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ESPECIAL Packaging: “Uma embalagem deve economizar mais do que o seu custo”

O consumidor moderno exige muito mais de uma embalagem do que a simples preservação dos alimentos em perfeita condição de segurança. Os formatos e as funcionalidades adicionais, assim como o perfil ambiental do ‘packaging’, pesam “muito” na decisão de compra de um produto

Ana Catarina Monteiro
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ESPECIAL Packaging: “Uma embalagem deve economizar mais do que o seu custo”

O consumidor moderno exige muito mais de uma embalagem do que a simples preservação dos alimentos em perfeita condição de segurança. Os formatos e as funcionalidades adicionais, assim como o perfil ambiental do ‘packaging’, pesam “muito” na decisão de compra de um produto

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O consumidor moderno exige muito mais de uma embalagem do que a simples preservação dos alimentos em perfeita condição de segurança. Os formatos e as funcionalidades adicionais, assim como o perfil ambiental do ‘packaging’, pesam “muito” na decisão de compra de um produto.

“Cada vez mais os produtos e as marcas tendem a evoluir no sentido de fazerem com que as suas embalagens sejam um elemento diferenciador na mente dos consumidores e no linear do supermercado, onde é travada a batalha entre as marcas”, dá conta Miguel Aballe em entrevista ao HIPERSUPER. O diretor-geral da Associação de Latas de Bebidas fala em “especialização de consumidores por segmentação” para designar uma das principais tendências atuais para o setor das embalagens. “Por exemplo, há cada vez mais famílias de uma ou duas pessoas que primam por formatos de embalagens mais pequenas ou individuais em multipacks”.

“Conveniência” torna-se assim a “palavra-chave para descodificar” as funções que as embalagens devem adaptar para responder aos padrões de consumo modernos. Marina Sanchez, diretora de comunicação da Tetra Pak Ibéria, afirma que hoje “o consumidor já não faz um esforço para se adaptar às embalagens se estas não responderem ao que procura e necessita. Espera que estas sejam um elemento facilitador do seu estlo de vida e identificador das suas escolhas e opções pessoais. As marcas são muito importantes na decisão de compra, mas o “mix de embalagens” oferecido deve ser muito bem ajustado ao perfil dos clientes sob pena de estes procurarem soluções alternativas”.

Formatos são fator decisivo de compra

portfolio de embalagens da Tetra PakO consumidor quer “formatos ergonómicos, ajustados a mãos pequenas ou mãos com menor mobilidade, embalagens ajustadas a famílias alargadas ou a lares unipessoais, a consumos em casa ou na rua. Oferecer aos produtores flexibilidade na produção com possibilidade de mudança rápida entre volumes, soluções de abertura ou formato é hoje uma mais-valia importante para os fabricantes de embalagens que se queiram afirmar. Esse tem sido também o caminho seguido pela Tetra Pak”.

Um forte aliado das marcas na hora de vender, além da conveniência de formatos, é também o design da embalagem. “Hoje uma embalagem com design descuidado afasta o cliente impedindo as vendas”, defende Paulo Gomes, diretor-geral da Blueline. “Notamos um aumento da preocupação das empresas com o design, generalizado e transversal. Há dez anos a preocupação com a apresentação era tida principalmente pelas marcas premium ou líderes”. A empresa especialista em design de ‘packaging’ observa também “uma progressiva personalização da embalagem, por gamas ou no limite por unidade”, para atrair aos vários segmentos de público.

Por outro lado,  o diretor geral da associação que reúne os produtores de latas de bebidas, defende que os consumidores revelam um “elevado nível de conhecimento e uma maior consciência ambiental” e a indústria deve caminhar no sentido de “eliminar embalagens desnecessárias”, beneficiando da “inovação e do eco-design” em geral. “Tudo o que sejam embalagens supérfluas deve desaparecer. O consumidor está atento a este aspeto”.

