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As expetativas dos retalhistas para 2016

Perguntámos aos principais distribuidores com operação em Portugal quais os grandes desafios que enfrentam este ano. É unânime entre os profissionais. “Fomentar a experiência de compra nos diversos canais”, acompanhar os hábitos de consumo de uma “pirâmide etária em mutação” e adaptar a oferta a um “consumidor cada vez mais bem informado”, constituem as prioridades dos retalhistas

Ana Catarina Monteiro
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As expetativas dos retalhistas para 2016

Perguntámos aos principais distribuidores com operação em Portugal quais os grandes desafios que enfrentam este ano. É unânime entre os profissionais. “Fomentar a experiência de compra nos diversos canais”, acompanhar os hábitos de consumo de uma “pirâmide etária em mutação” e adaptar a oferta a um “consumidor cada vez mais bem informado”, constituem as prioridades dos retalhistas

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Ana Catarina Monteiro
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retalho_3.jpgQual a dinâmica que o retalho segue em 2016? Quais os desafios de consumo que se apresentam? E as oportunidades? Alguns retalhistas aceitaram a proposta do HIPERSUPER e deram a conhecer a sua expectativa face à performance do setor nacional este ano

Fomentar a experiência de compra nos diferentes canais de venda revela-se o principal desafio para o retalho alimentar e não alimentar em 2016. As “promoções” continuam a ser tendência, enquanto emerge a exigência de “qualidade” por parte de um consumidor cada vez mais “bem informado”.

“O grande desafio para os retalhistas do canal alimentar e não alimentar será acompanhar os hábitos e as tendências de consumo de uma pirâmide etária em mutação. Esse acompanhamento deverá ser feito quer a nível de produtos e categorias quer dos próprios formatos de ‘packaging'”, apontam os responsáveis do Grupo Os Mosqueteiros, dono da insígnia Intermarché, da cadeia Bricomarché e dos centros dedicados ao setor automóvel Roady. Contactado pelo HIPERSUPER acerca da sua estratégia para 2016, o grupo que comemora 25 anos em Portugal aceitou participar na análise através dos intermediários Vasco Simões, administrador da cadeia alimentar e Pedro Subtil, administrador da marca especializada em bricolage.

RETALHO ALIMENTAR

promocoesPromoções mantêm intensidade em 2016

“Na nossa perspetiva o mercado está dividido em duas grandes tendências de consumo: uma em que a variável preço está no topo das prioridades do consumidor, e outra em que a qualidade dos produtos é o principal móbil da compra. Em 2016, estas tendências vão continuar a ser decisivas na compra”, acreditam os responsáveis.

“Portugal é o país da Europa com maior intensidade promocional e a tendência é para se manter” em 2016, garante Paulo Veiga, diretor de Marketing da Sonae MC, que afirma que o consumidor “continuará a fazer uma gestão cuidada do seu orçamento familiar e a valorizar a variável preço”. Este “vê atualmente na promoção a melhor forma de poupança e também uma via verde para aquisição de produtos de qualidade superior. Cada vez mais informado sobre os produtos que pretende adquirir”, o cliente será “cada vez mais exigente ao nível da qualidade, variedade e nível de serviço que o retalho lhe proporciona”.

Ao mesmo tempo, “somos também confrontados com uma maior racionalidade no consumo, o que significa uma maior exigência do consumidor em relação às características e garantias oferecidas pelos produtos. Há uma faixa significativa de consumidores que procuram informação sobre os benefícios e especificidades dos produtos que consomem e utilizam”, sublinham os responsáveis do Grupo Os Mosqueteiros. Este ano privilegiam-se “soluções de consumo económicas, seja pela via promocional do desconto, da oferta de produto, pelo formato, ou ainda através de outro tipo de soluções que começam a surgir” com o crescimento do retalho omnicanal.

Conciliar “qualidade de experiência e qualidade de serviços” nos diferentes canais de vendas, é um dos principais desafios para o Continente, segundo o responsável da divisão de retalho alimentar da Sonae. “Promover a complementaridade do mundo físico e do digital, através das mais diversas plataformas comerciais e sociais, vai seguramente marcar os próximos anos. A co-construção e a personalização de produtos e serviços será também um dos grandes desafios do setor do retalho”.

