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“A loja online vem apoiar as vendas do comércio físico”. Francisco Morán, CEO da Equivalenza

A digitalização da experiência de compra, a ominicalidade e a personalização das ofertas, são o futuro das empresas de retalho, sublinha em entrevista ao HIPERSUPER Francisco Morán, CEO da Equivalenza

Rita Gonçalves
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“A loja online vem apoiar as vendas do comércio físico”. Francisco Morán, CEO da Equivalenza

A digitalização da experiência de compra, a ominicalidade e a personalização das ofertas, são o futuro das empresas de retalho, sublinha em entrevista ao HIPERSUPER Francisco Morán, CEO da Equivalenza

Rita Gonçalves
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FMORAN_DCom a expansão em Portugal praticamente concluída, a estratégia de Francisco Morán, CEO da Equivalenza, é fazer chegar os perfumes a mais portugueses e afirmar a marca como especialista em cosmética

A Equivalenza chegou a Portugal em 2011 e tem hoje 130 lojas no País. Qual o segredo desta rápida expansão?

Atualmente a Equivalenza conta com 132 lojas em Portugal. Quando chegamos a Portugal, há quatro anos, introduzimos no mercado um novo segmento de perfumaria: uma nova forma de comprar perfume baseada na venda por famílias olfativas, que trouxe, sem dúvida, uma lufada de ar fresco ao mercado da perfumaria. A rápida expansão em Portugal deveu-se a uma lacuna que naquela época existia no mercado da perfumaria: oferecer perfumes de elevada qualidade a preços acessíveis para todas as bolsas. No fundo, viemos cobrir uma necessidade que havia no mercado mundial, uma procura latente que pedia uma solução. Além de termos conquistado o consumidor português com um conceito inovador de compra de perfume, beneficiamos de fatores estruturais e geográficos inerentes ao próprio comércio português. Falo especificamente da grande concentração de centros comerciais nos centros urbanos, no norte, centro e sul do país e ilhas. Estamos presentes em praticamente todos os centros comerciais, muito embora contemos também com um elevado número de lojas nas principais artérias comerciais das cidades.

Qual o plano de expansão da marca até ao final do ano no nosso País?

A expansão em Portugal está praticamente concluída e estimamos que até ao final do ano o mercado estará completo, com 145 lojas. A nossa estratégia passa essencialmente por aumentar a quota de mercado, chegando a mais portugueses e consolidar a presença da marca em Portugal. Esta estratégia de crescimento assenta numa oferta de produto cada vez mais especializada e diversificada. 2015 está a ser o ano da afirmação da marca no segmento de cosmética. Além do lançamento da primeira linha de cosmética biológica, até ao final do ano estão previstas mais novidades, entre estas produtos especialmente pensados para homem. Contamos até ao final do ano ter nas lojas sete a oito gamas de cosmética, de cuidados de rosto e de corpo, sem esquecer nunca a aposta na perfumaria e nos aromas, o nosso core business.

Quais as localizações onde a oferta da marca ainda não está completa?

Estamos presentes em todas as principais cidades de todos os distritos do país.

A expansão privilegia lojas de rua ou em shoppings? Qual a área média das lojas?

A rede de lojas está presente em quase todos os centros comerciais do país, contudo, contamos igualmente com uma presença muito forte nas principais ruas de comércio tradicional, sendo estrategicamente ambas muito importantes.A área média das lojas em Portugal é de 35 m2.

FMORAN_PANELQual o investimento na expansão até ao final do ano e quantos postos de trabalho preveem criar?

A Equivalenza funciona em regime de franchising, pelo que todo investimento relacionado com novas aberturas, não é possível prever. O investimento da marca, desde a sede de Barcelona, até ao final do ano, será canalizado essencialmente para a comunicação da marca em Portugal, nomeadamente através de campanhas de publicidade e ativações de marca, e para o novo canal de vendas online. Até ao momento geramos 400 postos de trabalho em Portugal, desde 2011. Até ao final do ano, estimamos criar cerca de 30 postos de trabalho, associados à abertura de novas lojas. A nível mundial, a empresa gerou mais de 2000 empregos, em mais de 30 países.

Em maio deste ano, lançaram o canal online em Portugal. Qual o investimento e os objetivos traçados até ao final do ano?

