PUB
PUB
Distribuição

Como mobilizar os séniores para o consumo

“Está aberto um novo e relevante mercado, em que as posições de marcas, produtos e serviços estão por ocupar”, conclui um estudo do Projecto C-The Consumer Intelligence Lab

Rita Gonçalves
Distribuição

Como mobilizar os séniores para o consumo

“Está aberto um novo e relevante mercado, em que as posições de marcas, produtos e serviços estão por ocupar”, conclui um estudo do Projecto C-The Consumer Intelligence Lab

Rita Gonçalves
Sobre o autor
Rita Gonçalves
Artigos relacionados
Mercadona abre supermercado em Leiria
Retalho
MO reabre loja remodelada em Sintra
Retalho
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Logística
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Bebidas
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Retalho
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
Retalho
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Logística
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
Logística
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Bebidas
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
Retalho
Mira Maia Shopping

O Instituto Nacional de Estatística estima que, em 2060, haja 307 idosos por cada 100 jovens em Portugal. Partindo desta estimativa, procuramos saber o que estão a fazer as marcas para conquistar estes consumidores com necessidades de consumo especiais.

“Tem havido um desinteresse e desinvestimento neste target”, revela Mónica Chaves, proprietária da agência de marketing Brandkey que há cerca de sete anos liderou uma investigação em Portugal sobre a geração sénior. “As marcas de uma forma geral não prestaram a devida atenção a estes consumidores”, apesar de as companhas para este target terem “retorno garantido. A crise veio trazer ao mercado uma comunicação mais transversal em detrimento do investimento em segmentos especifícos. Havendo menos buget, esse é para ‘mass market’”.

Clara Cardoso, partner na Return on Ideas (ROI) e responsável pelo Projecto C-The Consumer Intelligence Lab, afina pelo mesmo diapasão. “Há uma indiferença das marcas para com esta geração. Têm sido muito ausentes e simplistas na abordagem. Mas, as marcas começam a perceber que estamos a falar de muitos consumidores”.

Prova de que as marcas estão mais atentas e querem conhecer melhor este segmento, cujo conhecimento é escasso em Portugal, são dois estudos lançados já este ano que trouxeram o tema para a agenda mediática do grande consumo.

O Projecto C. lidera duas grandes investigações por ano e decidiu em 2014 estudar, qualitativa e quantitativamente, a geração sénior portuguesa – ‘Os séniores portugueses. Uma geração multifacetada e em profunda reconfiguração’. “Há um potencial enorme ainda por descobrir. Não só pela dimensão do mercado, 31,4% dos lares em Portugal têm pelo menos um indivíduo com mais de 65 anos, mas também pelos rendimentos mais estáveis, ao contrário dos rendimentos mais jovens, além do património. No futuro, o potencial será maior pois o nosso destino demográfico é óbvio. Não estão a ser desenvolvidos produtos e serviços para despertar este segmento para a vida e para o consumo. O ‘shopper’ sénior não é menos ‘shopper’, muito pelo contrário, tem mais tempo disponível e é um pólo muito relevante no seio de famílias alargadas. São mais os séniores que ajudam o segmento da idade activa do que o contrário”, explica Clara Cardoso.

Quem são?

Embora formalmente se diga que os séniores são as pessoas com mais de 65 anos, esta definição não é unânime junto dos profissionais do grande consumo. “No estudo qualitativo percebemos que havia uma série de pessoas antes dos 60 anos que se reforma antecipadamente. E são pessoas que não sendo biologicamente séniores têm um perfil de consumo e estilo de vida que se aproxima dos séniores. Têm tudo o que interessa às marcas, como as idas ao supermercado, por exemplo. A disponibilidade para a família é diferente a partir do momento em que se reformam. Estas pessoas também têm de ser acompanhadas”, explica, por sua vez, Joana Barbosa, também partner na Return on Ideas (ROI) e responsável pelo Projecto C.

Um total de 35% dos séniores ajuda a família com as compras de supermercado. “A ideia das marcas de que os séniores são pessoas menos importantes é realmente discutível”, acredita Clara Cardoso, acrescentando que, por vezes, estes substituem as famílias nas compras, levam os filhos aos restaurantes e compram presentes para os netos.

Um estudo feito nos EUA concluiu que os séniores com 70 anos na actualidade tem as mesmas características físicas e psicológicas do que as pessoas de 50 anos há meio século, lembra Mónica Chaves. “Veja-se o papel activo que desepenham na educação dos netos. São mais activos, têm mais saúde, duram mais anos e como já têm os filhos criados têm mais rendimentos disponível”.

