Pingo Doce é a marca da distribuição mais valiosa em Portugal
Com a exclusão do BES este ano, as primeiras cinco posições da lista de marcas mais valiosas em Portugal são ocupadas pela EDP, Galp Energia, Pingo Doce, Millennium BCP e Caixa Geral de Depósitos
![Ana Catarina Monteiro](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Ana Catarina Monteiro
Reserva Vinhas Velhas da Casa das Gaeiras premiado no Concurso Vinhos de Lisboa
AICEP lança manuais de e-commerce para apoiar empresas
Sonasol renova parceria com a Associação Just a Change
Go Chill lança novo sabor de bebida
Carlsberg com nova campanha
Vinho da Póvoa de Lanhoso premiado em concursos internacionais
Brother Iberia atinge recorde histórico com 87,5 milhões de euros de volume de negócios
Fenalac defende simplificação e mais transparência nas medidas do PEPAC
Edenred planta mais de 1500 árvores com ação no Rock in Rio Lisboa
Activia lança novo Kefir de sabor a Manga
Com a exclusão do BES este ano, as primeiras cinco posições da lista de marcas mais valiosas em Portugal são ocupadas pela EDP, Galp Energia, Pingo Doce, Millennium BCP e Caixa Geral de Depósitos.
Avaliada em 3 146 milhões de dólares, a EDP vale financeiramente mais do dobro da segunda marca portuguesa mais valiosa, a Galp Energia, com 1 501 milhões de dólares. A líder do ranking continua a ser a única a integrar a tabela das 500 marcas mundiais com maior valor financeiro.
As conclusões dão do estudo anual “League Table Valuation Study” da Brand Finance, que avalia a força e o valor da marcas em cada país e a nível global, tendo sido auditadas e avaliadas mais de 7 000 empresas e marcas em todo o mundo.
Fora do setor energético, a marca com mais valor pertence ao setor da distribuição. O Pingo Doce ocupa a terceira posição e está neste momento avaliado em 807 milhões de dólares. A segunda marca de retalho mais valiosa é o Continente, no sexto lugar do ranking, com uma avaliação de 467 milhões de dólares. As marcas da distribuição diminuíram em valor financeiro, acompanhando, ainda que de forma menos acentuada, a evolução da cotação das suas ações.
Em comparação com o último ano, Jerónimo Martins (14º lugar com 281 milhões de dólares), Recheio (19º lugar com 184 milhões de dólares) e Pingo Doce viram o seu valor de marca diminuir. No universo Sonae, as marcas Continente e Worten (16º lugar com 228 milhões de dólares) sofreram reduções em linha com a queda do valor do Grupo em Bolsa. Ambas as empresas apresentam um índice de reputação robusto, ao contrário da EDP, por exemplo.
A Caixa Geral de Depósitos, avaliada em 594 milhões de dólares, manteve-se como a marca mais reputada e mais forte da banca nacional, com um rating de AA+, o que a coloca no 53ª posição da tabela das marcas mais fortes da banca mundial.
A TAP viu o seu valor financeiro de marca reduzido em cerca de 22% passando de 399 para 313 milhões de dólares. A transportadora aérea está agora em 11º lugar entre as marcas mais valiosas em Portugal.
Texto escrito conforme o novo Acordo Ortográfico