O projeto digital vem dar resposta às exigências do consumidor atual, a mobilidade, a ominicalidade, assim como rentabilizar o canal online, como canal de venda. Encarar a “Eshop” como uma unidade de negócio independente seria um erro, sobretudo quando sabemos que a digitalização da experiência de compra, a ominicalidade e a personalização das ofertas, são o futuro das empresas de retalho. Por isso mesmo, não poderemos falar de um investimento isolado.

Existem muitos objetivos definidos para este projeto, além dos meramente transacionais: objetivos de comunicação, “branding e engagement”. Queremos aproximar a marca dos portugueses. Associado à Eshop, criamos um blog de beleza, com conteúdos elaborados pela nossa equipa de perfumistas, com conselhos, informações e dicas sobre perfumes, cosmética e aroma. Queremos também entender melhor os nossos consumidores, aprender com eles, orientar a estratégia às suas necessidades. Ultimamente, não nos cansamos de escutar que entramos na era do consumidor. Só as empresas 100% orientadas a satisfazer as necessidades do consumidor terão êxito. Transformar a eshop numa ferramenta para encaminhar as visitas para a loja é vital.  A nível de faturação, o objetivo para o primeiro ano é alcançar o volume de vendas da nossa melhor loja em Portugal. Obviamente que o objetivo será alcançar esse teto de mercado.

“Ominicanalidade, a expressão do compromisso”

Como se materializa a estratégia multicanal da Equivalenza?

A estratégia de crescimento assenta na ominicanalidade, a expressão do compromisso em oferecer aos clientes o melhor serviço. Colocando ao alcance do consumidor toda a informação sobre os produtos, de forma fácil e acessível,adaptando-nos às necessidades dos clientes e permitindo-lhes realizar a compra mais inteligente possível. O efeito ROPO ( Research Online, Purchase Off-line) é uma forte tendência no mercado atual: os clientes antes de realizarem uma compra na loja física, primeiro realizam pesquisa online. Portanto, a criação da loja online, vem apoiar as vendas do comércio Offline.

Qual o vosso tempo de resposta na entrega? Têm pontos de recolha das encomendas?

O nosso tempo de resposta na entrega é de 48 a 72 horas. Neste momento realizamos as entregas apenas nos domicílios dos clientes. Estamos a estudar a possibilidade de no futuro criar pontos de recolha nas lojas físicas, e dessa forma, incentivar a venda cruzada e aumentar as visitas às perfumarias.

Como se define o consumidor tipo da marca em Portugal?

O consumidor tipo em Portugal é aquele que procura realizar uma compra inteligente e vive na proximidade ou em centros urbanos e tem entre 25 e 50 anos.

Qual o vosso produto estrela no mercado nacional?

O nosso produto estrela no mercado é o perfume. Contudo, destacamos alguns ‘best-sellers’ das nossas gamas de cosmética, como o caso do bodymist e os ambientadores para carro.

Qual o volume de negócios da Equivalenza no ano passado?

Em 2014 a marca atingiu um volume de negócios na ordem dos 45 milhões de euros, com um benefício correspondente a 9,7 milhões de euros.

Que balanço faz do mercado a retalho de perfumaria e cosmética em Portugal?

A Equivalenza foi pioneira numa categoria de negócio: a venda especializada de perfume a granel a preços acessíveis, com base no conhecimento das famílias olfativas. Este novo segmento da perfumaria trouxe uma maior competitividade ao setor. O consumidor já não é obrigado a gastar 10% ou 20% do seu ordenado na aquisição de um perfume ou de uma gama de cosmética.O consumidor aposta na experiência de compra e, por isso mesmo, investimos bastante na qualidade e especialização dos nossos produtos.

Quais os principais desafios deste setor a prazo?

Um dos principais desafios deste setor é a necessidade de especialização das marcas, independentemente da estratégia de preços adoptada. No mercado atual, as marcas de perfumaria e de cosmética terão cada vez mais de se especializar, oferecendo um produto ou serviço que prime pela diferenciação e pela customização e que promova a experiência de compra do cliente na loja. Nesse sentido, a Equivalenza destaca-se como marca especializada em perfume, cosmética e aroma. Não oferecemos apenas perfumes : a nossa larga experiência e conhecimento em aromas e fragrâncias estende-se a todas as gamas de consumo: Perfumes, Aromatics ( aromas para casa ) e Cosmetics ( cosméticos). As três linhas estão interligadas entre si e foram desenvolvidas para oferecer os melhores aromas da Equivalenza, em diferentes formas de uso do produto.

