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Respostas para as empresas desafiadas pelo digital

“Os códigos de barras desmaterializados são o ponto de entrada no digital”. Esta é uma das principais conclusões do debate “Fórum para Parceiros Tecnológicos” da GS1

Ana Catarina Monteiro
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Respostas para as empresas desafiadas pelo digital

“Os códigos de barras desmaterializados são o ponto de entrada no digital”. Esta é uma das principais conclusões do debate “Fórum para Parceiros Tecnológicos” da GS1

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“Os códigos de barras desmaterializados são o ponto de entrada no digital”. Esta é uma das principais conclusões do debate “Fórum para Parceiros Tecnológicos”.

Subordinado ao tema “Dos Códigos de Barras às Soluções Digitais”, o Auditório da Microsoft Portugal recebeu mais de 80 representantes de empresas de tecnologia portuguesas e empresas a retalho. A segunda edição da iniciativa da GS1 Portugal, em parceria com a Microsoft Portugal, aconteceu no passado dia 25 de Setembro, em Lisboa.

Com o intuito de discutir ideias sobre o futuro das empresas que assistem ao avanço da era digital, proporcionando uma mudança no comportamento do consumidor, o fórum conseguiu obter respostas que “dão conta da urgência da digitalização do retalho, da experiência omnicanal, e da integração da informação (com dados fiáveis) nas plataformas online e mobile. As novas exigências ao mercado estão a transformar a proposta de valor tradicional da indústria, com o consumidor a procurar experiências de compra simples e contínuas”.

 

Sobre o autorAna Catarina Monteiro

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Perfumes e Companhia leva experiência sensorial ao festival Ageas Cool Jazz

A Perfumes & Companhia vais estar no festival Ageas Cool Jazz, que decorre em Cascais de 9 a 31 de julho, e quer proporcionar aos festivaleiros uma experiência sensorial única, combinando […]

A Perfumes & Companhia vais estar no festival Ageas Cool Jazz, que decorre em Cascais de 9 a 31 de julho, e quer proporcionar aos festivaleiros uma experiência sensorial única, combinando música e fragrâncias.

No seu stand, a Perfumes & Companhia oferece uma viagem olfativa personalizada, através de um processo interativo onde os participantes têm contato com diferentes géneros musicais e escolhem a melodia que mais os inspira: Jazz, Rock ou Pop. Com base nessa escolha, os promotores do espaço irão sugerir um perfume de algumas das marcas mais conhecidas da Perfumes & Companhia, como Mercedes-Benz, Burberry, Gucci e Givenchy, Narciso Rodriguez, entre outras. Os festivaleiros terão a oportunidade de experimentar as fragrâncias selecionadas e levar para casa amostras dos perfumes escolhidos.

A Perfumes & Companhia, entre várias iniciativas, oferecerá lenços versáteis, que podem ser usados como acessório de moda ou para proteção do sol ou do vento. A marca terá ainda um photobooth, onde os festivaleiros poderão registar momentos especiais do festival com uma polaroid aromatizada por um perfume à escolha.

 

Sobre o autorHipersuper

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Aquisição do licor Safari vai permitir à Casa Redondo crescer 70% nas exportações

A compra representa a maior aquisição de uma marca de bebidas espirituosas por uma empresa portuguesa e um “passo significativo” da Casa Redondo no seu crescimento internacional, destaca Daniel Redondo.

A Cara Redondo, proprietária do licor Beirão e cujo portfolio inclui várias outras marcas de bebidas espirituosas, anunciou a aquisição do licor Safari, marca holandesa premium lançada em 1984 na Holanda.

A compra representa a maior aquisição de uma marca de bebidas espirituosas por uma empresa portuguesa e um “passo significativo” da Casa Redondo no seu crescimento internacional, destaca Daniel Redondo, diretor executivo da empresa, em nota enviada ao Hipersuper.

