Izidoro: campeão das promoções
As marcas de charcutaria têm, cada vez mais, aumentado a comunicação dos produtos em folheto
Rita Gonçalves
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As marcas de charcutaria têm, cada vez mais, aumentado a comunicação dos produtos em folheto, de acordo com o serviço e-Foliotrack da Marktest.
Em 2014, as principais marcas comunicaram mais de 30% dos produtos que comunicavam em 2013. Por exemplo, a Damatta inseriu 365 produtos em folheto em 2014, mais 205 produtos do que tinha inserido no ano anterior.
Mas as três marcas que lideram o ranking do ‘share of voice’ (SOV) em 2014 são a Campofrio, com cerca de 9%, a Izidoro com 7.7% e a Nobre com 7%. Apesar da liderança que já tinham alcançado em 2013, a Nobre e a Izidoro, que comunicaram ambas mais produtos que em 2013, no universo do ‘share of voice’ perderam, em 2014, 0.19 pontos percentuais (p.p.) e 0.62 p.p. respectivamente. “Esse facto deveu-se sobretudo à consolidação da marca Campofrio”, explica a Marktest.
As marcas próprias, neste sector, não têm grande relevância. “Ainda assim, a marca própria da Sonae é a que mais se destaca na comunicação em folheto com cerca de 7.5% de ‘share of voice’”. Os produtos com maior ‘share of voice’ são o fiambre de porco, o presunto e o chouriço.