Viagens ultrapassam ‘smartphones’ na lista de compras de Natal dos portugueses
As viagens lideram a lista de presentes que os portugueses querem obter neste Natal. No ano passado, a lista era encabeçada pelos ‘smartphones’, que ocupam agora a segunda posição
![Ana Catarina Monteiro](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Ana Catarina Monteiro
Reserva Vinhas Velhas da Casa das Gaeiras premiado no Concurso Vinhos de Lisboa
AICEP lança manuais de e-commerce para apoiar empresas
Sonasol renova parceria com a Associação Just a Change
Go Chill lança novo sabor de bebida
Carlsberg com nova campanha
Vinho da Póvoa de Lanhoso premiado em concursos internacionais
Brother Iberia atinge recorde histórico com 87,5 milhões de euros de volume de negócios
Fenalac defende simplificação e mais transparência nas medidas do PEPAC
Edenred planta mais de 1500 árvores com ação no Rock in Rio Lisboa
Activia lança novo Kefir de sabor a Manga
As viagens lideram a lista de presentes que os portugueses querem obter neste Natal. No ano passado, a lista era encabeçada pelos ‘smartphones’, que ocupam agora a segunda posição.
Na época natalícia, além dos presentes para a família e amigos, os consumidores tendem também a investir em produtos para seu próprio usufruto.
O número de portugueses que este ano “pensa fazer alguma compra importante para si este Natal” aumentou ligeiramente a partir dos 29%, registados no último ano, para os 32%, segundo o mais recente estudo do Observador Cetelem.
As viagens são o presente que os portugueses mais desejam comprar para si próprios, com 13% das respostas, seguidas dos ‘smartphones’, pretendidos por 11% dos portugueses. A categoria lazer/viagens lidera em todas as faixas etárias, com exceção dos mais jovens, que colocam os ‘smartphones’ na frente. Cerca de 27% dos indivíduos com idades entre os 18 e os 24 anos revelam a intenção de adquirir, para si, ‘smartphones’. Já os indivíduos entre os 25 e 34 anos (22%) e entre os 35 e 44 anos (16%) são aqueles que mais pretendem oferecer a si mesmos artigos de lazer/viagem neste Natal.
Além destes presentes, no Natal de 2015 os portugueses querem ainda adquirir ‘tablets’ (7%), telemóveis (5%) e computadores pessoais (5%). Seguem-se os eletrodomésticos, a eletrónica de consumo e o mobiliário, cada com a mesma percentagem de 3% da respostas. São menos os portugueses que neste Natal pensam fazer obras de remodelação/decoração (2%), adquirir automóvel (2%), equipamentos de desporto (2%), bricolagem/jardinagem (1%), bens imobiliários (1%) e motos/scooters (1%).
O estudo foi desenvolvido em colaboração com a Nielsen. Foram realizados 600 inquéritos por telefone, a indivíduos de Portugal continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro de 2015.