Sustentabilidade em toda a cadeia de valor 

IB09877_2014-07-03_screen“Uma embalagem deve economizar mais do que o seu custo”. O lema com que Ruben Rausing fundou a Tetra Pak em 1951 é seguido até hoje pela multinacional de processamento e embalagem de alimentos, que fornece sobretudo soluções de cartão para produtos líquidos.

Desde os materiais utilizados à  capacidade de reutilização, o perfil ambiental dos produtos de packaging faz com que toda a cadeia de valor se torne mais sustentável e reduza custos, como explica Marina Sanchez. “Ao nível do consumidor, há que oferecer a possibilidade de optar por embalagens com uma pegada ambiental reduzida que utilizem materiais renováveis na sua composição e que sejam recicláveis”. Do ponto de vista dos “embaladores de produtos alimentares”, estamos perante um “mercado cada vez mais exigente e competitivo que procura soluções de embalagem custo-eficientes que representem uma verdadeira mais-valia do ponto de vista da boa gestão de recursos”.

Neste sentido, “o packaging do produto deve, cada vez mais, ser um fator de facilitação da distribuição, um elemento de comunicação/informação ao consumidor e de promoção das marcas e uma solução geradora de otimização do processo produtivo, contribuindo para a redução de consumos de matérias-primas, água e energia e de redução de resíduos”.

latasNo linear, a embalagem hoje representa também um “cartão de visita das marcas” em termos ambientais. “A componente ambiental da embalagem é valorizada quer pelos consumidores, quer pelos produtores que compreendem, de forma crescente, a importância do perfil ambiental das embalagens que colocam no mercado e o papel que esta representa na redução da pegada ambiental do seu processo produtivo e na sustentabilidade da sua atividade”, sustenta a responsável da Tetra Pak.

Guloso adota embalagens de cartão

Em 2015, a multinacional lançou no mercado nacional o sistema de embalagem Tetra Recart Aseptic através da Guloso. A marca de temperos transferiu a sua gama de tomate fresco em pedaços, simples e enriquecido, do embalamento em metal para este novo sistema de embalagem em cartão. “Esta nova solução está vocacionada para embalar produtos de tomate em pedaços e inteiro, frutas, vegetais, molhos, sopas e refeições pré-preparadas”, garantindo um prazo de validade que pode ir até aos “24 meses, sem conservantes nem necessidade de refrigeração”.

simbolo FSC nas embalagens da Tetra PakO sistema Recart Aseptic “reduz custos e aumenta a eficiência ao longo da cadeia de produção e distribuição”. Garante entre 40% e 75% menos emissões de gases com efeito de estufa, reduzindo assim a pegada de carbono e o impacto ambiental dos produtores/embaladores. “A embalagem é 100% reciclável e composta maioritariamente por cartão, um recurso renovável, proveniente de florestas geridas de forma sustentável e certificadas pelo Forest Stewardship Council”. Já no ponto de venda, “devido ao seu formato compacto retangular, a embalagem liberta entre 30% a 40% de espaço em prateleira, comparativamente com outros sistemas e melhora em 30% o tempo de reposição e a eficiência em loja”. O desperdício por quebra ou deformação cai “80%” e permite ainda “reduzir o peso da embalagem em 90% e 65%, respetivamente, comparativamente com outros sistemas de embalagem em vidro ou metal.

Paulo Gomes considera que “o vidro e o papel ou cartão mantêm-se como materiais principais, surgindo com uma maior amplitude de texturas e de níveis de reciclagem”. Apesar disso, o responsável da associação dos produtores de latas de bebidas, cuja matéria-prima é o metal, diz que este é “um material permanente e tem como principal força a capacidade de se reciclar infinitamente. A lata é 100% reciclável e tem uma qualidade inigualável, caraterísticas que não se podem aplicar a todas as outras embalagens”.

Latas de metal 100% recicláveis

Em 2015, o setor de latas de bebidas sofreu uma “profunda renovação de instalações”, que envolveu “melhorias nos métodos de produção, poupança energética, um maior aproveitamento das matérias-primas e uma maior flexibilidade para servir o cliente”.