A Casa Redondo adquiriu o licor Safari à Diageo Brands, fabricante de bebidas com sede em Londres, Reino Unido, e considerada o maior player mundial do setor das bebidas destiladas.

Com esta aquisição, a empresa portuguesa prevê um aumento “imediato” de cerca de 70% nas exportações globais do grupo e objetiva “triplicar este valor nos próximos cinco anos”. “A nossa empresa ambiciona fortalecer a sua presença em mercados estratégicos como Holanda, Bélgica e Alemanha”, revela ainda o diretor executivo da Casa Redondo.

“Safari é uma marca histórica no setor de bebidas espirituosas, e esta integração reforça o nosso compromisso em expandir o portefólio com ofertas premium, reconhecidas globalmente pelos consumidores”, acrescenta.

A aquisição, financiada com capitais próprios, vai permitir à empresa portuguesa criar sinergias de portefólio. O gestor fala no investimento em equipas comerciais e de marketing e no aprofundar de relações com os parceiros de distribuição, “consolidando assim a posição como um produtor de referência na categoria de licores”.

Em comunicado, a Diageo Brands informa que esta venda “está em linha com a estratégia de manter um enfoque acentuado” na gestão do seu portefólio, explicando que o licor Safari é predominantemente vendido na Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Portugal e Turquia.

“A Diageo acredita que a Casa Redondo é o proprietário certo para levar a Safari ao seu próximo capítulo de crescimento na Europa Europa e além fronteiras”, refere a empresa britânica.

Citados no comunicado, Daniel Redondo e Ricardo Redondo, diretor financeiro da Casa Redondo referem que esta transação sublinha o compromisso da empresa “de expandir o nosso portfólio com ofertas premium que que ressoam com os consumidores em todo o mundo”. “Estamos ansiosos por integrar esta marca na nossa família, continuando a inovar para os nossos clientes, garantindo ao mesmo tempo uma qualidade excecional”.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

Retalho

Auchan apoia corporações de bombeiros nos meses de verão

A Auchan pretende ajudar a suprir as necessidades essenciais que surgem no terreno durante o período de combate aos incêndios.

Durante os meses de verão, conhecidos pelo risco acrescido de incêndios, a Auchan Retail Portugal está a apoiar as corporações de bombeiros de norte a sul do país, com foco nas localidades próximas de lojas e gasolineiras Auchan, através da distribuição de bens alimentares e vales de combustível.

Segundo a Auchan Retail Portugal, em 2023 a Auchan Energy forneceu a cada corporação de bombeiros um voucher de combustível de 500 euros, tendo apoiado 10 corporações de bombeiros locais, num total de cinco mil euros em combustível, e várias corporações num total de 6.230 euros em alimentos e águas.

Com um impacto geográfico de grande dimensão, várias lojas Auchan aderem a esta iniciativa anualmente.

“Reconhecemos que se aproximam meses desafiantes para muitas corporações de bombeiros locais. Por isso, comprometemo-nos a prestar apoio, de forma a colmatar as necessidades essenciais que o combate aos incêndios exige. Fazemos, assim, tudo o que está ao nosso alcance para ajudar os bombeiros voluntários no papel insubstituível que assumem na proteção ambiental e social”, destaca Rita Cruz, diretora de responsabilidade corporativa ambiental e social da Auchan Retail Portugal.

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Campoaves e autarquia de Oliveira de Frades realizam o Festival Frango do Campo

“Apoiamos o Festival do Frango do Campo desde o seu primeiro dia, pois, claramente, serve para valorizar e divulgar um produto de excelência da gastronomia regional”, destaca Rúben Fonseca, administrador da Campoaves.

A Campoaves, em conjunto com a Câmara de Oliveira de Frades, confirma mais uma edição do Festival Frango do Campo. Vai decorrer entre 17 e 21 de julho, integrado nas festas do concelho, tendo como principal objetivo a promoção do frango do campo, divulgando os benefícios associados a este produto.