Com o consumo “cada vez mais automatizado”, onde prevalece a procura por “uma maior velocidade no processo de compra”, o horizonte passa pela “prestação de um melhor serviço, independentemente do local onde o cliente esteja. O desenvolvimento de soluções simples, intuitivas e de fácil utilização são premissas para a criação de valor no futuro. A qualidade dos produtos, aliada à variedade, proximidade e atendimento de excelência, são atributos fulcrais para o sucesso”. Para 2016, a insígnia mostra especial preocupação com a “área dos frescos”. “Continuará a ser alvo de um forte investimento ao longo do ano, assim como o crescente apoio à produção nacional”, dá conta o responsável.

smart_shopperAposta no parque de lojas e oferta nacional

A “funcionalidade” e a “oferta diversificada de artigos alimentares e não alimentares com uma boa relação qualidade-preço” são as principais tendências de mercado apontadas pelo Lidl Portugal. “O desafio é reforçar a proximidade e continuar a proporcionar aos clientes experiências cada vez melhores, com lojas mais espaçosas, com novos equipamentos e serviços e uma imagem mais moderna”, explica fonte do departamento de comunicação da cadeia, que tem vindo a adotar um novo conceito de loja.

Estreado “recentemente em Matosinhos”, o novo modelo “tem como base o conceito internacional que privilegia uma loja maior, mais moderna, agradável e direcionada para o ‘smart shopper’. Com recurso a “corredores mais largos, a um pé direito mais alto e a uma fachada inteiramente em vidro, que conferem uma maior luminosidade à loja”, o novo espaço “distingue-se ainda pelas mensagens e conteúdos emocionais que refletem a portugalidade que a marca pretende reforçar”.

A cadeia está também concentrada na “eficiência energética”, através da utilização “a breve trecho de um sistema fotovoltaico” nas novas lojas, que apresentam “melhorias significativas do ponto de vista de isolamento térmico, sendo também privilegiado o uso exclusivo de iluminação LED”, sublinha a mesma fonte.

A estratégia do Intermarché para 2016 está também voltada para os “metros quadrados”. A cadeia de franquiados pretende aumentar o número de lojas, assim como as gasolineiras. “Temos um plano de expansão que passa por abrir 63 lojas até 2020. Nos postos de combustível, o plano perspetiva a abertura de mais 90 postos até 2020. Por essa altura, queremos que em 80% das nossas lojas o cliente encontre um posto de combustível. Este investimento possibilitará a criação de postos de emprego além de estarmos a fomentar o empreendedorismo, ao recrutar novos aderentes que poderão criar o seu próprio negócio”, revela Vasco Simões, destacando ainda  o “Programa Origens” da insígnia alimentar, através do qual pretende “reforçar o seu apoio à produção nacional”.

NaturaRETALHO NÃO ALIMENTAR

O diretor-geral da Natura, José Lopez, considera que as principais tendências de compra em 2016 estão associadas ao canal online. “Ao longo deste ano, espera-se que o online comece a estar cada vez mais presente no dia-a-dia. O e-commerce terá um papel importante na tomada de decisão de compra e tem de ser cada vez mais tido em conta”, alerta o responsável pela insígnia especializada em vestuário. “Mas no fundo há que continuar a promover o consumo de produtos e serviços, num contexto económico ainda frágil, assim como aproveitar as tendências que têm surgido ao longo dos tempos – como o crescimento da importância do online -, e estar atentos às constantes mudanças dos perfis de consumo”. Neste sentido, “mais do que massificar, os retalhistas têm como desafios conhecer o consumidor e personalizar os produtos consoante o ‘target’ a quem se destina”.

Questionado sobre o novo Governo de Portugal, o responsável da insígnia de origem espanhola diz ser “muito importante” que se aposte nas “políticas de incentivo ao emprego, de forma a permitir às empresas o acesso a mais mão-de-obra” para dar resposta aos desafios do mercado.

Equivalenza_Xyami Shopping Nova Vida (3)Fiscalidade nacional prejudica vendas

“Claramente, Portugal precisa de estabilidade fiscal que permita às empresas e consumidores ajustar as suas estratégias com maior segurança, a fim de se conseguirem construir cenários mais sustentáveis”, defende.

Por sua vez, o CEO do grupo Equivalenza, Francisco Morán, admite que a taxa de IVA em Portugal – a “sexta mais elevada da União Europeia” – representa “obviamente” um entrave às vendas de retalho.