Família é prioridade

A investigação do Projecto C. concluiu que o serviço à família é um dos factores que mais mobiliza os séniores para gastar o seu dinheiro e tempo. A família é a prioridade. “E os netos são uma enorme centralidade na vida deles. No final, percebemos que os séniores ajudam mais do que são ajudados: dão boleias, tratam da roupa da casa, fazem as refeições, dão ajuda financeira e até apoio psicológico”, sublinha Clara Cardoso. “Fizémos entrevistas em casa destes séniores e descobrimos ainda casais que vivem em perfeita simbiose e auto-centrados. Um começa a frase e o outro acaba. Se há uma grande disrupção na vida desta geração quando se reforma, quando chega a viuvez o impacto no estilo de vida é também enorme”.

Há ainda um grupo que a investigação designou de desmobilizados. São pessoas solitárias, que estão desmobilizadas para a vida, para os filhos, para um companheiro, estão fechadas em casa, de estore corrido. “Estar desmobilizado não tem necessariamente a ver com a rede de saúde e familiar. Tem muito a ver com o espírito. São pessoas que ao longo da vida não experimentaram muitos ciclos de contacto diferentes, os amigos eram os colegas de trabalho. Esvaziaram-se um bocadinho da vida e das relações a partir do momento em que foram para casa”, explica Joana Barbosa. “Há ainda pessoas que cruzam os dois segmentos. Assumimos isto como uma tendência de consumo. São séniores que estão cada vez menos sintonizados com o modo de estar que se associa a pessoas mais velhas. São pessoas que contactam com as novas tecnologias, estão online e abraçam todas as tendências de consumo. Tipicamente têm muitos interesses pessoais e é isso que os mobiliza para a vida”.

As responsáveis pelo Projecto C. encontraram aqui um oportunidade. “É preciso tirar estes séniores de casa, mobilizá-los para determinados interesses e comportamentos. Há espaço, por exemplo, para aumentarem o seu investimento na área de saúde e bem-estar, já que o objectivo deles é não envelhecer”, revela Clara Cardoso.

Velhos são os trapos!

É preciso comunicar para estas pessoas com uma abordagem positiva, que não saliente as suas limitações. “Este é talvez o maior desafio das marcas. Ultrapassar estes estereótipos e preconceitos. Há um enorme vazio na mensagem das marcas para estas pessoas. Há uma não identificação”, sublinha Joana Barbosa.

Este segmento também pode ser aspiracional. “Há referências do bom envelhecimento e há conquistas na terceira idade seja em termos de maturidade, segurança e relações, dizem estudos internacionais. As pessoas recusam o esteréotipo e quererem ser vistas como tendo uma vida em contínuo e não como uma pessoa que sobre uma disrupção e passa a ser totalmente diferente”.

E os séniores que estão a entrar agora na reforma são muito diferentes. “A compexidade na abordagem ao segmento tende agora a aumentar com os novos entrantes. Há uma disrupção. As pessoas têm realmente mais tempo para fazer ‘shopping around’, fazer compras e passar mais tempo nas lojas. Os pontos de venda têm de estar preparadas para receber este tempo novo e disponibilidade de tempo para o consumo”.

As lojas, apesar de pestarem alguma atenção a esta geração, não levaram a cabo ainda mudanças estruturais para conquistar estes consumidores, acredita Mónica Chaves. “Por exemplo, os produtos dirigidos a segmentos específicos estarem ao nível dos olhos nas prateleiras”.

Ao longo deste grande ciclo da vida (55 e 85 anos), tipicamente, os interesses que mobilizam estes consumidores vão diminuindo, mas não podemos correr o risco de fazer generalizações, aconselha Clara Cardoso. “A apoio à família vai declinando e as despesas pessoais, nomedamente com a saúde, vão aumentando ao longo do ciclo de vida sénior”.

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

Artigos relacionados
Mercadona abre supermercado em Leiria
Retalho
MO reabre loja remodelada em Sintra
Retalho
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Logística
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Bebidas
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Retalho
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
Retalho
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Logística
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
Logística
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Bebidas
Mira Maia Shopping
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
Retalho
PUB
Retalho

Mercadona abre supermercado em Leiria

A Mercadona conta com um total de 53 espaços abertos, dois dos quais no distrito de Leiria (depois ter aberto, em 2022, nas Caldas da Rainha).

