Rublo perde 27% do valor e faz cair Carlsberg
Com a desvalorização da moeda russa, o valor de mercado do Grupo Carlsberg caiu mais de 2 biliões de dólares americanos, em menos de um mês
Ana Catarina Monteiro
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Com a desvalorização da moeda russa, o valor de mercado do Grupo Carlsberg caiu mais de 2 biliões de dólares americanos, em menos de um mês.
No último mês, as acções da empresa dinamarquesa, caíram 15 %, segundo a Exame. No mesmo período, a moeda da Rússia perdeu 27% de seu valor em relação ao euro.
Aquela que é a maior fabricante de cerveja da Rússia, obteve uma capitalização de mercado na casa dos 70 biliões de coroas, o que corresponde a 12 biliões em dólares norte-americanos.
“Estamos agora a avaliar os nossos esforços de forma contínua, para que possamos tomar as decisões correctas”, disse o Director Financeiro da empresa, Joern P. Jensen, em entrevista à Exame.
Cerca de um terço do lucro da cervejeira é gerado na Rússia. Ao todo, este ano o rublo sofreu um declínio de 45%, em relação ao euro.
A Carlsberg é a terceira empresa não financeira europeia mais exposta à Rússia, depois da Oriflame Consumer Goods Index, que abarca 70 empresas. Já as Cosmetics SA e a da Nokian Renkaat Oyj, segundo Morgan Stanley, com base em cálculos de receita.
Em 2014, as acções da Carlsberg perderam 25%, até agora, enquanto as das três maiores concorrentes da marca, a Anheuser-Busch InBev NV, a Heineken NV e a SABMiller Plc, valorizaram, no mesmo período.