Miguel Aballe II(1)

Miguel Aballe, diretor-geral da Associação de Latas de Bebidas

A aposta mais forte do segmento de latas é, “indiscutivelmente”, a sustentabilidade e melhoria dos métodos de reciclagem, uma vez que “a utilização da embalagem metálica em condições competitivas está intrinsecamente ligada à fixação das taxas de reciclagem, como as que vigoram atualmente, as mais altas que se praticam ao nível das embalagens”.

No entanto, o processo de reciclagem das embalagens apenas se garante “potenciando e melhorando o sistema atual de recolha seletiva do Ponto Verde”, sublinha Miguel Aballe. “Ainda que as latas de bebida possam ser recuperadas através de vários procedimentos, a recolha seletiva favorece uma melhor qualidade e, sobretudo, ao ser um sistema de recolha comum para todo o tipo de embalagens e materiais de todos os formatos, permite melhorar a consciencialização do cidadão para a recolha de todo o tipo de embalagens usadas, que é a única maneira de cumprir adequadamente os requisitos da economia circular”.

No último ano, a associação dos produtores levou a cabo ainda o projeto “Every Can Counts” (Cada Lata Conta) com o objetivo de potenciar a recuperação de embalagens fora do lar.  Por sua vez, a Tetra Pak está empenhada em “duplicar” a taxa de reciclagem das suas embalagens de cartão para 40% até 2020 a nível mundial. “Estamos a trabalhar para essa meta apoiando e promovendo ações de sensibilização para a separação porque só com o contributo e o envolvimento dos consumidores este objetivo será possível”, aponta a diretora de comunicação.

Cerveja em lata é a menos consumida

O diretor geral da associação considera que Portugal consome as embalagens “mais avançadas quanto às suas propriedades, peso, tecnologia de impressão e sistema de fecho. Exatamente as mesmas que a maioria dos principais mercados. Apenas no caso da cerveja esta tendência não é seguida”.

A associação observa que o consumo de cerveja em lata em Portugal não atinge os mesmos níveis que em outros mercados, privilegiando a pressão e o vidro. “Vejam-se os casos do Reino Unido, França, Estados Unidos da América ou Japão, entre outros, onde, na maior parte das ocasiões, a cerveja em lata é a embalagem predileta para o consumo desta bebida”.

Lata "sleek"

Lata “sleek”

Apesar de insatisfeito com a situação, Miguel Aballe está convencido de que “em breve” o mercado português de cerveja irá “espelhar o mapa do consumo” da maioria dos mercados, dividindo-se em três terços: “um terço corresponde à pressão, outro ao vidro e outro à lata”.

No que diz respeito às latas, os consumidores nacionais optam “preferencialmente por formatos de 330ml, bem acima de qualquer outro tamanho. E, dentro deste segmento, as latas cilíndricas ‘sleek’ estão a crescer, devido à forte aposta de algumas marcas neste formato”.

A associação “tem notado um crescimento das vendas, no cenário atual de pós crise”, e considera que as empresas do País estão preparadas para enfrentarem os desafios do futuro. “O setor está a experimentar um processo de otimização em toda a Europa, no qual Portugal é parte integrante, com perspetivas de dar um melhor serviço aos embaladores e, por conseguinte, ao consumidor final”.

 

Leite e néctares em embalagem cartão 

As embalagens de cartão da Tetra Pak têm sido a “principal opção de embalamento dos principais produtores de leite ultrapasteurizado e sumos 100% e néctares” em Portugal. Os consumidores portugueses podem encontrar as soluções da multinacional sobretudo naquelas categorias de produto, embora a marca opere no País também através do embalamento de leite pasteurizado, natas, molhos, vinho, produtos de tomate, bebidas de soja, bebidas refrigerantes não carbonatadas ou sumos de vegetais.

