Sonae SR fatura €1.294 milhões em 2015, mais 0,4%
A divisão de retalho especializado da Sonae alcançou no ano passado um volume de negócios de 1.294 milhões de euros, mais 0,4% face ao período homologo de 2014
Rita Gonçalves
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
A divisão de retalho especializado da Sonae (Sonae SR) alcançou no ano passado um volume de negócios de 1.294 milhões de euros, mais 0,4% face ao período homologo de 2014.
“A insígnia Worten reforçou a sua posição de liderança em 0,6 p.p. (pontos percentuais) em Portugal, registando um crescimento de 3,4% em vendas no quarto trimestre do ano passado, numa base comparável”, esclarece o comunicado da Sonae que dá conta dos resultados preliminares de 2015.
Também fora de portas, as insígnias de retalho não alimentar registaram um volume de negócios consolidado de 5,1% face a 2014 para €378 milhões de euros, resultado da “evolução positiva dos negócios de eletrónica e desporto em Espanha”. Na eletrónica, o negócio tem “beneficiado não só do contexto de mercado, mas também, e especialmente, da otimização do portefólio de lojas, aliada à expansão do novo conceito de loja, suportado pelo omnicanal”. No negócio de desporto, por sua vez, as vendas subiram 5,2% no universo comparável de lojas.
“A implementação do omnicanal na Worten tem revelado resultados muito positivos, com um sistema completamente integrado que converte as vendas online em vendas offline, e vice-versa”.
No ano passado, a Sonae SR adquiriu a Losan, em novembro de 2015, empresa especializada em ‘wholesale’ de vestuário de criança com uma “forte presença internacional e competências chave na cadeia de valor do têxtil”.
Leia também Retalho alimentar da Sonae cresce 0,8% para €3.490 milhões em 2015
“Num ano particularmente desafiante, na Sonae SR consolidámos as nossas posições de liderança e prosseguimos com a internacionalização das nossas marcas. Em Portugal, o negócio de eletrónica reforçou a liderança de mercado e melhorou o volume de negócios no último trimestre do ano. Em Espanha, conseguimos aumentar o volume de negócios, fruto do sucesso dos novos formatos de loja. Em particular, a recente restruturação da loja da Worten em Sant Antoni, Barcelona, um exemplo de um bem-sucedido novo conceito de loja”, comenta Miguel Mota Freitas, CEO da Sonae SR.
O volume global das unidades de retalho alcançou um crescimento de 0,7% para 4.850 milhões de euros.
“Este desempenho foi alicerçado na melhoria da proposta de valor, no sucesso de novos conceitos de loja, na aposta no omnicanal e na crescente internacionalização das insígnias”.