Mercado de produtos tecnológicos em recuperação
O mercado português de produtos tecnológicos mantém a tendência positiva demonstrada no início do ano. Cresceu 12% e alcançou uma facturação de 525 milhões de euros
Rita Gonçalves
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
O mercado português de produtos tecnológicos mantém a tendência positiva demonstrada no início do ano. Cresceu 12% e alcançou uma facturação de 525 milhões de euros no segundo trimestre de 2014, de acordo com o índice GfK TEMAX.
Telecomunicações e Informática continuam a ser os motores do crescimento, seguidos da electrónica de consumo e dos pequenos e grandes electrodomésticos, que registam também um trimestre positivo. As áreas da fotografia e equipamento escritório continuam em queda.
Telecomunicações
No segundo trimestre de 2014, o sector das telecomunicações foi novamente aquele que apresentou melhores resultados: 140 milhões de euros, mais 29% face ao período homólogo. O smartphone é o produto estrela deste mercado. No final do semestre, regista um crescimento de quase 80% em unidades.
Pequenos Electrodomésticos
Depois de um crescimento de quase 6% no primeiro trimestre, os pequenos electrodomésticos seguem a bom ritmo, com uma evolução positiva de 10,6% no segundo trimestre.
Os preparadores de alimentos com função de cozedura continuam a ser um dos motores do mercado e, graças ao seu preço médio mais elevado, contribuem significativamente para o aumento da facturação.
Grandes Electrodomésticos
O segundo trimestre foi favorável para os grandes electrodomésticos com um crescimento de 4%, ainda assim inferior aos quase 10% registados no primeiro trimestre.
Tecnologias de Informação
Apesar do crescimento de 6,6% em valor face ao segundo trimestre de 2013, o sector de Informática cai em termos de facturação relativamente ao primeiro trimestre deste ano. Sobretudo porque o mercado dos portáteis tem mantido a tendência negativa ao longo deste semestre.
Fotografia
Nem mesmo a proximidade das férias este ano consegue evitar a acentuada queda. As vendas de câmaras digitais continuam a afundar.
Electrónica Consumo
As vendas de televisão continuam a fomentar o crescimento neste segmento, que é dos que mais cresce no segundo trimestre, mas ainda falta muito para compensar as quebras do ano anterior.