Exportações de calçado português atingem valor “mais elevado de sempre” em 2014. Setor cresce há seis anos consecutivos
O setor nacional de calçado está a crescer pelo sexto ano consecutivo. Com uma forte especialização em couro, que representa mais de 80% da produção, o calçado português apresenta o segundo mais alto preço médio, apenas ultrapassado pelo italiano
Ana Catarina Monteiro
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O setor nacional de calçado está a crescer pelo sexto ano consecutivo. Com uma forte especialização em couro, que representa mais de 80% da produção, o calçado português apresenta o segundo mais alto preço médio, apenas ultrapassado pelo italiano.
Em 2014, o preço médio de produção e exportação do calçado português, por cada par, foi de cerca de 28,24 euros, segundo dados World Footwear Yearbook 2015 citados pela Lusa.
Os sapatos italianos apresentam o mais alto custo a nível internacional, com o preço médio de cerca de 44,28 euros. Espanha é o terceiro produtor na lista, vendendo calçado por cerca de 19,51 euros cada par.
Desde 2009, as exportações de calçado português cresceram mais de 50% a partir dos 1 200 milhões de euros, ascendendo aos1 850 milhões de euros em 2014, o “maior resultado de sempre”, revela a mesma fonte. Cerca de 95% da produção em 2014 foi dirigida para venda em mais de 150 países.
O plano estratégico para o setor, o FOOTure 2020, prevê a introdução de novos materiais na indústria de calçado nacional para penetração em novos mercados. Neste sentido, a APICCAPS (Associação dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos) prevê que, nos próximos anos, o preço médio do calçado decresça, à medida que novos produtos cheguem ao mercado, como por exemplo a produção de calçado “sintético ou em plástico”.
Na primeira metade do ano, os resultados revelam que Portugal continua a crescer, pelo sexto ano consecutivo, com 39 milhões de pares exportados, o que supõe um valor total de 887 milhões de euros e uma evolução em termos homólogos de 0,44%.
As vendas para fora da Europa cresceram 6%, nos primeiros seis meses de 2015, sendo as que mais contribuíram para a evolução do setor.
As vendas para a Colombia foram as que mais cresceram naquele período – 196%. Por sua vez, a China, responsável por 65% da produção a nível mundial, importou mais 81% de calçado português. Já para os EUA, as exportações cresceram 43%.