Unilever atinge meta dos zero resíduos não perigosos para aterro e poupa €200 milhões
A Unilever anunciou o envio de zero resíduos não perigosos para aterro, de todas as 240 fábricas, localizadas em 67 países
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Rita Gonçalves
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A Unilever anunciou o envio de zero resíduos não perigosos para aterro, de todas as 240 fábricas, localizadas em 67 países.
A gigante alimentar, dona das marcas Magnum, Knorr, Dove e Domestos, entre outras, que chegam diariamente a mais de dois mil milhões de pessoas, quer “duplicar o volume do seu negócio, ao mesmo tempo que reduz o seu impacto ambiental”.
A empresa, não só voltou a liderar o sector de produtos alimentares no Índice de Sustentabilidade Dow Jones, como recebeu também, em Janeiro deste ano, a distinção “Gold Class” atribuída pela RobecoSAM, no seu livro anual de sustentabilidade de 2015, devido ao “desempenho em matéria de sustentabilidade”. A meta de zero resíduos para aterro é um “elemento-chave para a ambição de crescimento sustentável” da Unilever.
“A redução de resíduos na fonte continua a ser prioritária, tanto para a Unilever como para os seus parceiros, que procuram soluções inovadoras para os resíduos remanescentes”. Por exemplo, na Costa do Marfim, os resíduos foram transformados em materiais de construção “low-cost”; na Índia, os resíduos orgânicos foram transformados em adubo e distribuídos pela comunidade local para o cultivo de verduras; e na China, os resíduos de Hefei, a maior fábrica da Unilever, na Ásia, são reutilizados para fabrico de pavimentos e tijolos.
A eliminação de resíduos permitiu à empresa evitar custos de mais de €200 milhões e criar centenas de postos de trabalho. No Egipto, por exemplo, a equipa local lançou um projecto que permite aos colaboradores com deficiências ganharem uma remuneração extra, através da reciclagem de resíduos provenientes das linhas de produção da empresa, comprovando que a redução de resíduos faz todo o sentido em termos empresariais.