“Apoiamos o Festival do Frango do Campo desde o seu primeiro dia, pois, claramente, serve para valorizar e divulgar um produto de excelência da gastronomia regional”, destaca Rúben Fonseca, administrador da Campoaves.

O gestor reconhece que, por vezes, é pouca a informação que o consumidor tem acerca das características distintivas deste produto. Acrescenta que a maior parte dos portugueses tem uma impressão positiva no que respeita à sua qualidade, por ser criado ao ar livre, mas desconhece em parte as condições de produção e fiscalização em que essa mesma qualidade se baseia.

O Festival contará com espaço de restauração e tasquinhas, área infantil, concertos, comércio. A edição deste ano conta com mais de vinte espetáculos com nomes da música portuguesa, entre os quais Nininho Vaz Maia, Piruka, Némanus e Nuno Ribeiro, bem como grupos musicais da vila e concelho.

Fundada em 1994, a Campoaves está situada em Oliveira de Frades. A empresa dedica-se “à produção integrada, abate, transformação e comercialização de aves criadas sob sistema extensivo, com genética selecionada para o crescimento lento e produção no campo”, informa.

Sobre o autorHipersuper

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Yogoody

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Bebidas

Yogoody chega ao Aldi

A partir de 17 de julho a Yogoody passa a estar disponível nas prateleiras das 146 lojas Aldi Portugal.

“Estamos entusiasmados em levar a Yogoody a um público mais amplo e estamos entusiasmados em ver o feedback à medida que continuamos a expansão de nossa marca em varejistas locais e internacionais” sublinha a marca portuguesa que conquistou em 2023 venceu o Prémio Auchan Inovação Produto.

Criada em 2022, a Yogoody veio trazer uma alternativa aos tradicionais iogurtes líquidos. Por se apresentar em saquetas em pó dispensa o uso de frigorífico, reforçando também o eixo da sustentabilidade, não só pelo lado energético como também pelo facto de apresentar um prazo de validade alargado.

Estão disponíveis no mercado três gamas de produto: 1.2.3YOG (saúde diária), Yogoody+ (fórmula avançada) e GummyGoody (suplemento vitamínico).
Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

Exportação

CCIP é parceira da UE no programa ‘EU Business Hub – Japão e República da Coreia’

A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa organiza nesta terça, 09 de julho, um evento para apresentar este programa de apoio às PME.

O Programa ‘EU Business Hub – Japão e República da Coreia’, tem por objetivo apoiar e promover as exportações europeias para estes dois mercados. A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) é a entidade parceria do programa, em Portugal.

Lançado pela Comissão Europeia, visa ajudar as pequenas e médias empresas (PME) da União Europeia, que atuam nos setores das tecnologias verdes e sustentáveis, soluções digitais e saúde, equipamentos médicos, “a entrar em dois mercados de elevado potencial da Ásia – Japão e República da Coreia”, informa a CCIP num comunicado.

O programa vai atuar como ligação das empresas da UE a potenciais parceiros naqueles dois países da Ásia, através da organização de 20 missões empresariais e da participação em feiras nos próximos quatro anos. Até 2027, o projeto pretende facilitar a participação de 1.000 empresas inovadoras.

“Os participantes, nas missões ou em feiras setoriais, terão a oportunidade de estabelecer contactos com potenciais parceiros através da participação em sessões de matchmaking B2B, acesso a análises setoriais aprofundadas e ainda apoio com serviços de tradução”, informa a CCIP no comunicado.

“A promoção do comércio, das empresas e das parcerias está no cerne das políticas e estratégias da UE. O programa EU Business Hub é um instrumento importante neste sentido: ajudará as nossas PME e as nossas empresas em fase de arranque a aproveitarem as oportunidades oferecidas pelo Acordo de Comércio Livre entre a UE e a República da Coreia e as parcerias Verde e Digital”, refere a embaixadora da União Europeia na República da Coreia, Maria Castillo-Fernandez, citada no comunicado.