Sobre o autorRita Gonçalves

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Mercadona abre supermercado em Leiria

A Mercadona conta com um total de 53 espaços abertos, dois dos quais no distrito de Leiria (depois ter aberto, em 2022, nas Caldas da Rainha).

A Mercadona abriu uma nova loja esta quinta-feira em Leiria, na Rua de Santa Clara nº 76. A abertura deste supermercado continua a refletir a aposta da Mercadona no seu plano de expansão em Portugal, onde, ao final de cinco anos, a empresa conta com um total de 53 espaços abertos, dois dos quais no distrito de Leiria (depois ter aberto, em 2022, nas Caldas da Rainha). Esta loja criou 90 novos postos de trabalho, contribuindo para a criação de emprego local.

“É com imenso entusiasmo que abrimos a nossa 53ª loja de 2024 em Leiria, a primeira do município e a segunda do distrito dando assim mais um grande passo no plano de expansão em Portugal. Para além de estarmos cada vez mais próximos dos nossos “Chefes” (clientes), criámos 90 postos de trabalho, contribuindo assim para o aumento da empregabilidade local. Esperamos que os leirienses continuem a desfrutar do nosso sortido, de uma equipa de colaboradores pronta para os receber e esperamos que encontrem neste novo espaço Mercadona o seu supermercado de confiança.”, sublinha Carla Cunha, diretora de relações Externas da zona Centro-Norte de Portugal.

Edificada nas antigas instalações da Sarvinhos, emblemática empresa da região e do setor vitivinícola, a nova loja da Mercadona em Leiria tem uma área de vendas de 1.900 m2, à semelhança de outros supermercados da cadeia, conta com as secções de Talho, Peixaria, Charcutaria, Pastelaria e Padaria, Perfumaria, Cuidado do Lar e Animais de Estimação, Frutas e Legumes, Garrafeira e Pronto a Comer com self-service e várias opções de pratos preparados para levar ou comer na loja, numa zona exclusiva para o efeito. Além disso, os “Chefes” (clientes) podem também contar com um mural de sushi, onde se pode encontrar ainda uma grande variedade de pratos asiáticos prontos a consumir, presunto cortado à faca e embalado no momento, uma máquina de sumo de laranja espremido na hora, carrinhos de compras leves, ergonómicos e sem moeda.

Dispõe de 237 lugares de estacionamento e mais dois destinados ao carregamento de veículos elétricos. É o caso desta loja, em Leiria, onde existem 434 painéis solares. Ao gerar energia renovável de origem fotovoltaica nas coberturas das lojas, para autoconsumo, a empresa melhora o comportamento ambiental e poupa cerca de 20% de energia elétrica anualmente.

Todas as lojas da Mercadona em Portugal são construídas respeitando o Modelo de Loja Eficiente que está gradualmente a ser implementado em toda a cadeia, com corredores amplos, poupanças energéticas de até 40% comparativamente a uma loja convencional, entrada com entrada dupla que evita correntes de ar e que se caracteriza pela sua acessibilidade e comodidade, sistemas de refrigeração mais sustentáveis, melhorias de isolamento nos móveis de frio, iluminação LED e gestão inteligente do consumo energético.

No âmbito da Política de Responsabilidade Social da empresa, e sendo também uma das principais medidas para a prevenção do desperdício alimentar na Mercadona, este supermercado doará diariamente, e desde o primeiro dia, bens de primeira necessidade ao Lar Santa Isabel, que integra o Centro Social Paroquial Paulo VI (CSPPVI). Uma instituição local de solidariedade social com a qual a Mercadona assinou um protocolo de colaboração.

 

 

 

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MO reabre loja remodelada em Sintra

Situada no centro comercial Alegro Sintra, a loja MO apresenta agora um design mais moderno.

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Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização

Estudo revela as prioridades convergentes e divergentes entre retalhistas e fornecedores, bem como as principais tendências e desafios para o mercado português.

A 12ª edição do estudo “Benchmarking Supply Chain”, análise setorial do grande consumo coordenada pela GS1 Portugal, demonstra que há uma crescente eficiência da cadeia de abastecimento do setor, com foco específico no fluxo order-to-cash (processo completo que uma empresa segue desde a receção de um pedido até ao pagamento).