A Mercadona abriu uma nova loja esta quinta-feira em Leiria, na Rua de Santa Clara nº 76. A abertura deste supermercado continua a refletir a aposta da Mercadona no seu plano de expansão em Portugal, onde, ao final de cinco anos, a empresa conta com um total de 53 espaços abertos, dois dos quais no distrito de Leiria (depois ter aberto, em 2022, nas Caldas da Rainha). Esta loja criou 90 novos postos de trabalho, contribuindo para a criação de emprego local.

“É com imenso entusiasmo que abrimos a nossa 53ª loja de 2024 em Leiria, a primeira do município e a segunda do distrito dando assim mais um grande passo no plano de expansão em Portugal. Para além de estarmos cada vez mais próximos dos nossos “Chefes” (clientes), criámos 90 postos de trabalho, contribuindo assim para o aumento da empregabilidade local. Esperamos que os leirienses continuem a desfrutar do nosso sortido, de uma equipa de colaboradores pronta para os receber e esperamos que encontrem neste novo espaço Mercadona o seu supermercado de confiança.”, sublinha Carla Cunha, diretora de relações Externas da zona Centro-Norte de Portugal.

Edificada nas antigas instalações da Sarvinhos, emblemática empresa da região e do setor vitivinícola, a nova loja da Mercadona em Leiria tem uma área de vendas de 1.900 m2, à semelhança de outros supermercados da cadeia, conta com as secções de Talho, Peixaria, Charcutaria, Pastelaria e Padaria, Perfumaria, Cuidado do Lar e Animais de Estimação, Frutas e Legumes, Garrafeira e Pronto a Comer com self-service e várias opções de pratos preparados para levar ou comer na loja, numa zona exclusiva para o efeito. Além disso, os “Chefes” (clientes) podem também contar com um mural de sushi, onde se pode encontrar ainda uma grande variedade de pratos asiáticos prontos a consumir, presunto cortado à faca e embalado no momento, uma máquina de sumo de laranja espremido na hora, carrinhos de compras leves, ergonómicos e sem moeda.

Dispõe de 237 lugares de estacionamento e mais dois destinados ao carregamento de veículos elétricos. É o caso desta loja, em Leiria, onde existem 434 painéis solares. Ao gerar energia renovável de origem fotovoltaica nas coberturas das lojas, para autoconsumo, a empresa melhora o comportamento ambiental e poupa cerca de 20% de energia elétrica anualmente.

Todas as lojas da Mercadona em Portugal são construídas respeitando o Modelo de Loja Eficiente que está gradualmente a ser implementado em toda a cadeia, com corredores amplos, poupanças energéticas de até 40% comparativamente a uma loja convencional, entrada com entrada dupla que evita correntes de ar e que se caracteriza pela sua acessibilidade e comodidade, sistemas de refrigeração mais sustentáveis, melhorias de isolamento nos móveis de frio, iluminação LED e gestão inteligente do consumo energético.

No âmbito da Política de Responsabilidade Social da empresa, e sendo também uma das principais medidas para a prevenção do desperdício alimentar na Mercadona, este supermercado doará diariamente, e desde o primeiro dia, bens de primeira necessidade ao Lar Santa Isabel, que integra o Centro Social Paroquial Paulo VI (CSPPVI). Uma instituição local de solidariedade social com a qual a Mercadona assinou um protocolo de colaboração.

 

 

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
Retalho

MO reabre loja remodelada em Sintra

Situada no centro comercial Alegro Sintra, a loja MO apresenta agora um design mais moderno.

Logística

Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização

Estudo revela as prioridades convergentes e divergentes entre retalhistas e fornecedores, bem como as principais tendências e desafios para o mercado português.

A 12ª edição do estudo “Benchmarking Supply Chain”, análise setorial do grande consumo coordenada pela GS1 Portugal, demonstra que há uma crescente eficiência da cadeia de abastecimento do setor, com foco específico no fluxo order-to-cash (processo completo que uma empresa segue desde a receção de um pedido até ao pagamento).