Mas, para Marina Sanchez, “há ainda muitas outras categorias alimentares onde as embalagens de cartão podem trazer vantagens significativas, tanto para os produtores/embaladores como para o consumidor final como, por exemplo, a água, o azeite e os vegetais tradicionalmente comercializados em embalagens de vidro ou metal”.

A nível global, a Tetra Pak segue a ambição de colocar no mercado embalagens 100% renováveis. Para isso, está “atualmente a trabalhar para que o plástico utilizado nas embalagens tenha origem vegetal”. A multinacional perspetiva alargar a carteira de clientes ao longo deste ano, “mostrando os benefícios das embalagens de cartão para novas áreas e categorias de produto”.

*Na edição impressa, o artigo surgiu com o nome do diretor-geral da Blueline, Paulo Gomes, errado. O HIPERSUPER pede desculpa a todos os visados.

 

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Reserva Vinhas Velhas da Casa das Gaeiras premiado no Concurso Vinhos de Lisboa

O vinho Casa das Gaeiras Reserva Vinhas Velhas Vital recebeu os prémios ‘Excelência’ nas categorias ‘Melhor DOP Lisboa”’ e “m’elhor Vital de Lisboa’.

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O Reserva Vinhas Velhas Vital, colheita 2018, da Casa das Gaeiras foi distinguido no Concurso Vinhos de Lisboa com dois ‘Prémio Excelência’, o mais alto galardão desta competição, e uma medalha de Ouro.

O concurso, realizado pela Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa), decorreu na Ǫuinta da Pimenteira, em Lisboa. O vinho Casa das Gaeiras Reserva Vinhas Velhas Vital recebeu os prémios ‘Excelência’ nas categorias ‘Melhor DOP Lisboa’ e ‘melhor Vital de Lisboa’.

O Casa das Gaeiras reserva branco é obtido exclusivamente através da casta Vital, inserida na vinha velha da propriedade, em Óbidos. Com 13% de teor alcoólico, passou por fermentação e estágio de 10 meses em barricas de carvalho francês, com battonage sob borras totais e estagiou 24 meses em garrafa antes de sair para o mercado.

Apresenta uma cor citrina, aroma complexo e bem definido, marcado pelas notas de fruto de caroço. Na boca é untuoso e estruturado, com acidez viva e refrescante e um final longo e destinto, apresenta o Grupo Parras Wines, responsável pela viticultura e enologia de 20 hectares de vinha que dão origem aos vinhos Casa das Gaeiras.

A gama de vinhos da Casa das Gaeiras é composta por 5 referências – colheita branco e tinto, reserva vinhas velhas branco (monocasta Vital) e tinto, bem como um monocasta Maria Gomes (casta mais conhecida como Fernão Pires).

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AICEP lança manuais de e-commerce para apoiar empresas

Os quatro manuais abrangem diversas áreas estratégicas, desde marketing digital até logística, oferecendo orientações práticas e detalhadas para impulsionar os negócios online

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A AICEP criou quatro novos manuais de e-commerce com o objetivo de ajudar as empresas a melhorarem a sua presença digital e o desempenho no comércio eletrónico.

“Estes recursos abrangem diversas áreas estratégicas, desde marketing digital até logística, oferecendo orientações práticas e detalhadas para impulsionar o sucesso dos seus negócios online”, informa a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

O ‘Manual de Marketing Digital nas Redes Sociais’ foi pensado para auxiliar as empresas a aprimorar a sua presença digital através das redes sociais. Foi adequado a qualquer tipo de negócio e canal de vendas, “oferecendo estratégias eficazes para a gestão de canais próprios de controlo partilhado, garantindo uma comunicação mais direta e engajadora com o público-alvo”, explica a AICEP.