Publicada recentemente, pela GS1 Portugal, esta análise destaca um desfasamento significativo entre as prioridades dos retalhistas e a perceção dos fornecedores. Enquanto os retalhistas se focam na precisão dos pedidos (quantidades, referências, prazos e validades), especialmente durante períodos promocionais, bem como na qualidade da mercadoria e numa comunicação eficaz, os fornecedores atribuem maior importância à colaboração fluída com os retalhistas, à eficiência nos processos de descarga e administrativos, além da visibilidade do stock, sublinha o estudo.
Esta divergência revela uma clara necessidade de melhorar a comunicação e o entendimento mútuo para otimizar a cadeia de abastecimento e promover uma relação mais eficaz entre os intervenientes.

O estudo identificou também alguns dos principais desafios para a cadeia de abastecimento em Portugal: a eficiência em períodos de picos de procura: A importância da eficiência logística durante momentos de maior procura, como promoções ou a época natalícia, tornou-se um fator essencial, exigindo maior planeamento e capacidade de resposta; a tecnologia e informação, com a integração de sistemas de informação a continuar a ser um pilar para a eficiência colaborativa, apesar de a sua importância ter sofrido uma ligeira diminuição e a sustentabilidade que emerge como uma tendência global que impacta diretamente a logística e as expetativas dos consumidores e empresas por práticas mais responsáveis.

O relatório conclui também que, apesar dos desafios, os fornecedores portugueses demonstram uma melhoria contínua na performance logística pelo terceiro ano consecutivo. O foco no cumprimento de pedidos, na entrega atempada e na qualidade da mercadoria continua a ser essencial, com a tecnologia a desempenhar um papel facilitador na comunicação e gestão de dados.

“O Benchmarking Supply Chain, um estudo com características únicas no contexto nacional, pela análise bidirecional de fornecedores e retalhistas, que coordenamos há 12 anos consecutivos, evidencia a importância de uma constante colaboração entre retalhistas e fornecedores para melhorar a eficiência da cadeia de abastecimento em Portugal.”, refere João de Castro Guimarães, diretor-executivo da GS1 Portugal. “O simples facto de se disponibilizarem para esta mútua avaliação, no âmbito deste estudo, há mais de uma década, é já um sinal nítido de atitude colaborativa. Nesta edição em particular, as diferenças nas prioridades assinaladas por estes dois elos fulcrais da cadeia de valor destacam a necessidade de comunicação cada vez mais eficaz e de um alinhamento estratégico. Na GS1 Portugal continuaremos a apoiar esta cooperação, pela promoção da digitalização, da inovação e sustentabilidade, matriciais à nossa estratégia e essenciais para superar os desafios de um mercado em rápida transformação e cada vez mais competitivo”, acrescenta.

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Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal

Empresa de distribuição da Symington Family Estates amplia a oferta com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal.

A Portfolio Vinhos, empresa de distribuição da Symington Family Estates, amplia a sua oferta com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal.

Ao longo dos seus 166 anos de história, Marqués de Riscal tem sido uma força pioneira e consistente na produção de vinho espanhol, com um portefólio único de vinhas na Rioja, Castilla y León e Rueda, presente em cerca de 110 países.

Na Marqués de Riscal, a inovação sempre esteve ao serviço da tradição, permitindo expressões cada vez mais puras e fiéis dos terroirs e uvas espanholas. Há uma década, Marqués de Riscal assumiu um compromisso com a agricultura biológica. O respeito pelo meio ambiente, pela fauna autóctone e pelo ecossistema torna o cultivo mais sustentável e prolonga a vida das vinhas, assegurando a qualidade futura dos vinhos. A empresa possui 350 hectares totalmente certificados na Rueda, 370 hectares na Rioja, com pouco mais de 100 em conversão.

A Portfolio Vinhos passa a disponibilizar no mercado português os seguintes vinhos:
Arienzo de Marqués de Riscal Tinto 2019
Marqués de Riscal Reserva Tinto 2019
Marqués de Riscal Reserva XR Tinto 2019
Marqués de Riscal Gran Reserva Tinto 2018
Marques de Riscal Gran Reserva 150 Aniversário Tinto 2017
Barón de Chirel Tinto 2019
Marqués de Riscal Branco 2023
Marqués de Riscal Sauvignon Blanc Branco 2023
Marqués de Riscal Limousin Gran Vino de Rueda Branco 2022

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Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros

O Grupo os Mosqueteiros renova o seu compromisso com a comunidade e expressa o seu profundo reconhecimento pelo trabalho incansável dos bombeiros.

