Comércio online está a revolucionar a cadeia de abastecimento
O sector do e-commerce atingiu 1.2 triliões de dólares em vendas em 2014
Rita Gonçalves
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
“Os próximos anos vão trazer certamente muitos desafios para as cadeias de abastecimento e para a logística. Desafios que só poderão ser ultrapassados com abordagens inovadoras em termos de processos, organização, tecnologias, e infra-estruturas”.
O Presidente da Direcção da Associação Portuguesa de Logística (APLOG), Alcibíades Paulo Guedes, apresentou assim o 17º Congresso de Logística/Eurolog 2014, ontem no Centro de Congressos de Lisboa, referindo-se à revolução que está em curso, “sobretudo nas vendas online (omnichannel) a partir de múltiplos suportes interactivos, que crescem a ritmos elevados, numa competição cada vez mais intensa e onde as tecnologias móveis e a conectividade permanente diluem as fronteiras entre o físico e o online. “A pressão sobre as capacidades e infra-estruturas dos retalhistas para garantirem o ‘fulfillment’ tem vindo a aumentar”.
O senior vice-president of European Operations da FedEx, Michael Holt, por sua vez, destacou “a transformação das formas de negócio a nível mundial impulsionadas pelos smartphones, tablets e outros interfaces tecnológicos: “o e-commerce atingiu 1.2 triliões de dólares em vendas em 2014”. O responsável da FedEx revelou também que a China será o maior mercado do e-commerce em 2016.
“Há aqui (e-commerce) uma oportunidade de aumentar volumes, crescer e revolucionar a forma de comercializar”, concluiu.
O Presidente da Direção da APLOG, Alcibíades Paulo Guedes, referiu, por outro lado, que muitos retalhistas começam a adoptar o ‘omnichannel’ como resposta ao comportamento dos consumidores e à necessidade de reforçar a lealdade dos clientes à marca. “Constitui um desafio forte para os sistemas logísticos, a configuração da cadeia de abastecimento e os processos adoptados por estas empresas nas últimas décadas”
Por último, também constituem desafios para as organizações, as cadeias de abastecimento mais “integradas, transparentes e rápidas, que vão exigir ferramentas cada vez mais poderosas para organizar a informação, e recursos humanos que tenham simultaneamente elevadas competências analíticas e conhecimento do negócio e do sector”.