Já o conteúdo do ‘Manual de Marketing Digital com Canais Próprios’ foi desenvolvido para ajudar as empresas a melhorar ou construir a sua presença digital através de canais próprios, como sites e lojas online. Centrado nos recursos de controlo direto e total, tais como conteúdos e bases de dados próprias, o manual abrange temas como SEO (Search Engine Optimization) e análise de dados (analytics), “fornecendo ferramentas valiosas para otimizar a visibilidade e o desempenho online”, destaca a AICEP.

O ‘Manual de Sustentabilidade no E-Commerce’ parte da importância da responsabilidade social e das práticas sustentáveis para ajudar as empresas a implementar estratégias de sustentabilidade no comércio eletrónico. Oferece orientações para melhorar o desempenho ambiental e social das operações, alinhando-se às novas tendências e exigências do mercado e promovendo um comércio mais responsável e consciente.

Por último, o ‘Manual de Logística no E-Commerce’ apresenta-se como um guia para empresas que desejam melhorar o desempenho logístico e operacional. Aborda os padrões de mercado em constante evolução, fornecendo estratégias para assegurar a qualidade do serviço, a competitividade e a satisfação dos clientes. Desde a gestão de inventário até a entrega ao cliente final, “este recurso é fundamental para otimizar toda a cadeia logística”, destaca a AICEP, aue aponta o lançamento destes guias como parte do seu compromisso “em apoiar o crescimento e a inovação das empresas portuguesas no mercado digital global”.

Os manuais podem ser consultados em https://www.portugalexporta.pt/ecommerce/produtos-e-servicos-exportar-via-ecommerce/manuais

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Sonasol renova parceria com a Associação Just a Change

Ao renovar esta parceria, a Sonasol reafirma o seu compromisso com a comunidade, demonstrando que, a responsabilidade social corporativa é uma parte integral da sua missão.

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Sonasol alia-se novamente à associação Just a Change para ajudar na missão de reconstruir sonhos e vidas.

Esta iniciativa foi marcada por um dia solidário que contou com a participação de Maggy Santos, Catarina Lopes e Inês Margarida Martins. As influenciadoras convidadas, equipadas com produtos Sonasol, juntaram-se ao projeto e demonstraram o seu compromisso com a causa, arregaçando as mangas e participando ativamente na limpeza da casa recém-renovada. E

Ao renovar esta parceria, a Sonasol reafirma o seu compromisso com a comunidade, demonstrando que, a responsabilidade social corporativa é uma parte integral da sua missão. Juntos, estão determinados a continuar a reconstruir sonhos e a oferecer esperança às famílias em dificuldades.

“Estamos orgulhosos por renovar a nossa parceria com a associação Just a Change por mais um ano. Esta colaboração é um reflexo do nosso compromisso contínuo com a responsabilidade social e a sustentabilidade, proporcionando a oportunidade de transformar vidas ao melhorar as condições de habitação daqueles que mais precisam. Juntos, acreditamos que podemos fazer uma diferença significativa nas comunidades que servimos.” afirma Catarina Herdade, diretora de marketing da Henkel Consumer Brands em Portugal.

O Just a Change, associação sem fins lucrativos que se dedica a reabilitar casas de pessoas em situação de pobreza habitacional, mobiliza voluntários para levar esperança e alegria, transformando as casas em lugares dignos de serem vividos. Desde 2010, já reabilitou mais de 350 habitações e 100 instituições, tendo mobilizado mais de 13.500 voluntários. Contam com programas como o All In para recuperar casas e instituições.

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Go Chill lança novo sabor de bebida

O Go Chill Cookies & Cream resulta de uma combinação de sabores que misturam o café, a bolacha e as natas.

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Go Chill Cookies & Cream é a mais recente inovação by Delta Cafés. A bebida resulta de uma combinação de sabores que misturam o café, a bolacha e as natas.

‘Enfrenta os teus dilemas com o novo GO CHILL cookies & cream’ é o mote da nova campanha multimeios que acompanha o lançamento.

A mais recente novidade junta-se às seis variedades da marca: Go Chill Double Expresso, Go Chill Cappuccino Go Chill Cappuccino Aveia, Go Chill Caffe Latte,Go Chill Caramel Macchiato, Go Chill Latt Macchiato Sem Lactose.