“Enquanto segundo maior parceiro comercial da UE na Ásia, o Japão apresenta um mercado lucrativo para as PME europeias, prevendo-se que a sua resiliente economia sustente um crescimento de 1% do PIB para além de 2023, impulsionado principalmente pela procura interna robusta, oferecendo amplas oportunidades para as empresas da UE aproveitarem”, sublinha, por sua vez, o embaixador da UE no Japão, Jean-Eric Paquet.

Para explorar os principais objetivos do programa, os serviços oferecidos e partilhar informações sobre as missões empresariais e os critérios de elegibilidade e seleção das empresas participantes, a CCIP vai realizar o evento de lançamento do programa nesta terça-feira, 09 de julho, a partir das 9h30, na sua sede em Lisboa.

A apresentação tem entrada gratuita, mediante inscrições, com preenchimento de um formulário, em https://survs.com/survey/x6yyp1p0w8

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Auchan com nova gama de bolas de berlim

A gama é composta por oito sabores de recheio.

A Auchan fez chegar ao mercado as suas bolas de berlim, com oito sabores diferentes.

Além da tradicional massa neutra, a Auchan está a comercializar a bola de berlim feita com massa de alfarroba e recheada com creme de ovo. A gama é composta ainda pelas bolas de berlim recheadas com pistacho, pina colada e mojito, aos mais clássicos, como chocolate de avelã, chocolate branco, caramelo salgado, manga e maracujá.

“São receitas, com mais sabor e combinações diferenciadoras, que respondem às tendências do mercado e às necessidades do cliente”, define a empresa. Até 15 de setembro, esta gama está disponível em várias lojas Auchan e em auchan.pt.

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Bebidas

Muros de Melgaço apresenta nova colheita

“O Muros de Melgaço foi o primeiro vinho da marca e tem vindo a acompanhar firmemente o nosso percurso na imposição de excelência e elegância”, destaca o produtor.

O Muros de Melgaço, um 100% Alvarinho do produtor Anselmo Mendes, tem nova colheita.

“O Muros de Melgaço foi o primeiro vinho da marca e tem vindo a acompanhar firmemente o nosso percurso na imposição de excelência e elegância. A nova colheita prima pela complexidade, frescura e é marcada pela sua mineralidade e notas cítricas, que o tornam elegante e sofisticado. Ao mesmo tempo, a leve baunilha oferece-lhe uma certa cremosidade. É um excelente vinho para acompanhar pratos de peixe: bacalhau espiritual e filé de peixe temperado com limão, por exemplo”, apresenta Anselmo Mendes, acrescentando que a colheita de 2023 superou as expectativas.

Proveniente de vinhas de encosta expostas a Sul, as uvas exclusivamente produzidas em Melgaço são selecionadas das melhores parcelas, colhidas manualmente e caracterizam-se pela elevada maturação e níveis elevados de acidez. São suavemente prensadas, seguida de uma decantação ligeira do mosto pelo frio a 12ºC e a fermentação dá-se em barricas de carvalho francês com bâtonnage sobre borras totais durante seis meses.

O produtor Anselmo Mendes combina o recurso a técnicas ancestrais, como a curtimenta, com métodos de vinificação atuais, como a fermentação de Alvarinho em cascos de carvalho.

Foto: Facebook do produtor

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Reserva Vinhas Velhas da Casa das Gaeiras premiado no Concurso Vinhos de Lisboa

O vinho Casa das Gaeiras Reserva Vinhas Velhas Vital recebeu os prémios ‘Excelência’ nas categorias ‘Melhor DOP Lisboa”’ e “m’elhor Vital de Lisboa’.

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O Reserva Vinhas Velhas Vital, colheita 2018, da Casa das Gaeiras foi distinguido no Concurso Vinhos de Lisboa com dois ‘Prémio Excelência’, o mais alto galardão desta competição, e uma medalha de Ouro.

