer seja à refeição, ou num fim de tarde a apreciar o pôr-do-sol, qualquer altura é boa para um espumante Apolónia”, sublinha.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
Retalho

Auchan de Setúbal reabre com conceito inovador e sustentável

A renovação da loja Auchan de Setúbal, com 9500 metros quadrados, durou 5 meses e visou tornar a experiência de compra dos clientes mais confortável.

Hipersuper
tagsAuchan

A Auchan Retail Portugal continua a apostar na renovação das suas lojas, com o objetivo de criar espaços modernos e mais adaptados ao mercado atual, às necessidades dos habitantes de cada região e à visão estratégica da empresa até 2032.

A renovação da loja Auchan de Setúbal, com 9500 metros quadrados, durou 5 meses e visou tornar a experiência de compra dos clientes mais confortável. Segundo a retalhista, as principais novidades são a criação de um espaço ‘desperdício zero’ dedicado aos artigos com aproximação do fim da data de validade, com vista à redução do desperdício alimentar, assim como um espaço Re-useque permite a venda de roupa em 2ª mão e a promoção da economia circular.

De forma a responder às tendências de consumo e a melhorar a experiência do cliente, a Auchan apostou na área de produtos frescos, nos produtos biológicos e a granel, nos sabores do mundo e nos artigos não alimentares. O espaço integra uma zona de restauração e cafetaria, com 100 lugares sentados, e com a oferta de diferentes opções de refeições, desde sushi e pizzas ao leitão, confecionadas diariamente na loja, e apresenta ainda um novo balcão de parafarmácia (SBE) e ótica com uma localização mais central dentro da loja, informa.

Com 370 colaboradores, a loja funciona todos os dias entre as 08h30 e as 22h00 e das 8h30 às 23h00 nas vésperas de feriado. Além disto, oferece 4 pisos de estacionamento subterrâneos no Alegro de Setúbal, um pick up DPD, que possibilita a recolha de compras efetuadas em qualquer site de venda online que sejam entregues pela DPD, e conta à semelhança das restantes lojas Auchan, com a parceria com a plataforma Too Good To Go.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
Alimentar

Desafios da alimentação animal vão ser debatidos pelos industriais do setor

O sobrecusto de 25 a 30% face aos preços de 2019, os custos da energia e a exigências ambientais europeias, como a lei da desflorestação, são questões que preocupam os industriais da alimentação animal.

Hipersuper

As XIII Jornadas e II Fórum de Alimentação Animal vão discutir, a 18 e 19 de setembro, em Santarém, o principal fator de produção da agropecuária do país. A alimentação animal representa até 70% do custo de produção da atividade pecuária que, por sua vez, representa 36% na economia agrícola nacional.

Um setor que “opera atualmente com um sobrecusto de 25 a 30% face aos preços praticados em 2019, antes da situação pandémica, da guerra na Ucrânia e da intensificação do conflito israelo-palestiniano”, sublinham os organizadores do evento.

A este desafio, acrescentam os custos de energia tendencialmente em alta, as exigências ambientais europeias, como o regulamento sobre a desflorestação (EUDR), e uma nova vaga de tensões no triângulo Europa, Estados Unidos e China, “com o consequente e previsível incremento de custos nas matérias-primas e ingredientes para a alimentação animal”.

Estas são as questões em destaque no primeiro dia das XIII Jornadas e II Fórum da Alimentação Animal, com organização da IACA (Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais) e do FeedInov CoLAB (Laboratório Colaborativo para a investigação e inovação em alimentação animal). O evento conta com a presença do Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.

Continuidade da isenção de IVA

O contexto justifica o pedido ao Governo para que mantenha no Orçamento do Estado para 2025, a isenção do IVA nas transações deste setor, que termina em 31 de dezembro de 2024, “aliviando a tesouraria de industriais e explorações agropecuárias”.

Embora o setor note como positiva a desaceleração dos últimos meses nos preços das matérias-primas mais relevantes para a atividade, como os cereais, a instabilidade geopolítica internacional, tal como os regulamentos ambientais da União Europeia, designadamente, o Regulamento Europeu sobre Desflorestação – “que limitará a quantidade de soja disponível no mercado em total cumprimento com a legislação” -, fazem prever aumentos nos custos de produção de 25 a 30 milhões de euros por ano nos alimentos para aves, suínos e bovinos em Portugal, “situação que importa ter em conta, pois são estes os animais produtores das principais fontes de proteína da alimentação humana no nosso país”, alertam os organizadores.

A importação de cereais motiva um segundo pedido por parte da indústria nacional: a definição de uma política de stocks estratégicos, “sabendo que, para tal, é imprescindível solucionar o problema da armazenagem, pública e privada, nomeadamente, no que respeita à situação da SILOPOR, que está em liquidação há 24 anos”, afirma Jaime Piçarra, Secretário-geral da IACA. “Tudo isto põe em causa a segurança do abastecimento”, acrescenta.

O primeiro dia será ainda marcado pela discussão da evolução da nutrição da alimentação animal ao longo dos últimos 30 anos. O segundo dia do encontro é dedicado à apresentação das mais recentes conquistas em termos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação na área, nomeadamente no que respeita à promoção da saúde e bem-estar animal e da sustentabilidade ambiental do setor, sem comprometer a produção de alimentos. Este evento marca uma das principais apostas da IACA e do FeedInov para responder aos desafios do futuro, constituindo-se como o ponto de encontro entre o universo empresarial, a investigação e a academia.

A IACA integra 55 associados, empresas de alimentos compostos para animais, pré-misturas e aditivos, representando 80% da produção nacional de alimentos compostos para animais e a totalidade das pré-misturas de produção nacional.

O FeedInov é uma associação sem fins lucrativos, sediada na Estação Zootécnica Nacional, Santarém, e detentora do Laboratório Colaborativo com o mesmo nome. O FeedInov CoLAB tem como missão responder aos problemas do setor pecuário no geral, da alimentação animal em particular, e integra 18 instituições parceiras, das quais uma associação empresarial, seis entidades do sistema científico nacional e onze empresa.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 Hipersuper. Todos os direitos reservados.