A “retoma do consumo”, que retraiu com a crise económica, é “feita agora sob um novo paradigma”: por um lado, o consumidor está “mais informado, ponderado e exigente e, por outro, ávido de novidade e exclusividade”, explica a diretora de marketing e comunicação da marca de tintas Barbot, Sofia Miguel. As dificuldades financeiras aliadas à “proliferação dos canais de informação conduziram a uma alteração no perfil do consumidor”.

“Face à retração do consumo em anos anteriores, as marcas apostaram em estratégias tais como as promoções constantes na loja e não apenas na época de saldos”. O diretor-geral da Natura considera que esta “táctica” dos retalhistas “se deverá manter este ano, permitindo um melhor escoamento dos stocks e atração dos clientes”.

A insígnia de bricolage Bricomarché pretende em 2016 “contribuir para o desenvolvimento da economia, como também dinamizar a relação comercial com os parceiros e fornecedores”, explica Pedro Subtil, administrador do Bricomarché, que até 2020, quer “alcançar um parque mínimo de 50 lojas”.

Informar em vez de influenciarmobile

A responsável da Barbot destaca que este ano o mobile “ganha cada vez mais relevância” enquanto ponto de contacto com o consumidor, num ano em que a “comunicação deve evoluir para uma lógica omnicanal”. “Trata-se mais de dar ao consumidor as ferramentas que ele necessita para se informar e tomar decisões do que influenciar diretamente a decisão. Através dos telemóveis, o consumidor está sempre conectado com o mundo e disponível para interagir com as marcas, se isso lhe trouxer algum benefício. Isto traz consigo um mundo de possibilidades para a comunicação das marcas”, esmiúça.

Agora, o “processo de decisão de compra inicia-se muito antes da experiência em loja. O consumidor mune-se de informação que lhe permita fazer as melhores escolhas. Pesquisa, compara, analisa revisões e comentários de outros consumidores. É importante que o retalho se saiba adaptar a esta tendência, que vai muito a jusante e a montante do ambiente ‘in-store'”.

Consolidação da omnicanalidadeomnicanal

Também o CEO da marca especializada em perfumaria e cosmética aponta para a “omnicanalidade” , assim como para a “experiência na compra e no uso do produto”, enquanto ‘drivers’ de crescimento do retalho luso este ano, que em conjunto impulsionam as vendas. “Em junho de 2015 lançamos a primeira loja de vendas online, na Península Ibérica, para trazer mais clientes às lojas”, ilustra o responsável que vê “as cosméticas aromática e biológica” como “principais tendências de consumo”.

Em 2016, “queremos reforçar o segmento da cosmética, em especial a aromática, com produtos inovadores, e continuar a apostar na experiência de compra do cliente, através do atendimento personalizado, que nos permite vender fragrâncias adaptadas à personalidade, estilo de vida e humor dos clientes”.

José Lopez, por sua vez, entende que “a optimização das ferramentas disponíveis de contacto com os públicos, seja na loja, no site ou nas redes sociais”, faz com que o retalho “assegure uma experiência mais rica e continuada e favorecerá a fidelização” ao longo do ano.

Desta forma, o setor “deverá continuar a apostar na personalização da oferta, através de uma análise atenta dos dados do consumo e do ‘feedback’ do cliente, permitindo ir ao encontro das expectativas dos consumidores”.

 

 

 

 

 

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Reserva Vinhas Velhas da Casa das Gaeiras premiado no Concurso Vinhos de Lisboa

O vinho Casa das Gaeiras Reserva Vinhas Velhas Vital recebeu os prémios ‘Excelência’ nas categorias ‘Melhor DOP Lisboa”’ e “m’elhor Vital de Lisboa’.

Hipersuper

O Reserva Vinhas Velhas Vital, colheita 2018, da Casa das Gaeiras foi distinguido no Concurso Vinhos de Lisboa com dois ‘Prémio Excelência’, o mais alto galardão desta competição, e uma medalha de Ouro.

O concurso, realizado pela Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa), decorreu na Ǫuinta da Pimenteira, em Lisboa. O vinho Casa das Gaeiras Reserva Vinhas Velhas Vital recebeu os prémios ‘Excelência’ nas categorias ‘Melhor DOP Lisboa’ e ‘melhor Vital de Lisboa’.

O Casa das Gaeiras reserva branco é obtido exclusivamente através da casta Vital, inserida na vinha velha da propriedade, em Óbidos. Com 13% de teor alcoólico, passou por fermentação e estágio de 10 meses em barricas de carvalho francês, com battonage sob borras totais e estagiou 24 meses em garrafa antes de sair para o mercado.

