Supermercados apostam em novas marcas de whisky e gin
As marcas de whisky e gin têm vindo a multiplicar-se nas principais cadeias de distribuição em Portugal
Rita Gonçalves
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
As marcas de whisky e gin têm vindo a multiplicar-se no mercado português, segundo o estudo Precise da Marktest.
Através de auditorias ao ponto de venda, a consultora conclui que a classe de whiskies ocupa quase um terço do “Share of Shelf” (SoS) das bebidas espirituosas, sendo o gin a terceira classe que mais espaço ocupa nas prateleiras, com 13% de espaço em prateleira.
“Relativamente à classe dos whiskies, ocorreram algumas alterações em 2015: a marca “William Lawson’s” perde a liderança para a J&B, verificando-se, assim, uma perda de 0.39 p.p (pontos percentuais) na primeira e um aumento de 1.35 p.p na segunda. Ainda assim, as cinco marcas que detinham maior SoS em 2014, mantiveram-se em 2015: “J&B”, “William Lawson’s”, “The Famous Grouse”, “Grant’s” e “Ballantine’s”. Destas, além de “J&B”, apenas a “Grant’s” conquistou quota de espaço em linear (0.04p.p.)”, sublinha a análise da Marktest.
Na classe dos whiskies a distribuição do SoS não é sempre igual, contudo, também não existem grandes nuances. “J&B” é a marca que lidera na maioria das insígnias, à exceção do Continente, que cede mais espaço linear à “The Famous Grouse” (7.8%) e do Minipreço que cede 15.4% à “William Lawson’s”.
Nos últimos anos, contudo, o gin tem vindo a ganhar a preferência de alguns consumidores, sendo atualmente a terceira classe em termos de espaço linear. As marcas que sobressaem são “Tanqueray” e a “Bombay”, ambas com 10 de SoS. Segue-se a “Gordon’s” com 9% e a inglesa “Beefeater” com 6%.