Publicada recentemente, pela GS1 Portugal, esta análise destaca um desfasamento significativo entre as prioridades dos retalhistas e a perceção dos fornecedores. Enquanto os retalhistas se focam na precisão dos pedidos (quantidades, referências, prazos e validades), especialmente durante períodos promocionais, bem como na qualidade da mercadoria e numa comunicação eficaz, os fornecedores atribuem maior importância à colaboração fluída com os retalhistas, à eficiência nos processos de descarga e administrativos, além da visibilidade do stock, sublinha o estudo.
Esta divergência revela uma clara necessidade de melhorar a comunicação e o entendimento mútuo para otimizar a cadeia de abastecimento e promover uma relação mais eficaz entre os intervenientes.

O estudo identificou também alguns dos principais desafios para a cadeia de abastecimento em Portugal: a eficiência em períodos de picos de procura: A importância da eficiência logística durante momentos de maior procura, como promoções ou a época natalícia, tornou-se um fator essencial, exigindo maior planeamento e capacidade de resposta; a tecnologia e informação, com a integração de sistemas de informação a continuar a ser um pilar para a eficiência colaborativa, apesar de a sua importância ter sofrido uma ligeira diminuição e a sustentabilidade que emerge como uma tendência global que impacta diretamente a logística e as expetativas dos consumidores e empresas por práticas mais responsáveis.

O relatório conclui também que, apesar dos desafios, os fornecedores portugueses demonstram uma melhoria contínua na performance logística pelo terceiro ano consecutivo. O foco no cumprimento de pedidos, na entrega atempada e na qualidade da mercadoria continua a ser essencial, com a tecnologia a desempenhar um papel facilitador na comunicação e gestão de dados.

“O Benchmarking Supply Chain, um estudo com características únicas no contexto nacional, pela análise bidirecional de fornecedores e retalhistas, que coordenamos há 12 anos consecutivos, evidencia a importância de uma constante colaboração entre retalhistas e fornecedores para melhorar a eficiência da cadeia de abastecimento em Portugal.”, refere João de Castro Guimarães, diretor-executivo da GS1 Portugal. “O simples facto de se disponibilizarem para esta mútua avaliação, no âmbito deste estudo, há mais de uma década, é já um sinal nítido de atitude colaborativa. Nesta edição em particular, as diferenças nas prioridades assinaladas por estes dois elos fulcrais da cadeia de valor destacam a necessidade de comunicação cada vez mais eficaz e de um alinhamento estratégico. Na GS1 Portugal continuaremos a apoiar esta cooperação, pela promoção da digitalização, da inovação e sustentabilidade, matriciais à nossa estratégia e essenciais para superar os desafios de um mercado em rápida transformação e cada vez mais competitivo”, acrescenta.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
Bebidas

Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal

Empresa de distribuição da Symington Family Estates amplia a oferta com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal.

A Portfolio Vinhos, empresa de distribuição da Symington Family Estates, amplia a sua oferta com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal.

Ao longo dos seus 166 anos de história, Marqués de Riscal tem sido uma força pioneira e consistente na produção de vinho espanhol, com um portefólio único de vinhas na Rioja, Castilla y León e Rueda, presente em cerca de 110 países.

Na Marqués de Riscal, a inovação sempre esteve ao serviço da tradição, permitindo expressões cada vez mais puras e fiéis dos terroirs e uvas espanholas. Há uma década, Marqués de Riscal assumiu um compromisso com a agricultura biológica. O respeito pelo meio ambiente, pela fauna autóctone e pelo ecossistema torna o cultivo mais sustentável e prolonga a vida das vinhas, assegurando a qualidade futura dos vinhos. A empresa possui 350 hectares totalmente certificados na Rueda, 370 hectares na Rioja, com pouco mais de 100 em conversão.

A Portfolio Vinhos passa a disponibilizar no mercado português os seguintes vinhos:
Arienzo de Marqués de Riscal Tinto 2019
Marqués de Riscal Reserva Tinto 2019
Marqués de Riscal Reserva XR Tinto 2019
Marqués de Riscal Gran Reserva Tinto 2018
Marques de Riscal Gran Reserva 150 Aniversário Tinto 2017
Barón de Chirel Tinto 2019
Marqués de Riscal Branco 2023
Marqués de Riscal Sauvignon Blanc Branco 2023
Marqués de Riscal Limousin Gran Vino de Rueda Branco 2022

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
Retalho

Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros

O Grupo os Mosqueteiros renova o seu compromisso com a comunidade e expressa o seu profundo reconhecimento pelo trabalho incansável dos bombeiros.