Apresenta uma cor citrina, aroma complexo e bem definido, marcado pelas notas de fruto de caroço. Na boca é untuoso e estruturado, com acidez viva e refrescante e um final longo e destinto, apresenta o Grupo Parras Wines, responsável pela viticultura e enologia de 20 hectares de vinha que dão origem aos vinhos Casa das Gaeiras.

A gama de vinhos da Casa das Gaeiras é composta por 5 referências – colheita branco e tinto, reserva vinhas velhas branco (monocasta Vital) e tinto, bem como um monocasta Maria Gomes (casta mais conhecida como Fernão Pires).

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AICEP lança manuais de e-commerce para apoiar empresas

Os quatro manuais abrangem diversas áreas estratégicas, desde marketing digital até logística, oferecendo orientações práticas e detalhadas para impulsionar os negócios online

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A AICEP criou quatro novos manuais de e-commerce com o objetivo de ajudar as empresas a melhorarem a sua presença digital e o desempenho no comércio eletrónico.

“Estes recursos abrangem diversas áreas estratégicas, desde marketing digital até logística, oferecendo orientações práticas e detalhadas para impulsionar o sucesso dos seus negócios online”, informa a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

O ‘Manual de Marketing Digital nas Redes Sociais’ foi pensado para auxiliar as empresas a aprimorar a sua presença digital através das redes sociais. Foi adequado a qualquer tipo de negócio e canal de vendas, “oferecendo estratégias eficazes para a gestão de canais próprios de controlo partilhado, garantindo uma comunicação mais direta e engajadora com o público-alvo”, explica a AICEP.

Já o conteúdo do ‘Manual de Marketing Digital com Canais Próprios’ foi desenvolvido para ajudar as empresas a melhorar ou construir a sua presença digital através de canais próprios, como sites e lojas online. Centrado nos recursos de controlo direto e total, tais como conteúdos e bases de dados próprias, o manual abrange temas como SEO (Search Engine Optimization) e análise de dados (analytics), “fornecendo ferramentas valiosas para otimizar a visibilidade e o desempenho online”, destaca a AICEP.

O ‘Manual de Sustentabilidade no E-Commerce’ parte da importância da responsabilidade social e das práticas sustentáveis para ajudar as empresas a implementar estratégias de sustentabilidade no comércio eletrónico. Oferece orientações para melhorar o desempenho ambiental e social das operações, alinhando-se às novas tendências e exigências do mercado e promovendo um comércio mais responsável e consciente.

Por último, o ‘Manual de Logística no E-Commerce’ apresenta-se como um guia para empresas que desejam melhorar o desempenho logístico e operacional. Aborda os padrões de mercado em constante evolução, fornecendo estratégias para assegurar a qualidade do serviço, a competitividade e a satisfação dos clientes. Desde a gestão de inventário até a entrega ao cliente final, “este recurso é fundamental para otimizar toda a cadeia logística”, destaca a AICEP, aue aponta o lançamento destes guias como parte do seu compromisso “em apoiar o crescimento e a inovação das empresas portuguesas no mercado digital global”.

Os manuais podem ser consultados em https://www.portugalexporta.pt/ecommerce/produtos-e-servicos-exportar-via-ecommerce/manuais

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Sonasol renova parceria com a Associação Just a Change

Ao renovar esta parceria, a Sonasol reafirma o seu compromisso com a comunidade, demonstrando que, a responsabilidade social corporativa é uma parte integral da sua missão.

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Sonasol alia-se novamente à associação Just a Change para ajudar na missão de reconstruir sonhos e vidas.

Esta iniciativa foi marcada por um dia solidário que contou com a participação de Maggy Santos, Catarina Lopes e Inês Margarida Martins. As influenciadoras convidadas, equipadas com produtos Sonasol, juntaram-se ao projeto e demonstraram o seu compromisso com a causa, arregaçando as mangas e participando ativamente na limpeza da casa recém-renovada. E

Ao renovar esta parceria, a Sonasol reafirma o seu compromisso com a comunidade, demonstrando que, a responsabilidade social corporativa é uma parte integral da sua missão. Juntos, estão determinados a continuar a reconstruir sonhos e a oferecer esperança às famílias em dificuldades.