O Go Chill é uma inovação com origem no Mind – Modelo de Inovação da Delta Cafés, um impulsionador de ideias do Grupo Nabeiro.

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Carlsberg com nova campanha

Sob o mote “Discover Carlsberg”,  a nova campanha de 2024 da Carlsberg Portugal foi gravada em Copenhaga, na Dinamarca, local de origem da marca.

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Sob o mote “Discover Carlsberg”,  a nova campanha de 2024 da Carlsberg Portugal foi gravada em Copenhaga, na Dinamarca, local de origem da marca, e explora a cultura deste país, dando conta dos motivos pelos quais os dinamarqueses são proprietários de um estilo de vida que faz deles um dos povos mais felizes do mundo.

Esta campanha, que conta com o desempenho datores Kelly Bailey e Lourenco Ortigão, convida os consumidores a descobrirem o motivo pelo qual a Dinamarca é um país tão feliz e consequentemente a descobrir o porquê da Carlsberg ser, provavelmente, a melhor cerveja do mundo.

“A campanha ‘Discover Carlsberg‘ é uma celebração da nossa cerveja, mas é também uma homenagem ao estilo de vida dinamarquês. Acreditamos que a felicidade e o bem-estar são essenciais, e é exatamente isso que queremos partilhar com os nossos consumidores. O que queremos é que esta campanha inspire todos a descobrirem e apreciarem as pequenas coisas que tornam a vida verdadeiramente especial fazendo-o sempre acompanhados de uma Carlsberg”, sublinha Bruno Albuquerque, diretor marketing Cervejas e Patrocínios do Super Bock Group.

“Discover Carlsberg”, que conta com a criatividade e a amplificação digital da Judas, está a ser veiculada nos principais canais de televisão durante oito semanas, em cinema durante duas semanas, em outdoor e no digital.

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Vinho da Póvoa de Lanhoso premiado em concursos internacionais

Produzido e engarrafado por António Abílio Ribeiro de Carvalho, na Póvoa de Lanhoso, o vinho verde DOC arrecadou as medalhas de ouro no Portugal Wine Trophy e no Challenge International du Vin.

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O vinho português “António Vilela Areias”, Vinho Verde DOC, recebeu as medalhas de ouro e prata em vários concursos internacionais.

Produzido e engarrafado por António Abílio Ribeiro de Carvalho, na Póvoa de Lanhoso, o vinho verde DOC arrecadou as medalhas de ouro no Portugal Wine Trophy e no Challenge International du Vin. Neste último conseguiu ainda um dos 12 prémios especiais – Prémio Especial Vinho Branco. O mesmo vinho foi ainda premiado com a medalha de prata no Berliner Wine Trophy.

Nestes concursos são avaliados cerca de 2300 vinhos por competição, entre eles vinhos das maiores regiões vitivinícolas como Bordeaux, Provence, Côtes du Rhône, Rioja ou Piemonte.

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Brother Iberia atinge recorde histórico com 87,5 milhões de euros de volume de negócios

A Brother alcançou um volume de negócios recorde de 87,5 milhões de euros no seu último ano fiscal, graças a um crescimento de 8% na Península Ibérica.

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Estes números estão ligados aos resultados no segmento dos equipamentos multifunções laser A4,com uma quota de 24,6% em Portugal, de acordo com a IDC.

No domínio da etiquetagem profissional, a empresa incorporou a funcionalidade linerless como padrão na sua nova gama de impressoras de etiquetas TD-4D em junho de 2024, e planeia fazê-lo nos próximos meses com a sua gama TD2 nos próximos meses.

