Eroski apresenta supermercado eco-sustentável
Cofinanciado em 50% pela Comissão Europeia, o projeto será alvo de um investimento global de dois milhões de euros
![Rita Gonçalves](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Rita Gonçalves
Reserva Vinhas Velhas da Casa das Gaeiras premiado no Concurso Vinhos de Lisboa
AICEP lança manuais de e-commerce para apoiar empresas
Sonasol renova parceria com a Associação Just a Change
Go Chill lança novo sabor de bebida
Carlsberg com nova campanha
Vinho da Póvoa de Lanhoso premiado em concursos internacionais
Brother Iberia atinge recorde histórico com 87,5 milhões de euros de volume de negócios
Fenalac defende simplificação e mais transparência nas medidas do PEPAC
Edenred planta mais de 1500 árvores com ação no Rock in Rio Lisboa
Activia lança novo Kefir de sabor a Manga
A Eroski apresentou o projeto do seu supermercado eco-sustentável, desenvolvido em colaboração com o Centro de Energias Renováveis.
“É um projeto pioneiro na Europa, que conta com um inovador sistema com capacidade para fornecer eletricidade, calor e frio a partir de biomassa de origem local, disse fonte da cooperativa de distribuição espanhola à infoRetail.
Cofinanciado em 50% pela Comissão Europeia, o projeto será alvo de um investimento global de dois milhões de euros.
O desenvolvimento deste projeto tem início agora e deverá estar concluído no próximo ano. “Avançar com a construção sustentável é um dos objetivos fundamentais do nosso plano estratégico para o meio ambiente. Em 2012, desenvolvemos a primeira loja com ‘zero emissões’ e agora abordamos uma nova geração de loja sustentável que tem como principal meta demonstrar a viabilidade de uma solução integral para diminuir a dependência da rede elétrica”, segundo a mesma fonte.
“Este projeto pressupõe uma redução de 178 toneladas de emissões de CO2 por ano”, disse, por sua vez, o diretor técnico do projeto do Centro de Energias Renováveis, Sergio Diaz de Garayo.
O novo supermercado energéticamente sustentável será ainda um laboratório educacional para sensibilizar e informar os consumidores sobre este projeto. Por exemplo, o ponto de venda contará com um painel informativo que medirá alguns indicadores em tempo real comparando-os com uma loja tradicional.