“Estamos orgulhosos por renovar a nossa parceria com a associação Just a Change por mais um ano. Esta colaboração é um reflexo do nosso compromisso contínuo com a responsabilidade social e a sustentabilidade, proporcionando a oportunidade de transformar vidas ao melhorar as condições de habitação daqueles que mais precisam. Juntos, acreditamos que podemos fazer uma diferença significativa nas comunidades que servimos.” afirma Catarina Herdade, diretora de marketing da Henkel Consumer Brands em Portugal.

O Just a Change, associação sem fins lucrativos que se dedica a reabilitar casas de pessoas em situação de pobreza habitacional, mobiliza voluntários para levar esperança e alegria, transformando as casas em lugares dignos de serem vividos. Desde 2010, já reabilitou mais de 350 habitações e 100 instituições, tendo mobilizado mais de 13.500 voluntários. Contam com programas como o All In para recuperar casas e instituições.

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Go Chill lança novo sabor de bebida

O Go Chill Cookies & Cream resulta de uma combinação de sabores que misturam o café, a bolacha e as natas.

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Go Chill Cookies & Cream é a mais recente inovação by Delta Cafés. A bebida resulta de uma combinação de sabores que misturam o café, a bolacha e as natas.

‘Enfrenta os teus dilemas com o novo GO CHILL cookies & cream’ é o mote da nova campanha multimeios que acompanha o lançamento.

A mais recente novidade junta-se às seis variedades da marca: Go Chill Double Expresso, Go Chill Cappuccino Go Chill Cappuccino Aveia, Go Chill Caffe Latte,Go Chill Caramel Macchiato, Go Chill Latt Macchiato Sem Lactose.

O Go Chill é uma inovação com origem no Mind – Modelo de Inovação da Delta Cafés, um impulsionador de ideias do Grupo Nabeiro.

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Carlsberg com nova campanha

Sob o mote “Discover Carlsberg”,  a nova campanha de 2024 da Carlsberg Portugal foi gravada em Copenhaga, na Dinamarca, local de origem da marca.

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Sob o mote “Discover Carlsberg”,  a nova campanha de 2024 da Carlsberg Portugal foi gravada em Copenhaga, na Dinamarca, local de origem da marca, e explora a cultura deste país, dando conta dos motivos pelos quais os dinamarqueses são proprietários de um estilo de vida que faz deles um dos povos mais felizes do mundo.

Esta campanha, que conta com o desempenho datores Kelly Bailey e Lourenco Ortigão, convida os consumidores a descobrirem o motivo pelo qual a Dinamarca é um país tão feliz e consequentemente a descobrir o porquê da Carlsberg ser, provavelmente, a melhor cerveja do mundo.

“A campanha ‘Discover Carlsberg‘ é uma celebração da nossa cerveja, mas é também uma homenagem ao estilo de vida dinamarquês. Acreditamos que a felicidade e o bem-estar são essenciais, e é exatamente isso que queremos partilhar com os nossos consumidores. O que queremos é que esta campanha inspire todos a descobrirem e apreciarem as pequenas coisas que tornam a vida verdadeiramente especial fazendo-o sempre acompanhados de uma Carlsberg”, sublinha Bruno Albuquerque, diretor marketing Cervejas e Patrocínios do Super Bock Group.

“Discover Carlsberg”, que conta com a criatividade e a amplificação digital da Judas, está a ser veiculada nos principais canais de televisão durante oito semanas, em cinema durante duas semanas, em outdoor e no digital.

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Vinho da Póvoa de Lanhoso premiado em concursos internacionais

Produzido e engarrafado por António Abílio Ribeiro de Carvalho, na Póvoa de Lanhoso, o vinho verde DOC arrecadou as medalhas de ouro no Portugal Wine Trophy e no Challenge International du Vin.

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O vinho português “António Vilela Areias”, Vinho Verde DOC, recebeu as medalhas de ouro e prata em vários concursos internacionais.

Produzido e engarrafado por António Abílio Ribeiro de Carvalho, na Póvoa de Lanhoso, o vinho verde DOC arrecadou as medalhas de ouro no Portugal Wine Trophy e no Challenge International du Vin. Neste último conseguiu ainda um dos 12 prémios especiais – Prémio Especial Vinho Branco. O mesmo vinho foi ainda premiado com a medalha de prata no Berliner Wine Trophy.

Nestes concursos são avaliados cerca de 2300 vinhos por competição, entre eles vinhos das maiores regiões vitivinícolas como Bordeaux, Provence, Côtes du Rhône, Rioja ou Piemonte.

