Exportações aceleram transporte rodoviário de mercadorias
O volume de negócios do transporte rodoviário de mercadorias no mercado ibérico em 2014 alcançou os 16 110 milhões de euros, mais 3,6% face ao ano anterior
Rita Gonçalves
Sabe bem neste verão: as sugestões de Francisca Fernandes, deputy head of offer da makro Portugal
Cartão Continente com novo modelo de descontos
Centros Comerciais geridos pela CBRE assinalam Dia Mundial da Pessoa Com Doença de Alzheimer
Ferbar expande gama tropical
Projeto web de Luís Gradíssimo com novidades
MO e Zippy promovem evento dedicado ao eco design e eco engenharia
Queijos Santiago lança nova tábua com gama Alavão
Sabe bem neste Verão: a sugestão de Ângela Sarmento, diretora de marketing e comunicação dos Supermercados Apolónia
Auchan de Setúbal reabre com conceito inovador e sustentável
Desafios da alimentação animal vão ser debatidos pelos industriais do setor
O volume de negócios do transporte rodoviário de mercadorias no mercado ibérico em 2014 alcançou os 16 110 milhões de euros, mais 3,6% face ao ano anterior.
A cifra representa “uma inversão da tendência descendente e deve-se ao aumento moderado da produção industrial, consumo das famílias e ao crescimento das trocas comerciais com o exterior”, revela um estudo da Informa D&B .
O mercado português deverá ter crescido 2,5% e o mercado ibérico 4%, revela o estudo, acrescentando que em ambos os países, “a actividade viu-se impulsionada pelo dinamismo da procura associada a operações de comércio internacional”.
As previsões a curto prazo apontam para uma “aceleração do ritmo de crescimento da actividade sectorial” e para uma “melhoria da rendibilidade”. A este respeito, “a redução do preço dos combustíveis assinalada durante a primeira metade de 2014, e que previsivelmente se manterá no curto prazo, suavizará a pressão sobre as margens dos operadores”, sublinha a mesma fonte.
Em 2013, o mercado ibérico de transporte rodoviário de mercadorias tinha registado um recuo de 3,5%, inferior, ainda assim, à queda de 6,1% assinalada no ano anterior. Nesse exercício, o mercado espanhol contraiu 3,7%, enquanto em Portugal a descida foi de 2,3% e o valor do mercado ibérico situou-se nos 15 550 milhões de euros, dos quais 12 950 milhões correspondiam a Espanha e os 2600 milhões restantes a Portugal.
Em dezembro de 2013, operavam no sector 111 600 empresas, mais 0,4% do que no ano anterior. “Assiste-se a uma tendência gradual de concentração da oferta no setor, embora se mantenha uma forte atomização, predominando as empresas de pequena dimensão e com uma reduzida frota de veículos”.
Neste contexto, os cinco principais operadores eram responsáveis em 2013 por 9% do total das vendas no conjunto do mercado ibérico, percentagem que, ao considerar os dez principais, se situou ligeiramente acima dos 15%. A atomização é superior em Espanha, onde as dez principais empresas detinham em 2013 uma quota de mercado de 17,5%, face aos 25% registados em Portugal.
O parque de veículos de transporte público de mercadorias no mercado ibérico ascendia a cerca de 341 mil unidades em 2013, quase 65 mil menos do que em 2009.