“Estes resultados demonstram que a nossa estratégia está no bom caminho e sublinham o nosso compromisso com os nossos clientes e parceiros”, afirmou Carlos Hernandez, CEO da Brother Iberia. “A nossa filosofia At Your Side continua a ser o pilar fundamental que garante a continuidade e o crescimento da nossa atividade, que para o próximo ano fiscal estimamos que seja de 3%. Estamos empenhados em fornecer produtos e serviços que satisfaçam e excedam as expectativas dos nossos clientes e esta abordagem centrada no cliente permitiu-nos, sem dúvida, adaptarmo-nos rapidamente às mudanças nas condições do mercado e manter uma vantagem competitiva” acrescenta.

O pilar da sustentabilidade

A sustentabilidade continua a ser um pilar central da estratégia da Brother Iberia, com foco na criação de produtos mais duradouros e na promoção da remanufactura de toners, sendo o primeiro fabricante do mundo a receber a certificação Blue Angel DE-UZ 177 revista para um dos seus cartuchos de toner remanufaturados. Obtida com base em normas rigorosas para produtos e serviços amigos do ambiente, demonstrou que a Brother pode remanufaturar cada toner com uma qualidade tão boa como a de um novo. Até à data, a Brother reciclou cerca de 40 milhões de cartuchos de toner originais e tem ambiciosos planos para aumentar este número, bem como para introduzir processos de remanufatura adicionais em toda a sua carteira.

A empresa comprometeu-se em reduzir as emissões de CO2 em 65% até 2030, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Em 2022, a Brother evitou a emissão de mais de 34,4 toneladas deCO2 na Península Ibérica graças ao seu programa de remanufatura de toners, que envolveu 357 distribuidores elevou à devolução de 20.828 toners usados. Este programa, que implica que 100% dos toners sejam reutilizados oureciclados e que nenhum seja depositado em aterros sanitários, teve um impacto positivo no ambiente e reforçou arelação da Brother com os seus parceiros de canal, que demonstraram um forte compromisso com práticas sustentáveis.

Além disso, a Brother sublinha em comunicados que continua a apoiar a sua estratégia de economia circular, que promove o fabrico de produtos duradouros, a redução do consumo de energia e a reciclagem. As principais instalações de reciclagem europeias da empresa, no Reino Unido e na Eslováquia, foram acreditadas com zero resíduos para aterro desde 2013 e alcançaram a neutralidade de carbono. Estas instalações representam uma componente chave da estratégia de sustentabilidade da Brother, assegurando que os produtos são geridos de forma responsável e sustentável no final da sua vida útil.

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Fenalac defende simplificação e mais transparência nas medidas do PEPAC

A melhoria do rendimento dos produtores de leite, mais transparência nas medidas de apoio e a sua adequação à realidade nacional, são alguns dos objetivos da Fenalac.

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A Fenalac – Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite defende que a reprogramação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) deve atingir seis objetivos, no que refere à produção de leite.

Recorde-se que a reprogramação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) está inscrita no programa do atual Governo e o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, afirmou numa audição na Assembleia da República, a 20 de junho, que o objetivo é aumentar o rendimento do setor agrícola.

A Fenalac pede uma melhoria do rendimento dos produtores de leite, já que, afirma, a proposta que prevê o reforço da ajuda ao rendimento base “não favorece particularmente os produtores de leite e a pequena propriedade”. “Defendemos em compensação o reforço da ajuda ligada à vaca leiteira. Trata-se de um medida de equidade estrutural”, destaca. Mais transparência nas medidas é outro dos objetivos da federação para o setor leiteiro já que, alerta, “é comum os produtores candidataram-se a medidas sem o conhecimento claro das metas a atingir, assim como, no caso dos pagamentos, não há informação exata acerca do cumprimento/incumprimentos dos critérios estabelecidos, situação que permitira a adequação da gestão da exploração”.

Maior rapidez nas ajudas

A simplificação dos ecorregimes com particular adesão dos produtores de leite é outro objetivo da Fenalac. “A experiencia de 2023 demonstrou ser decisivo reduzir a carga administrativa e eliminar as múltiplas exigências impostas por diversos organismos do Estado”, as quais resultam “apenas de conveniências da administração e em nada contribuem para os objetivos das ajudas”, afirma a organização.