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Brother Iberia atinge recorde histórico com 87,5 milhões de euros de volume de negócios

A Brother alcançou um volume de negócios recorde de 87,5 milhões de euros no seu último ano fiscal, graças a um crescimento de 8% na Península Ibérica.

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Estes números estão ligados aos resultados no segmento dos equipamentos multifunções laser A4,com uma quota de 24,6% em Portugal, de acordo com a IDC.

No domínio da etiquetagem profissional, a empresa incorporou a funcionalidade linerless como padrão na sua nova gama de impressoras de etiquetas TD-4D em junho de 2024, e planeia fazê-lo nos próximos meses com a sua gama TD2 nos próximos meses.

“Estes resultados demonstram que a nossa estratégia está no bom caminho e sublinham o nosso compromisso com os nossos clientes e parceiros”, afirmou Carlos Hernandez, CEO da Brother Iberia. “A nossa filosofia At Your Side continua a ser o pilar fundamental que garante a continuidade e o crescimento da nossa atividade, que para o próximo ano fiscal estimamos que seja de 3%. Estamos empenhados em fornecer produtos e serviços que satisfaçam e excedam as expectativas dos nossos clientes e esta abordagem centrada no cliente permitiu-nos, sem dúvida, adaptarmo-nos rapidamente às mudanças nas condições do mercado e manter uma vantagem competitiva” acrescenta.

O pilar da sustentabilidade

A sustentabilidade continua a ser um pilar central da estratégia da Brother Iberia, com foco na criação de produtos mais duradouros e na promoção da remanufactura de toners, sendo o primeiro fabricante do mundo a receber a certificação Blue Angel DE-UZ 177 revista para um dos seus cartuchos de toner remanufaturados. Obtida com base em normas rigorosas para produtos e serviços amigos do ambiente, demonstrou que a Brother pode remanufaturar cada toner com uma qualidade tão boa como a de um novo. Até à data, a Brother reciclou cerca de 40 milhões de cartuchos de toner originais e tem ambiciosos planos para aumentar este número, bem como para introduzir processos de remanufatura adicionais em toda a sua carteira.

A empresa comprometeu-se em reduzir as emissões de CO2 em 65% até 2030, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Em 2022, a Brother evitou a emissão de mais de 34,4 toneladas deCO2 na Península Ibérica graças ao seu programa de remanufatura de toners, que envolveu 357 distribuidores elevou à devolução de 20.828 toners usados. Este programa, que implica que 100% dos toners sejam reutilizados oureciclados e que nenhum seja depositado em aterros sanitários, teve um impacto positivo no ambiente e reforçou arelação da Brother com os seus parceiros de canal, que demonstraram um forte compromisso com práticas sustentáveis.

Além disso, a Brother sublinha em comunicados que continua a apoiar a sua estratégia de economia circular, que promove o fabrico de produtos duradouros, a redução do consumo de energia e a reciclagem. As principais instalações de reciclagem europeias da empresa, no Reino Unido e na Eslováquia, foram acreditadas com zero resíduos para aterro desde 2013 e alcançaram a neutralidade de carbono. Estas instalações representam uma componente chave da estratégia de sustentabilidade da Brother, assegurando que os produtos são geridos de forma responsável e sustentável no final da sua vida útil.

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Fenalac defende simplificação e mais transparência nas medidas do PEPAC

A melhoria do rendimento dos produtores de leite, mais transparência nas medidas de apoio e a sua adequação à realidade nacional, são alguns dos objetivos da Fenalac.

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A Fenalac – Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite defende que a reprogramação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) deve atingir seis objetivos, no que refere à produção de leite.

Recorde-se que a reprogramação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) está inscrita no programa do atual Governo e o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, afirmou numa audição na Assembleia da República, a 20 de junho, que o objetivo é aumentar o rendimento do setor agrícola.

A Fenalac pede uma melhoria do rendimento dos produtores de leite, já que, afirma, a proposta que prevê o reforço da ajuda ao rendimento base “não favorece particularmente os produtores de leite e a pequena propriedade”. “Defendemos em compensação o reforço da ajuda ligada à vaca leiteira. Trata-se de um medida de equidade estrutural”, destaca. Mais transparência nas medidas é outro dos objetivos da federação para o setor leiteiro já que, alerta, “é comum os produtores candidataram-se a medidas sem o conhecimento claro das metas a atingir, assim como, no caso dos pagamentos, não há informação exata acerca do cumprimento/incumprimentos dos critérios estabelecidos, situação que permitira a adequação da gestão da exploração”.