Face aos trágicos incêndios que têm afetado Portugal e reconhecendo o papel crucial dos bombeiros no combate a estas calamidades, o Grupo os Mosqueteiros reforça o seu compromisso com a comunidade local através da doação de produtos alimentares aos Bombeiros Voluntários entregues nos postos de comando centrais que dão assistência a várias localidades.

“Reconhecemos o esforço incansável e o sacrifício dos bombeiros na proteção das nossas comunidades, especialmente em tempos de crise como os incêndios que temos enfrentado. É com grande sentido de responsabilidade e gratidão que continuamos a apoiar estes verdadeiros heróis,” afirma Pedro Subtil, presidente do Conselho de Administração do Grupo os Mosqueteiros em Portugal.

Através desta doação, o Grupo os Mosqueteiros renova o seu compromisso com a comunidade e expressa o seu profundo reconhecimento pelo trabalho incansável dos bombeiros, demonstrando que a solidariedade é uma prioridade em tempos difíceis.

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Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024

A Nhood acaba de ver reconhecida a eficácia da sua estratégia de gestão e inovação, através da conquista do selo Superbrands por parte dos Centros Comerciais Alegro – ativos imobiliários sob a sua gestão.

Com presença em Alfragide, Castelo Branco, Montijo, Setúbal e Sintra, os Centros Comerciais Alegro são distinguidos com o selo Superbrands 2024, um reconhecimento “que coloca a marca Alegro no patamar das marcas de excelência em Portugal e sublinha o trabalho que tem sido implementado pela Nhood enquanto gestora de espaços comerciais inovadores e que respondem ativamente aos novos estilos de vida”.

É a primeira vez que esta distinção, que destaca as marcas mais relevantes no mercado com base num estudo junto do consumidor e na avaliação de um conselho de especialistas, é atribuída a centros comerciais em Portugal. Assim, os Alegro são reconhecidos por se destacarem e superarem no trabalho que desenvolvem todos os dias para os seus clientes, recebendo o selo Superbrands pela mão da organização internacional independente que se dedica à identificação e promoção de Marcas de Excelência em 89 países.

Maura Teixeira, Diretora de Marketing & Inovação Ibéria da Nhood, sublinha que “a atribuição do selo Superbrands é um reconhecimento do trabalho de gestão da Nhood, no que diz respeito à evolução e crescimento da marca Alegro. Orgulhamo-nos do caminho que temos feito para dar resposta aos objetivos dos nossos clientes, proprietários dos ativos que gerimos, seja através da inovação, da oferta diferenciada (com usos diversificados, além do retalho), ou, essencial na nossa visão, da escuta ativa do território. Cada decisão é tomada em linha com o que aprendemos ao envolver a comunidade, a par das análises de mercado, da definição de estratégias e, claro, da coordenação dos diferentes stakeholders. Assim, conseguimos adaptar a nossa ação à realidade de cada local, mantendo sempre o core da marca. O resultado é um ecossistema dinâmico e distinto, onde todos – das equipas de gestão às equipas no terreno, incluindo lojistas, parceiros e clientes – contribuem diretamente para o sucesso da marca Alegro”.

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InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha

Para a InPost, a Península Ibérica é um dos mercados mais importantes na estratégia de crescimento e expansão deste modelo de entrega de encomendas, considerado mais eficiente e sustentável.

A InPost acaba de superar os 11.000 Pontos Pack e Lockers em Portugal e Espanha, convertendo a Península Ibérica num dos mercados mais importantes na estratégia de crescimento e expansão deste modelo de entrega de encomendas, considerado mais eficiente e sustentável.

O aumento do número de Lockers (cacifos inteligentes) e Pontos Pack (pontos de recolha/entrega) em Portugal e Espanha reforça o compromisso da empresa com estes países e com os seus clientes, que passarão a usufruir de uma rede cada vez mais alargada e próxima. “Continuamos comprometidos com ambos os países e os seus cidadãos continuam a aumentar a sua confiança em nós, pelo que formamos um conjunto perfeito no qual podemos continuar a evoluir e a dar o nosso melhor para o bem de toda a sociedade e do planeta”, afirmou a propósito Nicola D’Elia, CEO para Portugal, Espanha e Itália do Grupo InPost.