Face aos trágicos incêndios que têm afetado Portugal e reconhecendo o papel crucial dos bombeiros no combate a estas calamidades, o Grupo os Mosqueteiros reforça o seu compromisso com a comunidade local através da doação de produtos alimentares aos Bombeiros Voluntários entregues nos postos de comando centrais que dão assistência a várias localidades.

“Reconhecemos o esforço incansável e o sacrifício dos bombeiros na proteção das nossas comunidades, especialmente em tempos de crise como os incêndios que temos enfrentado. É com grande sentido de responsabilidade e gratidão que continuamos a apoiar estes verdadeiros heróis,” afirma Pedro Subtil, presidente do Conselho de Administração do Grupo os Mosqueteiros em Portugal.

Através desta doação, o Grupo os Mosqueteiros renova o seu compromisso com a comunidade e expressa o seu profundo reconhecimento pelo trabalho incansável dos bombeiros, demonstrando que a solidariedade é uma prioridade em tempos difíceis.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
Retalho

Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024

A Nhood acaba de ver reconhecida a eficácia da sua estratégia de gestão e inovação, através da conquista do selo Superbrands por parte dos Centros Comerciais Alegro – ativos imobiliários sob a sua gestão.

Com presença em Alfragide, Castelo Branco, Montijo, Setúbal e Sintra, os Centros Comerciais Alegro são distinguidos com o selo Superbrands 2024, um reconhecimento “que coloca a marca Alegro no patamar das marcas de excelência em Portugal e sublinha o trabalho que tem sido implementado pela Nhood enquanto gestora de espaços comerciais inovadores e que respondem ativamente aos novos estilos de vida”.

É a primeira vez que esta distinção, que destaca as marcas mais relevantes no mercado com base num estudo junto do consumidor e na avaliação de um conselho de especialistas, é atribuída a centros comerciais em Portugal. Assim, os Alegro são reconhecidos por se destacarem e superarem no trabalho que desenvolvem todos os dias para os seus clientes, recebendo o selo Superbrands pela mão da organização internacional independente que se dedica à identificação e promoção de Marcas de Excelência em 89 países.

Maura Teixeira, Diretora de Marketing & Inovação Ibéria da Nhood, sublinha que “a atribuição do selo Superbrands é um reconhecimento do trabalho de gestão da Nhood, no que diz respeito à evolução e crescimento da marca Alegro. Orgulhamo-nos do caminho que temos feito para dar resposta aos objetivos dos nossos clientes, proprietários dos ativos que gerimos, seja através da inovação, da oferta diferenciada (com usos diversificados, além do retalho), ou, essencial na nossa visão, da escuta ativa do território. Cada decisão é tomada em linha com o que aprendemos ao envolver a comunidade, a par das análises de mercado, da definição de estratégias e, claro, da coordenação dos diferentes stakeholders. Assim, conseguimos adaptar a nossa ação à realidade de cada local, mantendo sempre o core da marca. O resultado é um ecossistema dinâmico e distinto, onde todos – das equipas de gestão às equipas no terreno, incluindo lojistas, parceiros e clientes – contribuem diretamente para o sucesso da marca Alegro”.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
Logística

InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha

Para a InPost, a Península Ibérica é um dos mercados mais importantes na estratégia de crescimento e expansão deste modelo de entrega de encomendas, considerado mais eficiente e sustentável.

A InPost acaba de superar os 11.000 Pontos Pack e Lockers em Portugal e Espanha, convertendo a Península Ibérica num dos mercados mais importantes na estratégia de crescimento e expansão deste modelo de entrega de encomendas, considerado mais eficiente e sustentável.

O aumento do número de Lockers (cacifos inteligentes) e Pontos Pack (pontos de recolha/entrega) em Portugal e Espanha reforça o compromisso da empresa com estes países e com os seus clientes, que passarão a usufruir de uma rede cada vez mais alargada e próxima. “Continuamos comprometidos com ambos os países e os seus cidadãos continuam a aumentar a sua confiança em nós, pelo que formamos um conjunto perfeito no qual podemos continuar a evoluir e a dar o nosso melhor para o bem de toda a sociedade e do planeta”, afirmou a propósito Nicola D’Elia, CEO para Portugal, Espanha e Itália do Grupo InPost.