Maior rapidez nas ajudas

A simplificação dos ecorregimes com particular adesão dos produtores de leite é outro objetivo da Fenalac. “A experiencia de 2023 demonstrou ser decisivo reduzir a carga administrativa e eliminar as múltiplas exigências impostas por diversos organismos do Estado”, as quais resultam “apenas de conveniências da administração e em nada contribuem para os objetivos das ajudas”, afirma a organização.

O aumento da ajuda ao milho silagem, com a fixação do valor, no mínimo, ao nível da ajuda estabelecida para o milho grão (200 €/ hectare/ ano) e a adequação das exigências das medidas de apoio à realidade nacional, são outra alterações defendidas. No caso desta última, a Fenalac afirma que a flexibilidade de fixação de regras pelo Estado-Membro tem resultado, em Portugal, “no estabelecimento de regras mais exigentes do que o quadro regulamentar europeu”.

Por fim, a organização pede mais rapidez nas ajudas ao investimento, defendendo que o sector “precisa urgentemente” de um pacote robusto de apoio à restruturação das explorações leiteiras, permitindo a modernização de equipamentos, o ajustamento às alterações climáticas e a redução de custos operacionais.

“A implementação destas medidas é fundamental para o desenvolvimento sustentável da produção de leite, garantindo a sua competitividade, sendo de sublinhar que PEPAC precisa de reforçar a atividade económica agrícola em detrimento da simples remuneração da propriedade, afirma Fernando Cardoso, secretário-geral da Fenalac.

A versão integral da reprogramação 2024 do PECAP pode ser consultada no site do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral do Ministério da Agricultura e Pescas.

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Edenred planta mais de 1500 árvores com ação no Rock in Rio Lisboa

A Edenred Portugal acaba de plantar mais de 1500 árvores na sequência da sua participação no Rock in Rio Lisboa. Na primeira vez que se associou ao festival, permitindo que […]

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A Edenred Portugal acaba de plantar mais de 1500 árvores na sequência da sua participação no Rock in Rio Lisboa. Na primeira vez que se associou ao festival, permitindo que os seus utilizadores a possibilidade de utilizar o cartão Edenred Refeição em despesas de alimentação no interior do recinto.

Assumindo uma vez mais o seu empenho com a sustentabilidade, a empresa comprometeu-se a plantar uma árvore por cada 40 euros gastos com o Edenred Refeição no evento, com cartão físico ou através do MB WAY. As árvores foram plantadas em diferentes localizações dos Eden Reforestation Projects, através plataforma Tree-Nation.

“A parceria com o Rock in Rio Lisboa surgiu com o objetivo de celebrar a música e a cultura, mas também de reforçar a missão da Edenred de ser a companheira diária dos seus utilizadores e de criar valor com responsabilidade”, sublinha Filipa Martins, CEO da Edenred Portugal.

A Edenred refere em comunicado que aproveitou ainda o festival para iniciar as comemorações dos seus 40 anos em Portugal, proporcionando a todos os seus colaboradores um dia diferente no Rock in Rio Lisboa.

“A história da Edenred foi escrita pela mão dos seus colaboradores, que diariamente se empenham para tornar o mundo do trabalho um lugar melhor. Por isso, fazia sentido que o primeiro momento de comemoração dos nossos 40 anos fosse precisamente uma celebração das suas pessoas”, revela Filipa Martins.

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Activia lança novo Kefir de sabor a Manga

A Activia acaba de lançar também uma novidade: o Kefir de sabor a Manga.

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Uma novidade já está disponível nos pontos de venda habituais e que vem juntar-se aos sabores Natural e Mirtilo.

E com o verão, a marca da Danone lança uma nova campanha com foco na leveza e bem-estar, reforçando a comunicação da gama triplo zero – 0% açúcares adicionados*, 0% lactose e 0% matéria gorda.

Com esta nova campanha, que traz de volta a embaixadora da marca, Cláudia Viera, regressa também uma das fórmulas mais completas da marca – triplo zero – com o propósito de dar as boas-vindas aos dias longos e quentes típicos da estação, assim como o de relembrar que a saúde digestiva desempenha um papel fundamental no nosso bem-estar, influenciado muito diretamente pelas escolhas alimentares que fazemos diariamente.

 

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