Estações de serviço perdem quase 3% do volume de negócios em 2014
As estações de serviço registaram uma quebra de faturação em 2014 no mercado ibérico, provocada sobretudo pela descida do preço dos combustíveis
Rita Gonçalves
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As estações de serviço registaram uma quebra de faturação em 2014 no mercado ibérico, provocada sobretudo pela descida do preço dos combustíveis, segundo o estudo Setores DBK “Estações de Serviço (mercado ibérico)”, publicado pela Informa D&B.
O volume de negócios caiu 2,7% para os 35.456 milhões de euros.
As conclusões do estudo mostram que o volume de negócios em Espanha situou-se em 29.139 milhões de euros, menos 2,5% do que em 2013, enquanto em Portugal a quebra foi de 3,8%, para 6.317 milhões.
As estações de serviço canalizam 97,5% das vendas totais de gasolina no conjunto do mercado ibérico, e cerca de 77% das de gasóleo rodoviário, com participações semelhantes em Espanha e Portugal. Neste contexto, em 2014, o volume total de combustíveis vendido através de estações de serviço situou-se em 25,31 milhões de toneladas, dos quais 5,56 milhões correspondem a gasolina e 19,75 milhões a gasóleo.
O volume total de vendas de combustíveis no mercado ibérico manteve-se estagnado em 2014, após a tendência descendente nos anos anteriores. Assim, no último ano situou-se em 36,78 milhões de toneladas, mais 0,1% do que em 2013. Em Espanha, o consumo foi de 31,16 milhões de toneladas, menos 0,2% do que o valor registado em 2013, enquanto no mercado português se notou um ligeiro aumento: a taxa de variação foi positiva em 1,5%, situando-se em 5,62 milhões de toneladas.
A curto e médio prazo, o estudo prevê um aumento do volume de combustíveis vendido, num quadro de recuperação do consumo das famílias e de incremento da atividade económica. Contudo, estima que a faturação setorial se aproxime dos 33.000 milhões de euros no final do exercício de 2015, valor que representa menos 7% do que em 2014, devido à contração adicional dos preços.