Segundo a InPost, em Portugal há mais de 2.300 Pontos Pack e Lockers distribuídos por todo o país, o que facilita o acesso e a seleção destes pontos de recolha de acordo com as necessidades de cada utilizador.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
Logística

Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras

Este investimento pretende potenciar a capacidade operacional do Grupo Paulo Duarte junto do seu mais recente cliente, a cimenteira Secil, num acordo válido para os próximos cinco anos.

O Grupo Paulo Duarte voltou a reforçar a sua frota com a aquisição de seis veículos autobetoneiras, num valor de cerca de 1,1 milhões de euros.

Este reforço vem no seguimento da estratégia de expansão e diversificação de negócios do grupo, sublinha em comunicado. Com uma forte aposta na qualidade e excelência, a empresa continua determinada a atender às crescentes exigências do setor logístico e de transportes, providenciando soluções adaptadas às necessidades específicas de cada cliente, acrescenta.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
Bebidas

CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos

As vindimas na Região Demarcada de Lisboa entram em fase de cruzeiro, com a maioria das adegas já em plena laboração.

Hipersuper

Os primeiros dados da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa) confirmam uma redução da produção em 2024, mais acentuada do que os 15% inicialmente previstos, chegando em muitos casos a 40%.

“A entrada em produção das novas vinhas plantadas nos últimos anos não será suficiente para contrariar este cenário de quebra, sendo que as condições climatéricas das próximas três semanas serão decisivas para o desfecho do ano vitivinícola”, revela Francisco Toscano Rico, presidente da CVR Lisboa.

Francisco Toscano Rico acrescenta que esta é uma vindima em que “o grau de profissionalismo e a capacidade de intervenção dos viticultores vai fazer toda a diferença. Quem tratou preventivamente, entrando na vinha no momento certo, não tem perdas tão acentuadas na produção e tem qualidade na vinha, comprovada no momento da entrega das uvas nas adegas”.

Nesta vindima espera-se um aumento significativo da produção do vinho ´Leve Lisboa´, característico por apresentar uma menor graduação alcoólica e boa acidez, que confere frescura. “Este aumento está em linha com as novas tendências de consumo, bem patente no crescimento extraordinário, de cerca de 80%, das vendas do vinho ‘Leve Lisboa’ nos primeiros oito meses deste ano”, refere ainda.

Mais vendas

As vendas totais dos Vinhos de Lisboa registaram, até ao passado mês de agosto, um novo recorde absoluto, com a venda de cerca de 50 milhões de garrafas durante os primeiros oito meses de 2024, mais dois milhões do que no período homólogo, o que representa um crescimento de 4% face a 2023, alavancado pelo aumento nas vendas dos vinhos brancos e rosés e dos vinhos ‘Leve Lisboa’.

A Região Demarcada de Lisboa, que engloba nove denominações de origem – Carcavelos, Colares, Bucelas, Arruda, Alenquer, Torres Vedras, Lourinhã, Óbidos, Encostas d’Aire e Sub-região Medieval D’Ourém -, tem o mercado nacional como um dos principais mercados de consumo, representando já quase 20% do total de vendas. A exportação está próxima dos 80%, repartidos por cerca de 100 países, liderados pelos Estados Unidos da América, Reino Unido, Brasil, Canadá, países escandinavos, Alemanha e Polónia.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
Mira Maia Shopping

Mira Maia Shopping

Retalho

Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre

O Mira Maia Shopping vai ter novas lojas e realizar várias remodelações que pretendem melhorar a experiência de todos os visitantes e tornar o centro comercial mais funcional.

Hipersuper

O centro comercial integrante do Grupo Névoa refere que no que diz respeito às novas aberturas, a loja de produtos para animais de estimação Tiendanimal substituirá a atual Pet Outlet, com um espaço renovado e expandido, abrangendo uma área total de 342 m2, para melhorar a exposição e a variedade dos produtos. O centro comercial também trará novidades no setor automóvel com a abertura do Studio Auto, realizada no passado dia 16 de setembro, dedicado à lavagem e tratamento automóvel, que funcionará no piso -1.

Em relação às remodelações, a MO está a realizar um conjunto de obras para melhorar o seu espaço, e a loja de roupa feminina Trucco mudou no passado dia 6 de setembro de localização dentro do centro, para o piso 0, com o objetivo de oferecer uma experiência melhorada aos seus clientes.

Em outubro, o centro comercial contará também com a abertura da ourivesaria D’oro Jóias, que oferecerá uma variedade diversificada de peças de joalharia e relojoaria de luxo.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 Hipersuper. Todos os direitos reservados.