Sonae MC compra marca portuguesa de papelaria Make Notes (atualizada)
A Sonae MC adquiriu a marca Make Notes, alargando assim o portefólio de artigos de papelaria à venda nas lojas Note! e Continente
Ana Catarina Monteiro
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
A Sonae MC adquiriu a marca Make Notes, alargando assim o portefólio de artigos de papelaria à venda nas lojas Note! e Continente.
A mais recente aposta da Sonae, a Make Notes, surge devido ao “elevado potencial de internacionalização da marca” de papelaria, explica Inês Valadas, administradora da Sonae MC, em declarações ao Dinheiro Vivo.
Com o design como “ferramenta estratégica” de diferenciação, a nova marca da retalhista portuense conta com artigos exportados para 26 países. Nasceu em 2012 e conta com produção nacional e uma rede de fornecedores do norte do País. Depois do processo de aquisição, a Sonae vai manter a fundadora do conceito, Maria João Barbosa, no desenvolvimento da marca, responsável exclusivamente pela área de ‘design’ , agora nas funções de head of design.
A mesma fonte adianta ainda que a Sonae, com o portefólio de produtos alargado, prevê participar em “quatro feiras internacionais” do setor de papelaria e ‘gifts’, em “Madrid, que acontece este mês, Frankfurt, Dubai e Nova Iorque”.
Em comunicado oficial, a empresa fez saber que a marca de papelaria está presente em todas as lojas Note! e em lojas Continente selecionadas, com uma alargada rede de distribuição em todo o País, onde se incluem diversos espaços de comércio tradicional, duas lojas próprias e três franchisados em Portugal e Espanha.
A colaboração entre as duas retalhistas iniciou-se em agosto de 2014, tendo sido agora aprofundada com a aquisição da totalidade do capital. A marca conta com uma equipa de design especializada, liderada pela ex-sócia e criadora da marca Maria João Barbosa, agora nas funções de head of design.
A vasta gama de produtos inclui cerca de 125 coleções e 1.500 referências, apresentando coleções ‘vintage’ destinadas a públicos mais clássicos e coleções modernas que se inspiram nas novas tendências de padrões, materiais e cores do design e da moda.
“A Sonae está atenta a oportunidades de consolidação envolvendo negócios com capacidade de crescimento e que permitam reforçar as suas competências e oferta, apresentando vantagens competitivas baseadas na inovação e na qualidade. A aquisição da Make Notes enquadra-se nesta estratégia já que permite reforçar a oferta das lojas Note! e Continente com um conjunto alargado de produtos de elevada qualidade e design, bem como potenciar o processo de internacionalização da marca, que já exporta os seus produtos para mais de 20 países a nível mundial”, explica Luís Moutinho, CEO (chief executive officer) da Sonae MC.
*Informação atualizada às 10h37 do dia 11 de setembro de 2015