Empty supermarket aisle,motion blur
Ferramenta de marketing ‘Shelf Smart’ potencia impacto de embalagem nas vendas em loja
A Smurfit Kappa, produtora de embalagens de papel, lançou o serviço Shelf Smart, que potencia a embalagem enquanto ferramenta de marketing, dando mais visibilidade aos produtos no linear para impulsionar as vendas
![Ana Catarina Monteiro](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Ana Catarina Monteiro
Reserva Vinhas Velhas da Casa das Gaeiras premiado no Concurso Vinhos de Lisboa
AICEP lança manuais de e-commerce para apoiar empresas
Sonasol renova parceria com a Associação Just a Change
Go Chill lança novo sabor de bebida
Carlsberg com nova campanha
Vinho da Póvoa de Lanhoso premiado em concursos internacionais
Brother Iberia atinge recorde histórico com 87,5 milhões de euros de volume de negócios
Fenalac defende simplificação e mais transparência nas medidas do PEPAC
Edenred planta mais de 1500 árvores com ação no Rock in Rio Lisboa
Activia lança novo Kefir de sabor a Manga
A Smurfit Kappa, produtora de embalagens de papel, lançou o serviço Shelf Smart, que potencia a embalagem enquanto ferramenta de marketing, dando mais visibilidade aos produtos no linear e aumentando as vendas.
Seis meses após o lançamento da solução ‘Shelf Smart’, a empresa conclui que a ferramenta de marketing pode ajudar a aumentar em mais de 10% a visibilidade e a perceção das marcas, além de incrementar as vendas de bens de grande consumo em 8%, segundo o estudo da própria produtora europeia de embalagens de papel.
O serviço determina qual o posicionamento e ‘design’ das embalagem que confere mais visibilidade aos produtos nos lineares, uma vez que, no ponto de venda “são tomadas 82% das decisões de compra, num período médio de quatro segundos”, explica em comunicado a empresa.
Num processo de seis passos, que demora entre seis a oito semanas a desenvolver, a produtora garante às marcas uma solução de embalagem otimizada, concebendo todo o trabalho que vai desde a definição do problema até à solução comprovada.
A equipa de inovação da Smurfit Kappa, dirigida a partir do seu Centro de Experiência Global, em Amesterdão, é a unidade responsável pela investigação do comportamento do consumidor. Além disso, a ferramenta de marketing incorpora a solução ‘Shelf Viewer’, que compara o posicionamento e a capacidade de comercialização de até 40 000 produtos e colocações, permitindo o desenvolvimento de soluções de embalagens personalizadas que se adaptem aos desafios de cada produto.
A ‘Shelf Smart’ utiliza também um visualizador 3D para testar o impacto das embalagens num ambiente virtual, antes de testar junto dos compradores reais, para o que utiliza ferramentas de rastreio online desenvolvidas em colaboração com o parceiro tecnológico da empresa, o EyeSee.
“Mais de 50 testes, realizados em 11 categorias de produto e em seis países diferentes, analisaram os comportamentos de mais de dez mil compradores, demonstrando que este serviço pode ajudar a obter um aumento superior a 10% da visibilidade e perceção da marca”, indica a empresa, com base no estudo “Marketing on the shelf – Exactly how in control are you?”.