O concurso, realizado pela Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa), decorreu na Ǫuinta da Pimenteira, em Lisboa. O vinho Casa das Gaeiras Reserva Vinhas Velhas Vital recebeu os prémios ‘Excelência’ nas categorias ‘Melhor DOP Lisboa’ e ‘melhor Vital de Lisboa’.

O Casa das Gaeiras reserva branco é obtido exclusivamente através da casta Vital, inserida na vinha velha da propriedade, em Óbidos. Com 13% de teor alcoólico, passou por fermentação e estágio de 10 meses em barricas de carvalho francês, com battonage sob borras totais e estagiou 24 meses em garrafa antes de sair para o mercado.

Apresenta uma cor citrina, aroma complexo e bem definido, marcado pelas notas de fruto de caroço. Na boca é untuoso e estruturado, com acidez viva e refrescante e um final longo e destinto, apresenta o Grupo Parras Wines, responsável pela viticultura e enologia de 20 hectares de vinha que dão origem aos vinhos Casa das Gaeiras.

A gama de vinhos da Casa das Gaeiras é composta por 5 referências – colheita branco e tinto, reserva vinhas velhas branco (monocasta Vital) e tinto, bem como um monocasta Maria Gomes (casta mais conhecida como Fernão Pires).

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AICEP lança manuais de e-commerce para apoiar empresas

Os quatro manuais abrangem diversas áreas estratégicas, desde marketing digital até logística, oferecendo orientações práticas e detalhadas para impulsionar os negócios online

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A AICEP criou quatro novos manuais de e-commerce com o objetivo de ajudar as empresas a melhorarem a sua presença digital e o desempenho no comércio eletrónico.

“Estes recursos abrangem diversas áreas estratégicas, desde marketing digital até logística, oferecendo orientações práticas e detalhadas para impulsionar o sucesso dos seus negócios online”, informa a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

O ‘Manual de Marketing Digital nas Redes Sociais’ foi pensado para auxiliar as empresas a aprimorar a sua presença digital através das redes sociais. Foi adequado a qualquer tipo de negócio e canal de vendas, “oferecendo estratégias eficazes para a gestão de canais próprios de controlo partilhado, garantindo uma comunicação mais direta e engajadora com o público-alvo”, explica a AICEP.

Já o conteúdo do ‘Manual de Marketing Digital com Canais Próprios’ foi desenvolvido para ajudar as empresas a melhorar ou construir a sua presença digital através de canais próprios, como sites e lojas online. Centrado nos recursos de controlo direto e total, tais como conteúdos e bases de dados próprias, o manual abrange temas como SEO (Search Engine Optimization) e análise de dados (analytics), “fornecendo ferramentas valiosas para otimizar a visibilidade e o desempenho online”, destaca a AICEP.

O ‘Manual de Sustentabilidade no E-Commerce’ parte da importância da responsabilidade social e das práticas sustentáveis para ajudar as empresas a implementar estratégias de sustentabilidade no comércio eletrónico. Oferece orientações para melhorar o desempenho ambiental e social das operações, alinhando-se às novas tendências e exigências do mercado e promovendo um comércio mais responsável e consciente.

Por último, o ‘Manual de Logística no E-Commerce’ apresenta-se como um guia para empresas que desejam melhorar o desempenho logístico e operacional. Aborda os padrões de mercado em constante evolução, fornecendo estratégias para assegurar a qualidade do serviço, a competitividade e a satisfação dos clientes. Desde a gestão de inventário até a entrega ao cliente final, “este recurso é fundamental para otimizar toda a cadeia logística”, destaca a AICEP, aue aponta o lançamento destes guias como parte do seu compromisso “em apoiar o crescimento e a inovação das empresas portuguesas no mercado digital global”.

Os manuais podem ser consultados em https://www.portugalexporta.pt/ecommerce/produtos-e-servicos-exportar-via-ecommerce/manuais

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