Segundo a InPost, em Portugal há mais de 2.300 Pontos Pack e Lockers distribuídos por todo o país, o que facilita o acesso e a seleção destes pontos de recolha de acordo com as necessidades de cada utilizador.

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Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras

Este investimento pretende potenciar a capacidade operacional do Grupo Paulo Duarte junto do seu mais recente cliente, a cimenteira Secil, num acordo válido para os próximos cinco anos.

O Grupo Paulo Duarte voltou a reforçar a sua frota com a aquisição de seis veículos autobetoneiras, num valor de cerca de 1,1 milhões de euros.

Este reforço vem no seguimento da estratégia de expansão e diversificação de negócios do grupo, sublinha em comunicado. Com uma forte aposta na qualidade e excelência, a empresa continua determinada a atender às crescentes exigências do setor logístico e de transportes, providenciando soluções adaptadas às necessidades específicas de cada cliente, acrescenta.

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CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos

As vindimas na Região Demarcada de Lisboa entram em fase de cruzeiro, com a maioria das adegas já em plena laboração.

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Os primeiros dados da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa) confirmam uma redução da produção em 2024, mais acentuada do que os 15% inicialmente previstos, chegando em muitos casos a 40%.

“A entrada em produção das novas vinhas plantadas nos últimos anos não será suficiente para contrariar este cenário de quebra, sendo que as condições climatéricas das próximas três semanas serão decisivas para o desfecho do ano vitivinícola”, revela Francisco Toscano Rico, presidente da CVR Lisboa.

Francisco Toscano Rico acrescenta que esta é uma vindima em que “o grau de profissionalismo e a capacidade de intervenção dos viticultores vai fazer toda a diferença. Quem tratou preventivamente, entrando na vinha no momento certo, não tem perdas tão acentuadas na produção e tem qualidade na vinha, comprovada no momento da entrega das uvas nas adegas”.

Nesta vindima espera-se um aumento significativo da produção do vinho ´Leve Lisboa´, característico por apresentar uma menor graduação alcoólica e boa acidez, que confere frescura. “Este aumento está em linha com as novas tendências de consumo, bem patente no crescimento extraordinário, de cerca de 80%, das vendas do vinho ‘Leve Lisboa’ nos primeiros oito meses deste ano”, refere ainda.

Mais vendas

As vendas totais dos Vinhos de Lisboa registaram, até ao passado mês de agosto, um novo recorde absoluto, com a venda de cerca de 50 milhões de garrafas durante os primeiros oito meses de 2024, mais dois milhões do que no período homólogo, o que representa um crescimento de 4% face a 2023, alavancado pelo aumento nas vendas dos vinhos brancos e rosés e dos vinhos ‘Leve Lisboa’.

A Região Demarcada de Lisboa, que engloba nove denominações de origem – Carcavelos, Colares, Bucelas, Arruda, Alenquer, Torres Vedras, Lourinhã, Óbidos, Encostas d’Aire e Sub-região Medieval D’Ourém -, tem o mercado nacional como um dos principais mercados de consumo, representando já quase 20% do total de vendas. A exportação está próxima dos 80%, repartidos por cerca de 100 países, liderados pelos Estados Unidos da América, Reino Unido, Brasil, Canadá, países escandinavos, Alemanha e Polónia.

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Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre

O Mira Maia Shopping vai ter novas lojas e realizar várias remodelações que pretendem melhorar a experiência de todos os visitantes e tornar o centro comercial mais funcional.

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O centro comercial integrante do Grupo Névoa refere que no que diz respeito às novas aberturas, a loja de produtos para animais de estimação Tiendanimal substituirá a atual Pet Outlet, com um espaço renovado e expandido, abrangendo uma área total de 342 m2, para melhorar a exposição e a variedade dos produtos. O centro comercial também trará novidades no setor automóvel com a abertura do Studio Auto, realizada no passado dia 16 de setembro, dedicado à lavagem e tratamento automóvel, que funcionará no piso -1.

Em relação às remodelações, a MO está a realizar um conjunto de obras para melhorar o seu espaço, e a loja de roupa feminina Trucco mudou no passado dia 6 de setembro de localização dentro do centro, para o piso 0, com o objetivo de oferecer uma experiência melhorada aos seus clientes.

Em outubro, o centro comercial contará também com a abertura da ourivesaria D’oro Jóias, que oferecerá uma variedade diversificada de peças de joalharia e relojoaria de luxo.

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