O aumento da ajuda ao milho silagem, com a fixação do valor, no mínimo, ao nível da ajuda estabelecida para o milho grão (200 €/ hectare/ ano) e a adequação das exigências das medidas de apoio à realidade nacional, são outra alterações defendidas. No caso desta última, a Fenalac afirma que a flexibilidade de fixação de regras pelo Estado-Membro tem resultado, em Portugal, “no estabelecimento de regras mais exigentes do que o quadro regulamentar europeu”.

Por fim, a organização pede mais rapidez nas ajudas ao investimento, defendendo que o sector “precisa urgentemente” de um pacote robusto de apoio à restruturação das explorações leiteiras, permitindo a modernização de equipamentos, o ajustamento às alterações climáticas e a redução de custos operacionais.

“A implementação destas medidas é fundamental para o desenvolvimento sustentável da produção de leite, garantindo a sua competitividade, sendo de sublinhar que PEPAC precisa de reforçar a atividade económica agrícola em detrimento da simples remuneração da propriedade, afirma Fernando Cardoso, secretário-geral da Fenalac.

A versão integral da reprogramação 2024 do PECAP pode ser consultada no site do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral do Ministério da Agricultura e Pescas.

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Edenred planta mais de 1500 árvores com ação no Rock in Rio Lisboa

A Edenred Portugal acaba de plantar mais de 1500 árvores na sequência da sua participação no Rock in Rio Lisboa. Na primeira vez que se associou ao festival, permitindo que […]

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A Edenred Portugal acaba de plantar mais de 1500 árvores na sequência da sua participação no Rock in Rio Lisboa. Na primeira vez que se associou ao festival, permitindo que os seus utilizadores a possibilidade de utilizar o cartão Edenred Refeição em despesas de alimentação no interior do recinto.

Assumindo uma vez mais o seu empenho com a sustentabilidade, a empresa comprometeu-se a plantar uma árvore por cada 40 euros gastos com o Edenred Refeição no evento, com cartão físico ou através do MB WAY. As árvores foram plantadas em diferentes localizações dos Eden Reforestation Projects, através plataforma Tree-Nation.

“A parceria com o Rock in Rio Lisboa surgiu com o objetivo de celebrar a música e a cultura, mas também de reforçar a missão da Edenred de ser a companheira diária dos seus utilizadores e de criar valor com responsabilidade”, sublinha Filipa Martins, CEO da Edenred Portugal.

A Edenred refere em comunicado que aproveitou ainda o festival para iniciar as comemorações dos seus 40 anos em Portugal, proporcionando a todos os seus colaboradores um dia diferente no Rock in Rio Lisboa.

“A história da Edenred foi escrita pela mão dos seus colaboradores, que diariamente se empenham para tornar o mundo do trabalho um lugar melhor. Por isso, fazia sentido que o primeiro momento de comemoração dos nossos 40 anos fosse precisamente uma celebração das suas pessoas”, revela Filipa Martins.

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Activia lança novo Kefir de sabor a Manga

A Activia acaba de lançar também uma novidade: o Kefir de sabor a Manga.

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Uma novidade já está disponível nos pontos de venda habituais e que vem juntar-se aos sabores Natural e Mirtilo.

E com o verão, a marca da Danone lança uma nova campanha com foco na leveza e bem-estar, reforçando a comunicação da gama triplo zero – 0% açúcares adicionados*, 0% lactose e 0% matéria gorda.

Com esta nova campanha, que traz de volta a embaixadora da marca, Cláudia Viera, regressa também uma das fórmulas mais completas da marca – triplo zero – com o propósito de dar as boas-vindas aos dias longos e quentes típicos da estação, assim como o de relembrar que a saúde digestiva desempenha um papel fundamental no nosso bem-estar, influenciado muito diretamente pelas escolhas alimentares que fazemos diariamente.

 

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