As marcas de vinho líderes no retalho em 2014 por região
Alentejo, Beiras e Douro. Estas são as únicas regiões que viram aumentar o consumo em 2014. Conheça as marcas líderes no retalho alimentar, em 11 categorias, de acordo com os mais recentes dados da consultora Nielsen
Rita Gonçalves
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Alentejo, Beiras e Douro. Estas são as únicas regiões que viram aumentar o consumo em 2014. Conheça as marcas líderes no retalho alimentar, em 11 categorias, de acordo com os mais recentes dados da consultora Nielsen
1. CORRENTE
A maior categoria de vinhos no retalho alimentar em Portugal alcançou vendas de 115 milhões de euros no ano passado, menos 5% face ao período homólogo, segundo os mais recentes dados da consultora Nielsen. Também em volume a categoria caiu 3% para 87,5 milhões de euros. As marcas de fabricante perderam 5% de quota de mercado para uma participação total de 78%. Lezíria, Festão, Olaria, Alandra e S. M. Penaguião, são, respectivamente, as marcas líderes em valor. Um total de 66% dos lares nacionais compraram a categoria no último ano e despenderam 3,37 euros por cada visita ao supermercado.
2. ALENTEJO
Galitos é a marca líder em vinhos do Alentejo no retalho alimentar. Este néctares aumentaram em 6% as vendas no ano passado para 108,5 milhões de euros. Em quantidade, as vendas subiram 3% face a 2013. As marcas de fabricante, que lideram em absoluto a categoria com 93% de quota, cresceram 7% face a 2013. Monte Velho, Porta da Ravessa, Eugénio de Almeida e Real Lavrador, completam o Top 5 das marcas mais vendidas nos supermercados. No ano passado, 46% dos lares nacionais compraram vinho alentejano, em média, seis vezes e despenderam 5,56 euros por visita.
3. VERDES
A terceira maior categoria do sector do vinho no retalho, em valor, alcançou vendas de 39, 3 milhões de euros em 2014, menos 3% face ao ano anterior. Em volume, os verdes perderam 6% para quase 14 milhões de litros. As marcas de fabricante, que lideram a categoria com 88% de quota de mercado, perderam 2% da participação no período analisado pela consultora. Casal Garcia está no top das vendas, seguida de Muralhas, Gazela, Augusta e Cruzeiro. 27% dos lares nacionais compraram em média quatro vezes vinho verde no ano passado e gastaram 4,72 euros por visita.
4. SETÚBAL
Os néctares de Setúbal também perderam vendas no retalho alimentar em 2014. A categoria atingiu vendas de 26,7 milhões de euros, menos 2% face a 2013. As marcas de fabricante dominam esta categoria com 93% de quota de mercado. J.P., Adega de Pegões, D. Ermelinda, Fonte de Nico e Vinhas de Pegões, constituem as marcas de fabricante mais vendidas nos supermercados. Um total de 25% dos lares nacionais compraram vinho de Setúbal no último ano. Por cada visita à loja gastaram 4,14 euros.
5. DOURO
Os néctares da mais região demarcada mais antiga do mundo cresceram dois dígitos no último ano. A categoria subiu 10% em valor para 26,4 milhões de euros e em volume cresceu 11% para 5,6 milhões de euros. Em dimensão, é a quinta maior categoria na venda de vinho a retalho. Quer as marcas próprias quer as de fabricante estão a ganhar quota. Esteva, Planalto, Duas Quintas, Papafigos e Porca de Murça, são as marcas de fabricante líderes em valor. Os vinhos de marca dominam esta categoria com 91% de quota. As marcas próprias cresceram 4% para uma participação de 9%. Em Portugal, 18% dos lares compraram vinho do Douro no último ano e despenderam 6,11 euros por cada visita à loja.
6. TEJO
Os vinhos do Tejo estão a perder vendas no retalho alimentar. O volume de negócios caiu 2% no ano passado para 7,7 milhões de euros. Em quantidade, as vendas derraparam 7%. As marcas dos distribuidores estão a perder quota de mercado mas as marcas de fabricante aumentaram a participação em 2% para um total de 71%. Plexus, Xairel, Catapeireiro, Cabeça de Toiro e Quinta da Alorna, lideram, respectivamente, a categoria em valor. 13% dos lares nacionais compraram estes néctares no último ano e gastaram 3,51 euros por cada visita à loja.
7. DÃO
Cabriz, Grão Vasco, Casa Santarém, Duque Viseu e Udaca. Estas são, respectivamente, as marcas de fabricante líderes da categoria de vinho do Dão no retalho alimentar. Estas marcas perderam 10% de quota de mercado no ano passado para uma participação de 84%. A categoria perdeu 8% das vendas no ano passado para 7,4 milhões de euros. 10% dos lares nacionais compraram vinhos do Dão em 2014 e despenderam 4,50 euros por cada visita à loja.
8. ESTRANGEIRO
O vinho estrangeiro no retalho alimentar movimentou no ano passado 7,1 milhões de euros em Portugal, menos 20% face a 2013. Em volume, estes néctares perderam 18% das vendas para 5,6 milhões de litros. Quer as marcas de fabricante quer as dos distribuidores perderam quota de mercado para, respectivamente, 59% e 41% de participação. Sorbello, Finca Flichman, Jacobs Creek, Los Vascos e Robert Mondavi, são as marcas líderes no retalho alimentar. Um total de 205 dos lares compraram a categoria no último ano e gastaram 1,86 euros por cada visita à loja.
9. LISBOA
O volume de negócios dos néctares de Lisboa aumentaram em 9% para 6,6 milhões de euros. As marcas de fabricante estão especialmente dinâmicas, aumentaram em 20% a quota de mercado para um participação global de 91%. Mundus, Aba da Serra, Pancas, Prova Régia e Bucelas, constituem o Top 5 das marcas líderes. As marcas dos distribuidores perderam 44% de quota da sua já reduzida partipação na categoria (9%). 13% dos lares nacionais compraram a categoria no último ano e gastaram 3,59 euros por cada visita à loja.
10. BAIRRADA
Os néctares da Bairrada também registaram um ano abaixo da linha de água. Perderam vendas em quantidade (-19%) e em valor (-12%). Os vinhos desta região alcançaram um volume de negócios de 1,2 milhões de euros no ano passado. As marcas de fabricante perderam 4% de quota mas ainda lideram a categoria com 55% de participação. Marques Marialva, Frei João, Groval, Cave São João e Principal, são, respectivamente, o TOP 5 das marcas líderes. No ano passado, 5% dos lares portugueses compraram a categoria e despenderam 3,27 euros por visita.
11. BEIRAS
É a categoria que mais cresce no retalho alimentar, embora represente apenas 890 mil euros, a mais pequena do sector. Em valor, as vendas subiram 36% e em volume 46% para 467 mil litros. As marcas dos distribuidores contribuem para o dinamismo, a quota destas marcas subiu 187% para uma participação de 42%. Quinta Valodeiro, Caravana Real, Catonede, OM e Fuas, constituem, respectivamente, as marcas líderes em valor no retalho alimentar. Um total de 7% dos lares nacionais comprou a categoria no último ano e despendeu 2,84 euros por cada visita à loja.