Consumidor “afogado” obrigado a comprar marcas mais baratas
Estes consumidores procuram poupanças em todos os produtos e serviços e comparam os preços para optarem pelo produto mais barato. Mais de metade revela ter-se tornado mais austero com a crise económica
![Rita Gonçalves](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Rita Gonçalves
Reserva Vinhas Velhas da Casa das Gaeiras premiado no Concurso Vinhos de Lisboa
AICEP lança manuais de e-commerce para apoiar empresas
Sonasol renova parceria com a Associação Just a Change
Go Chill lança novo sabor de bebida
Carlsberg com nova campanha
Vinho da Póvoa de Lanhoso premiado em concursos internacionais
Brother Iberia atinge recorde histórico com 87,5 milhões de euros de volume de negócios
Fenalac defende simplificação e mais transparência nas medidas do PEPAC
Edenred planta mais de 1500 árvores com ação no Rock in Rio Lisboa
Activia lança novo Kefir de sabor a Manga
Um novo tipo de consumidor nasceu com a crise económica que assolou o mundo – o shopper “afogado” – que se vê obrigado a comprar marcas mais baratas para fazer face às dificuldades financeiras.
Segundo o estudo Mikroscopia 2016, estes consumidores representam hoje 34% dos compradores de marcas mais baratas. A pesquisa, baseada em 8.500 entrevistas online, cujas principais conclusões são citadas na InfoRetail, sublinha que 68% destes compradores caiu na classe social na qual estava integrado antes da recessão.
Estes consumidores procuram poupanças em todos os produtos e serviços e comparam os preços para optarem pelo produto mais barato. Mais de metade revela ter-se tornado mais austero com a crise. Mais uma característica de estes compradores serem mais exigentes com as empresas. A grande maioria dos consumidores “afogados” exige às empresas informação clara sobre os produtos e serviços e também a maioria considera que parte dos lucros devem ser investidos em projetos de responsabilidade social.
A sociedade pós-crise é dual, revela a mesma fonte. Uma parte está acomodada, otimista e confiante, mas outra está esgotada, desgastada emocionalmente e desconfiada.