E. Leclerc prevê investir €1 milhão na optimização das operações nos próximos 3 anos
A cadeia de distribuição E. Leclerc chegou, em 2014, a um total de vendas de 37 mil milhões de euros, o que traduz um crescimento de 1,4% em relação ao ano anterior. A empresa detém uma quota de 20% do mercado francês
![Ana Catarina Monteiro](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Ana Catarina Monteiro
Reserva Vinhas Velhas da Casa das Gaeiras premiado no Concurso Vinhos de Lisboa
AICEP lança manuais de e-commerce para apoiar empresas
Sonasol renova parceria com a Associação Just a Change
Go Chill lança novo sabor de bebida
Carlsberg com nova campanha
Vinho da Póvoa de Lanhoso premiado em concursos internacionais
Brother Iberia atinge recorde histórico com 87,5 milhões de euros de volume de negócios
Fenalac defende simplificação e mais transparência nas medidas do PEPAC
Edenred planta mais de 1500 árvores com ação no Rock in Rio Lisboa
Activia lança novo Kefir de sabor a Manga
A cadeia de distribuição E. Leclerc chegou, em 2014, a um total de vendas de 37 mil milhões de euros, o que traduz um crescimento de 1,4% em relação ao ano anterior. A empresa detém uma quota de 20% do mercado francês.
Segundo o portal de notícias da InfoRetail, a empresa francesa esclareceu que, incluindo as vendas de combustível, o valor do negócio ascendeu aos 45,7 mil milhões de euros. As vendas de combustível representam mais 0,2% para o total.
No mercado gaulês, a actividade da cadeia cresceu 1,8%, totalizando 34,5 mil milhões de euros, valor que, incluídas as vendas de combustível, sobe para os 42,2 milhões de euros. O resultado é 0,5% superior ao do anterior ano de 2013.
Em termos de volume, por sua vez, o progresso da rede de distribuição, em França, correspondeu a um crescimento de 2,3%, em relação ao ano transacto. Assim, a quota de mercado que a empresa detém no país de origem subiu meio valor, chegando aos 20%.
No ano passado, 18,3 mil milhões de lares compraram, pelo menos uma vez, as lojas da cadeia, o que supõe mais 419 mil casas a escolher os produtos da retalhista, comparando com 2013. Ao mesmo tempo, a frequência de visitas aos espaços cresceu a um ritmo de 2,9%.
As previsões da distribuidora, apontam para um aumento da facturação em 2% e uma melhoria de 0,3% da quota de mercado.
Michel-Edouard Leclerc, Presidente do grupo, destaca, segundo a mesma fonte, o “desenvolvimento do modelo de negócio“Drive” como o principal impulsionador do crescimento da empresa”, que conta já com 557 pontos de recolha, dos quais 111 abriram em 2014. No novo formato, a empresa acumula uma quota de mercado corresponde a 44,5%, com vendas equivalentes a 1,9 mil milhões de euros durante o ano passado, 32% do total de vendas.
O responsável revelou ainda que a retalhista prevê “investir um milhão de euros na melhoria das redes logística e comercial, nos próximos três anos”.
Actualmente, o E. Leclerc conta com 640 pontos de venta (hipermercados, supermercados e Express) e 557 pontos “Drive” em França. Nos mercados externos opera com 112 lojas, 19 em Portugal, segundo o site da retalhista, que representam mais de 2,4 mil milhões de euros de volume total de vendas.
Noticia corrigida às 16h36 do dia 12 de Fevereiro de 2015.