ESPECIAL Sumos e Refrigerantes. Sector cai 4,7% entre 2009 e 2013
O mercado nacional de bebidas refrescantes sem álcool derrapou 4,7% entre 2009 e 2013, apesar de na última década o sector apresentar uma evolução positiva das exportações
Rita Gonçalves
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O mercado nacional de bebidas refrescantes sem álcool derrapou 4,7% entre 2009 e 2013, apesar de na última década o sector apresentar uma evolução positiva das exportações, disse ao HIPERSUPER Francisco Furtado Mendonça, secretário-geral da PROBEB.
A Associação Portuguesa de Bebidas Refrescantes não Alcoólicas, que representa 19 empresas e 14 mil postos de trabalho directos e indirectos, revela que no ano passado o mercado continuou a sentir “os impactos resultantes das mudanças estruturais em curso na sociedade, designadamente ao nível dos estilos de vida, das temáticas da concorrência, da fiscalidade, do financiamento das empresas e da sustentabilidade ambiental”, entre outros. Os portugueses apresentam um consumo anual por habitante de 68 litros, inferior ao do Reino Unido (157L), Alemanha (146), Bélgica (138), Dinamarca (137) e Holanda (127). E é quase três vezes inferior ao consumo ‘per’ capita nos EUA.