Transparência das medidas ambientais da Sonae com destaque mundial
As práticas de reporte de informação ambiental da Sonae foram distinguidas a nível mundial pela organização não-governamental Carbon Disclosure Project (CDP)
Ana Catarina Monteiro
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As práticas de reporte de informação ambiental da Sonae foram distinguidas a nível mundial pela organização não-governamental Carbon Disclosure Project (CDP).
Pelo segundo ano consecutivo, a Sonae é a única empresa portuguesa a integrar os dois rankings da análise, o “CDP Iberia 125 Climate Performance Leadership Index 2013”, sobre o desempenho ambiental, e o “CDP Iberia 125 Climate Discloser Leadership Index”, sobre a qualidade da informação publicada.
O estudo “CDP Iberia 125 Climate Change Report 2014” destaca o grupo como “Líder Mundial no Combate às Alterações Climáticas”, devido às acções para reduzir as emissões de carbono, que reduziram em 18% no último exercício, e para mitigar os impactos da actividade no clima. A avaliação envolveu cerca de 2 000 empresas cotadas a nível mundial, entre as quais 125 ibéricas. A análise foi solicitada por um conjunto de 767 investidores institucionais que gerem activos avaliados em 92 triliões de dólares.
A empresa portuguesa conseguiu o nível A, no que respeita à performance climática, sendo a única a ser distinguida, no sector do retalho, na Península Ibérica , onde o investimento realizado pelas empresas em medidas de eficiência ambiental permitiu reduzir as emissões em 33 milhões de toneladas no último exercício, ao mesmo tempo que alcançaram resultados financeiros significativos.
É também uma das poucas empresas, a nível mundial e a única portuguesa, a conjugar o desempenho ambiental com a transparência no reporte da informação ambiental, aspecto no qual alcançou uma pontuação de 99 em 100.
A CDP é uma organização internacional sem fins lucrativos que fornece o sistema global para empresas e cidades de medição, divulgação, gestão e partilha de informação ambiental vital, trabalhando com 767 investidores institucionais com activos de 92 triliões de dólares, para motivar as empresas a divulgar seus impactos sobre o meio ambiente e os recursos naturais, e tomar medidas para reduzi-los.