Metade dos produtos embalados comercializados em Espanha são marcas brancas
Quase metade dos produtos embalados (49,5%) que se compram em Espanha são da marca da distribuição
Rita Gonçalves
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
Quase metade dos produtos embalados (49,5%) que se compram em Espanha são da marca da distribuição, tendência mais acentuada na área da alimentação, segundo dados citados pela InfoRetail, fornecidos no simpósio internacional “Advances in National Brands & Private Labels in retaling (NB & PL).
Segundo Juan Carlos Gázquez, professor da Universidade de Almeria e presidente do simpósio, citado pela revista espanhola, “as marcas brancas já tinha o seu espaço no mercado antes da chegada da crise, mas esta ajudou na sua consolidação”.
Uma das consequências desta consolidação é a dificuldade, cada vez maior, para as marcas de fabricante em consolidar os seus produtos nos mercados. Segundo a professora e investigadora Barbara Deleersnyder, a chave para a sobrevivência e expansão destas marcas é o investimento em inovação de forma a impedir a entrada de novos concorrentes.
No entanto, o crescimento das vendas de produtos de marca branca tem vindo a acelerar desde o início de 2013, o que pode ser explicado pelo aumento da confiança dos consumidores. As cadeias de distribuição devem apostar forte na diferenciação, em categorias como frescos e produção local, por exemplo, para poderem consolidar-se entre as preferências dos consumidores.